Previsão de vendas de vinhos no grande consumo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/11432 |
Resumo: | A crescente importância da rentabilidade, aliada à retração económica do país e consequente falta de receitas, obriga as empresas a seguir um caminho de diminuição de despesas, otimizando os recursos disponíveis. No sector do comércio, especialmente o mercado dos bens de consumo não foge à regra, sendo que os gestores das grandes empresas se preocupam cada vez mais com a rentabilidade a curto prazo. O mercado vinícola em Portugal, fruto das excelentes condições propícias à produção desta bebida, é vasto no número de empresas que o compõem. A procura incessante de consumidores e de quota de mercado, força as empresas a apresentarem as melhores alternativas aos consumidores, pois caso contrário, são eliminadas pela concorrência. Sendo a empresa presente no estudo, Primedrinks, a maior distribuidora de vinhos e bebidas espirituosas no nosso país, é importante a construção de ferramentas e gestão que auxiliam o apoio dos gestores da empresa nas suas decisões. O presente estudo visa responder, com inovação e detalhe ao problema da incerteza do futuro, elaborando uma ferramenta de previsão de vendas apoiado em métodos econométricos, ajudando assim a perceber quais os eventos promocionais mais adequados a cada produto. Com esta ferramenta será possível conhecer quais as variáveis que mais influenciam as vendas dos produtos analisados e que decerto será uma mais-valia no dia-a-dia da empresa. |
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Previsão de vendas de vinhos no grande consumoPrevisãoVendasGrande consumoVinhosForecastSalesOff - TradeWineA crescente importância da rentabilidade, aliada à retração económica do país e consequente falta de receitas, obriga as empresas a seguir um caminho de diminuição de despesas, otimizando os recursos disponíveis. No sector do comércio, especialmente o mercado dos bens de consumo não foge à regra, sendo que os gestores das grandes empresas se preocupam cada vez mais com a rentabilidade a curto prazo. O mercado vinícola em Portugal, fruto das excelentes condições propícias à produção desta bebida, é vasto no número de empresas que o compõem. A procura incessante de consumidores e de quota de mercado, força as empresas a apresentarem as melhores alternativas aos consumidores, pois caso contrário, são eliminadas pela concorrência. Sendo a empresa presente no estudo, Primedrinks, a maior distribuidora de vinhos e bebidas espirituosas no nosso país, é importante a construção de ferramentas e gestão que auxiliam o apoio dos gestores da empresa nas suas decisões. O presente estudo visa responder, com inovação e detalhe ao problema da incerteza do futuro, elaborando uma ferramenta de previsão de vendas apoiado em métodos econométricos, ajudando assim a perceber quais os eventos promocionais mais adequados a cada produto. Com esta ferramenta será possível conhecer quais as variáveis que mais influenciam as vendas dos produtos analisados e que decerto será uma mais-valia no dia-a-dia da empresa.The growing importance of profitability, allied to the country economic downturn and subsequent lack of revenue, forces the companies to follow a reducing costs path, optimizing all the available resources. The trade sector, specially the fast moving consumer goods market, does not escape to this trend and the big companies’ managers care more about the short term profitability. The wine market in Portugal, due to the excellent conditions for the production of these drinks, is vast in number of companies. The incessant demand of consumers and market share forces the companies to present the best alternatives to the consumers, otherwise they are eliminated by the competition. Being the company in study, Primedrinks, the biggest wine and spirit drinks distributer in our country, it’s very important to create management tools to help to support the managers in their decisions. The present study aims to answer with innovation and detail to the problem of the uncertainty about the future, by developing a forecasting sales tool supported by econometric methods which will help to understand which promotional events are more appropriate to each product. With this tool will be possible to understand which variables most influence the sales of the products that are being analyzed and it will certainly add value to the company day-to-day operations. Key words: .2016-06-07T18:14:04Z2019-06-07T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11432TID:201200449porMagalhães, João António dos Santos Tomé Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:51.821007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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