FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM SE APRENDE! A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DE ESTUDO NO ENSINO DA HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Rodrigo André Vitorino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104073
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_5929aa19d3e1248be7dac7f9e1631333
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM SE APRENDE! A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DE ESTUDO NO ENSINO DA HISTÓRIAOUTSIDE THE CLASSROOM YOU CAN LEARN TOO! THE IMPORTANCE OF STUDY VISITS IN HISTORY TEACHINGProcesso de Ensino e AprendizagemVisitas de EstudoHistória LocalPatrimónioFontesTeaching and Learning ProcessStudy VisitsLocal HistoryHeritageSourcesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasEste estudo tem por primordial objetivo de dar resposta à questão de investigação, “Que importância assumem as visitas de estudo no processo de ensino e aprendizagem em História?” Iremos também procurar dar resposta aos objetivos que nos propusemos a atingir, ou seja, “Verificar se as visitas de estudo contribuem para o desenvolvimento do conhecimento histórico e do património local” e “Analisar o contributo das visitas de estudo na melhoria das aprendizagens em História bem como para o aumento dos conhecimentos na disciplina.”Para isso, pretendemos, ao longo deste trabalho, analisar de que forma é que as visitas de estudo in loco e do estudo do Património e da História Local são geradoras de conhecimento na disciplina de História, bem como compreender se o estudo sobre património histórico estimula a motivação dos alunos aquando da confrontação com as fontes patrimoniais. Pretendemos também verificar se os alunos, quando realizam tarefas, são capazes de mobilizar conhecimentos adquiridos no momento da visita de estudo. Este relatório espelha o trabalho desenvolvido com as turmas de 7º ano de escolaridade da Escola EB 2,3 Inês de Castro, em Coimbra.Para isso, realizou-se uma visita de estudo in loco, à cidade de Coimbra, mais concretamente à zona da alta desta cidade, visitando o Museu Nacional Machado de Castro, o Museu da Ciência e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, percorrendo-se, depois, o espaço respeitante ao núcleo amuralhado da cidade, iniciando-se no sítio onde outrora existiu o castelo da cidade e terminando no Arco de Almedina.Antes da realização da visita de estudo foi aplicada uma ficha de diagnóstico e após a realização da mesma foi entregue um inquérito para verificar se a visita de estudo in loco foi contribuidora de conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de História. Os alunos realizaram, ainda na Escola, uma exposição sobre a visita de estudo, a partir de fotografias que os mesmos captaram no dia 17 de março de 2022. Acompanhando essas imagens estavam textos selecionados a partir dos seus apontamentos.Analisando as respostas, verificou-se que os alunos foram capazes de mobilizar os conhecimentos que adquiriram na visita de estudo e que este recurso foi muito vantajoso no seu processo de ensino e aprendizagem.The main aim of this study is to answer the research question: "What is the importance of study visits in the teaching and learning process of History? We will also seek to answer the objectives we have chosen to explain, that is, "To verify whether study visits contribute to the development of historical knowledge and local heritage" and "To analyse the contribution of study visits to improving learning in history, as well as increasing knowledge in the subject".For that, we intend, throughout this work, to analyse how the study visits in loco and the study of Heritage and Local History are generators of knowledge in the History discipline, as well as to understand if the study of these sites stimulate the motivation of the students when confronted with heritage sources. We also intend to verify if the students, when executing tasks, are able to mobilize the knowledge acquired in the study visits. This study was developed with 7th grade classes from Escola EB 2,3 Inês de Castro, in Coimbra.They visited the Machado de Castro National Museum, the Science Museum and the Botanical Garden of the University of Coimbra and toured the old walled city centre, starting the visit where the city's castle once stood and ending this journey at the Almedina Arch.Two questionnaires were administered. One before and one after the study visit, to check whether it had contributed to the learning and teaching process in the history subject. The students also held an exhibition in school about the study visit, based on photographs they had taken on 17 March, and the accompanying texts were based on their notes. After analysing the answers, it was found that the students were able to mobilise the knowledge acquired from the study visit and that this resource was very beneficial in their teaching and learning process.2022-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104073http://hdl.handle.net/10316/104073TID:203125673porVaz, Rodrigo André Vitorinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:38:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:47.554690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM SE APRENDE! A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DE ESTUDO NO ENSINO DA HISTÓRIA
OUTSIDE THE CLASSROOM YOU CAN LEARN TOO! THE IMPORTANCE OF STUDY VISITS IN HISTORY TEACHING
title FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM SE APRENDE! A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DE ESTUDO NO ENSINO DA HISTÓRIA
spellingShingle FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM SE APRENDE! A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DE ESTUDO NO ENSINO DA HISTÓRIA
Vaz, Rodrigo André Vitorino
Processo de Ensino e Aprendizagem
Visitas de Estudo
História Local
Património
Fontes
Teaching and Learning Process
Study Visits
Local History
Heritage
Sources
title_short FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM SE APRENDE! A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DE ESTUDO NO ENSINO DA HISTÓRIA
title_full FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM SE APRENDE! A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DE ESTUDO NO ENSINO DA HISTÓRIA
title_fullStr FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM SE APRENDE! A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DE ESTUDO NO ENSINO DA HISTÓRIA
title_full_unstemmed FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM SE APRENDE! A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DE ESTUDO NO ENSINO DA HISTÓRIA
title_sort FORA DA SALA DE AULA TAMBÉM SE APRENDE! A IMPORTÂNCIA DAS VISITAS DE ESTUDO NO ENSINO DA HISTÓRIA
author Vaz, Rodrigo André Vitorino
author_facet Vaz, Rodrigo André Vitorino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Rodrigo André Vitorino
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de Ensino e Aprendizagem
Visitas de Estudo
História Local
Património
Fontes
Teaching and Learning Process
Study Visits
Local History
Heritage
Sources
topic Processo de Ensino e Aprendizagem
Visitas de Estudo
História Local
Património
Fontes
Teaching and Learning Process
Study Visits
Local History
Heritage
Sources
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104073
http://hdl.handle.net/10316/104073
TID:203125673
url http://hdl.handle.net/10316/104073
identifier_str_mv TID:203125673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134099821035520