Aplicação do modelo de previsão Grey GM (1,1) para previsão de vendas no segmento de automóveis sedans pequenos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Vitor Gomes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3632
Resumo: A partir dos dados históricos das vendas de determinados modelos de veículos pertencentes ao segmento de veículos sedans pequenos, comercializados nos anos de 2008, 2009 e 2010, realizou-se uma pesquisa aplicada, que consistiu na realização de previsões de vendas de curto prazo utilizando o modelo de predição grey GM( 1,1); o objetivo deste estudo foi avaliar a aplicação de tal método para prever as vendas de cada veículo pertencente ao segmento de sedans pequenos, ou seja, se a utilização do modelo GM( 1,1) possibilitou uma previsão próxima do volume real de vendas no ano de 2010, com erros considerados aceitáveis. E importante ter uma confiável previsão de vendas, pois ela gera dados a serem interpretados por vários setores de uma empresa na definição de estratégias e metas, e, grandes erros nas previsões podem resultar em prejuízos. Foram realizadas previsões mensais, trimestrais e semestrais, sendo que as previsões semestrais se adequaram mais as características do modelo de predição grey. Por fim, foi verificado que, a utilização do modelo de predição grey GM( I, I) não foi suficientemente eficaz para prever as vendas do segmento automotivo, por se tratar de um modelo essencialmente quantitativo, aplicado a um cenário em que houveram grandes variações nas vendas
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