A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Sérgio Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93713
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_2258a0f4b464dc70ac317622f9e3a39d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da HistóriaLocal History and Historical-Cultural Heritage in The Teaching of HistoryHistória LocalPatrimónio Histórico-CulturalVisitas de estudo in locoVisitas de estudo virtuaisLocal HistoryHistorical and Cultural HeritageOn-site study visitsVirtual visitsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThe introduction of the study of Local History and Historical-Cultural Heritage in the school context is quite relevant, demonstrating great potential in the development of historical understanding. Helping students better understand the space in which they are inserted, Heritage and Local History can and should unite contributions. The study presented was conducted with a class of the 7th grade of the College Bissaya Barreto, in Coimbra. It follows a qualitative line (Design Based Research (DBR) method, using an instrument for qualitative assessment of students perception of self-learning skills) and intends to understand "Can Local History and Historical-Cultural Heritage contribute to the motivation of students?" and "Will students be able to relate knowledge acquired in classes with the History and Historical-Cultural Heritage of their locality?". These are the research questions that guided the present work, in an attempt to understand whether the study of Local History and Historical-Cultural Heritage stimulates the motivation of students and whether they, when analyzing the Heritage sources and Local History, mobilize knowledge once acquired. Allied to these issues, objectives related to the application of the theme in the school context also arise. The didactic applications used in the context of bringing students closer to the Heritage and History of their city were: an on-site study visit to the Roman Cryptoporticus of the Machado de Castro National Museum and a virtual study visit to the ruins of the Roman city of Conímbriga, creating a flexible model that can be used in other school contexts. In both pedagogical and educational experiences most students indicated that they were motivating and contributed to their learning, helping them to better understand the themes addressed in class and to better know the environment in which they are inserted. The students demonstrated clear capacity to mobilize their knowledge and were aware of the responsibility for active learning they had during the activities, showing preference for on-site study visits, due to the possibility of being able to contact and interact with the site, to have a clearer notion of the size of the space and due to the conviviality among the whole class.A introdução do estudo da História Local e do Património Histórico-Cultural em contexto escolar revela-se bastante pertinente, demonstrando grandes potencialidades no âmbito do desenvolvimento da compreensão histórica. Auxiliando os alunos a compreender melhor o espaço no qual estão inseridos, o Património e a História Local podem e devem unir contributos. O estudo apresentado foi realizado com uma turma do 7º ano de escolaridade do Colégio Bissaya Barreto, em Coimbra. O mesmo, segue uma linha qualitativa (método Design Based Research (DBR), com recurso a um instrumento de avaliação qualitativa da perceção dos alunos acerca das competências de autoaprendizagem) e pretende compreender se “Podem a História Local e o Património Histórico-Cultural contribuir para a motivação dos alunos?” e “Conseguirão os alunos relacionar conhecimentos adquiridos nas aulas com a História e o Património Histórico-Cultural da sua localidade?” Estas são as questões de investigação que orientaram o presente trabalho, na tentativa de compreender se o estudo da História Local e do Património Histórico-Cultural estimula a motivação dos alunos e se os mesmos, ao analisarem as fontes Patrimoniais e a História Local, mobilizam conhecimentos outrora adquiridos. Aliados a estas questões surgem igualmente objetivos relacionados com a aplicação da temática em contexto escolar. As aplicações didáticas realizadas utilizadas no âmbito de aproximar os alunos do Património Histórico-Cultural e da História da sua cidade foram: uma visita de estudo in loco ao Criptopórtico Romano do Museu Nacional Machado de Castro e uma visitas de estudo virtual às ruínas da cidade romana de Conímbriga, criando um modelo flexível que pode ser utilizado em outros contextos escolares. Em ambas as experiências pedagógico-didáticas a maioria dos alunos indicou que foram motivadoras e que contribuíram para a sua aprendizagem, auxiliando-os a compreender melhor as temáticas abordadas nas aulas e a conhecer melhor o meio no qual estão inseridos. Os alunos demonstraram claras capacidades de mobilizar os seus conhecimentos e revelaram-se conscientes da responsabilidade pela aprendizagem ativa que tiveram durante as atividades, mostrando preferência pelas visitas de estudo in loco, devido à possibilidade de poderem contactar e interagir com o local, ter uma noção mais clara da dimensão do espaço e devido ao convívio entre toda a turma.2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93713http://hdl.handle.net/10316/93713TID:202675297porCouto, Sérgio Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:08:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:37.466926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
Local History and Historical-Cultural Heritage in The Teaching of History
title A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
spellingShingle A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
Couto, Sérgio Costa
História Local
Património Histórico-Cultural
Visitas de estudo in loco
Visitas de estudo virtuais
Local History
Historical and Cultural Heritage
On-site study visits
Virtual visits
title_short A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
title_full A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
title_fullStr A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
title_full_unstemmed A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
title_sort A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
author Couto, Sérgio Costa
author_facet Couto, Sérgio Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Sérgio Costa
dc.subject.por.fl_str_mv História Local
Património Histórico-Cultural
Visitas de estudo in loco
Visitas de estudo virtuais
Local History
Historical and Cultural Heritage
On-site study visits
Virtual visits
topic História Local
Património Histórico-Cultural
Visitas de estudo in loco
Visitas de estudo virtuais
Local History
Historical and Cultural Heritage
On-site study visits
Virtual visits
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93713
http://hdl.handle.net/10316/93713
TID:202675297
url http://hdl.handle.net/10316/93713
identifier_str_mv TID:202675297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134021445222400