Identificação de perfis de consumo de bens alimentares em lares portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33937 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018 |
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Identificação de perfis de consumo de bens alimentares em lares portuguesesClustersConsumoSegmentaçãoMarketingTrabalhos de projecto de mestrado - 2018Departamento de Estatística e Investigação OperacionalTrabalho de projecto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2018Se antes as empresas recorriam a estratégias de marketing e vendas de massas, nas quais todos os consumidores eram tratados de igual forma, hoje mostram-se dispostas a investir muito do seu capital em estudos relacionados com o consumidor. A segmentação de mercado é uma das técnicas mais utilizadas atualmente para esse efeito. Cada vez mais, as empresas optam por esta filosofia, que divide os clientes em pequenos grupos homogéneos, clusters, com o objetivo de obterem vantagem relativamente à concorrência. Pela sua popularidade, acabou por torna-se na técnica standard, utilizada por quase todas as empresas, no mercado português de bens de grande consumo. O estudo apresentado, neste trabalho de projeto, visa debruçar-se sobre as características sociodemográficas das famílias portuguesas e do seu cabaz de compras, por presença de produto e quantidade comprada, e analisar se estas são suficientes para segmentar e identificar perfis de consumo, no mercado de bens alimentares, através da criação de grupos de famílias, com comportamentos distintos e, consequentemente, diferentes hábitos de consumo. Por outro lado, pretende analisar, também, associações de compra de produtos, através do estudo aos cabazes de compras de 447 famílias. Este procedimento opera numa eficaz estratégia de marketing: cross-selling. Esta técnica, permite encontrar padrões que ajudem à obtenção de diferentes perfis de consumo e tem como objetivo aumentar as vendas da empresa. Para isso, utiliza os resultados obtidos da análise das regras de associação, indicando os produtos comprados de forma simultânea ou produtos alternativos, quando o produto procurado não está disponível. Os dados, para a realização desta análise, efetuada com recurso ao software estatístico Rstudio, foram fornecidos pela empresa líder de estudos de mercado, em Portugal, The Nielsen Company, através de uma amostra de um dos seus estudos: Painel de Lares – CPS - Consumer Panel Services.If before companies used marketing strategies and mass sales, in which all consumers were treated equally, today they are willing to invest much of their capital in consumer-related studies. Market segmentation is one of the most commonly used techniques for this purpose. Increasingly, companies opt for this philosophy, which divides customers into small homogeneous groups, clusters, in order to gain an advantage over competitors. Due to its popularity, it has become the standard technique, used by almost all companies, in the Portuguese market for consumer goods. The study presented, in this project work, aims to examine the sociodemographic characteristics of Portuguese households and their shopping basket, due to the presence of product and quantity purchased, and to analyze if these are sufficient to segment and identify consumer profiles, in the food market, through the creation of groups of families, with different behaviors and, consequently, different consumption habits. On the other hand, it also intends to analyze associations of purchase of products, through the Market Basket Analysis of 447 families. This procedure operates in an effective marketing strategy: cross-selling. This technique, widely used by manufacturers, allows to find patterns that help to obtain different consumption profiles and aims to increase sales of the company. To do this, it uses the results obtained from the analysis of association rules, indicating the products bought simultaneously or alternative products, when the product sought is not available. The data, for this analysis, using the statistical software Rstudio, were provided by the leading market research company in Portugal, The Nielsen Company, through a sample of one of its studies: CPS - Consumer Panel Services.Antunes, Marília Cristina de Sousa, 1969-Repositório da Universidade de LisboaAlves, Débora Joana Soares2021-01-23T01:30:16Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33937TID:201923181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:45.874162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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