Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III Alto Trás-os-Montes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/290 |
Resumo: | O planeamento de equipamentos colectivos, é na sociedade contemporânea uma área de actuação complexa e de evolução constante, assim ditam as alterações frequentes do quotidiano das populações. Nesta dissertação vai analisar-se a rede educativa do 1º ciclo do Ensino Básico da região com a nomenclatura NUT III Alto Trás-os-Montes. A dinâmica da sociedade acarretou graves problemas para as redes educativas que a serviam, as escolas predominantemente rurais perderam alunos, muitos alunos, em alguns casos o encerramento foi inevitável. Isso e as novas políticas educativas determinaram a vontade, por parte das entidades competentes, da reestruturação da rede educativa. Nesse âmbito surgiram uma série de decretos e diplomas que regulamentam essa reestruturação, deste modo surgiram as Cartas Educativas, que não são mais que instrumentos de planeamento de equipamentos de ensino não superior. Estas cartas são elaboradas individualmente pelos municípios. Depois da elaboração destas obtêm-se uma rede com a localização dos equipamentos e a população servida pelos mesmos. No âmbito deste trabalho pretende-se desenvolver um Sistema de Informação Geográfica (SIG), aplicado a rede educativa do EB1 da região. Através do SIG, procurou-se determinar as alocações mais eficientes em termos de distância, ou seja, a melhor acessibilidade entre os locais de procura e oferta de ensino, mas a um nível intermunicipal, deste modo permite-se que a população escolar se possa deslocar para escolas que se encontram em freguesias de outro município, isto avaliado para dois cenários, primeiro para uma rede com os mesmos equipamentos integrantes das cartas educativas e um outro para uma rede apenas com escolas com quatro ou mais salas. Assim, pode efectuar-se uma comparação entre as diferentes redes e observar as vantagens que oferece a rede sem considerar os limites administrativos dos concelhos. A rede relativa às Cartas Educativas encontra-se grande parte, em pleno funcionamento, assim avaliou-se ainda em termos de capacidade de equipamentos a facilidade de implementar a rede gerada através do SIG. |
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Avaliação da Acessibilidade no Reordenamento da Rede do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Caso da NUT III Alto Trás-os-MontesPlaneamento de equipamentos colectivosCartas EducativasSistemas de Informação Geográfica (SIG)Alto Trás-os-MontesO planeamento de equipamentos colectivos, é na sociedade contemporânea uma área de actuação complexa e de evolução constante, assim ditam as alterações frequentes do quotidiano das populações. Nesta dissertação vai analisar-se a rede educativa do 1º ciclo do Ensino Básico da região com a nomenclatura NUT III Alto Trás-os-Montes. A dinâmica da sociedade acarretou graves problemas para as redes educativas que a serviam, as escolas predominantemente rurais perderam alunos, muitos alunos, em alguns casos o encerramento foi inevitável. Isso e as novas políticas educativas determinaram a vontade, por parte das entidades competentes, da reestruturação da rede educativa. Nesse âmbito surgiram uma série de decretos e diplomas que regulamentam essa reestruturação, deste modo surgiram as Cartas Educativas, que não são mais que instrumentos de planeamento de equipamentos de ensino não superior. Estas cartas são elaboradas individualmente pelos municípios. Depois da elaboração destas obtêm-se uma rede com a localização dos equipamentos e a população servida pelos mesmos. No âmbito deste trabalho pretende-se desenvolver um Sistema de Informação Geográfica (SIG), aplicado a rede educativa do EB1 da região. Através do SIG, procurou-se determinar as alocações mais eficientes em termos de distância, ou seja, a melhor acessibilidade entre os locais de procura e oferta de ensino, mas a um nível intermunicipal, deste modo permite-se que a população escolar se possa deslocar para escolas que se encontram em freguesias de outro município, isto avaliado para dois cenários, primeiro para uma rede com os mesmos equipamentos integrantes das cartas educativas e um outro para uma rede apenas com escolas com quatro ou mais salas. Assim, pode efectuar-se uma comparação entre as diferentes redes e observar as vantagens que oferece a rede sem considerar os limites administrativos dos concelhos. A rede relativa às Cartas Educativas encontra-se grande parte, em pleno funcionamento, assim avaliou-se ainda em termos de capacidade de equipamentos a facilidade de implementar a rede gerada através do SIG.The planning of community facilities, in contemporary society is a complex area of action and constantly changing, so dictate frequent changes in daily life of people. This dissertation will examine the educational network of the 1st cycle of basic education in the region with the nomenclature NUT III Alto Trás-os-Montes, Portugal. The dynamics of society caused serious problems for the educational networks that served the predominantly rural schools have lost students, many students; in some cases the closure was inevitable. That and the new education policy led to the will of the authorities, the restructuring of the education network. In this context emerged a series of decrees, which regulate this restructuring, thus came the Education Letters, which are nothing more than tools for planning of education facilities. These cards are prepared by individual municipalities. After the preparation of obtaining a network with the location of equipment and the population served by them. Part of this work is to develop a Geographic Information System (GIS), applied to the education network of EB1 in the region. Through GIS, we sought to determine the allocations more efficient in terms of distance, that is, the better accessibility between local supply and demand of education, but at a intermunicipal level, this mode allows that the school population can be go to schools which are towns in other districts, it evaluated for two scenarios, first for a network with the same equipment members of educational cards and another for a network with only schools with four or more rooms. So you can make a comparison between the different networks and observe the advantages which provide the network without considering the administrative boundaries of municipalities. The network cards on Education is largely up and running, and also evaluated in terms of capacity of equipment to easily implement the network generated by the GIS.2010-09-15T12:57:48Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/290pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Pedro Borgesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:45:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:45:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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