A emergência da escrita na educação pré-escolar - As conceções das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrela, Alexandra Sofia Venera
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9458
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_5935ea93259f6734c7ea779f4aa94dff
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A emergência da escrita na educação pré-escolar - As conceções das criançasPrática profissional supervisionadaConceptualizações da linguagem escritaEmergência da escritaFuncionalidade da linguagem escritaSupervised professional practiceConceptualizations of written languageWriting emergencyFunctionality of written languageRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarDurante 15 semanas assumi a posição de estagiária numa sala com vinte e três crianças, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, uma educadora de infância e uma ajudante de ação educativa, num jardim-de-infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, na cidade de Lisboa. O presente relatório pretende dar a conhecer ao leitor as ideias, as motivações, as intenções pedagógicas e os processos vividos durante a intervenção na prática profissional supervisionada, bem como todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem que contribuíram para a construção de um modelo pessoal de intervenção educativa refletido e fundamentado. Apresenta-se também neste relatório uma investigação que emergiu no decorrer do estágio e que tem o seguinte título: “A emergência da escrita na Educação Pré-Escolar: As conceções das crianças”. Nesse sentido, pretendeu-se de uma forma reflexiva e fundamentada, identificar e caracterizar os conhecimentos emergentes num grupo de crianças entre os 4 e 5 anos relativos à linguagem escrita, ao nível da funcionalidade e das conceptualizações. Para investigar o tema proposto, realizou-se um estudo de caso com uma metodologia qualitativa, recorrendo a diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados. Posteriormente à recolha dos dados, estes foram analisados e comparados.ABSTRACT For 15 weeks I assumed a position as an intern at a kindergarten from a Private Solidarity Institution, localized in Lisbon, with a group of twenty three children between three and five years olds, a kindergarten teacher and an educational assistant. The purpose of this report is to inform the reader of the ideas, motivations, pedagogical intentions and processes experienced during the intervention in supervised professional practice, as well as the entire development and learning process that contributed to the construction of a reflected and personal intervention model. This report also presents an investigation that emerged during the internship and which has the following title: "The emergence of writing in pre-school education: The conceptions of children". Therefore, it was intended in a reflexive and well-founded way, to identify and characterize the emerging knowledge of a group of 15 children between 4 and 5 years old when it comes to the conceptualizations of written language and its functionality. To investigate the proposed theme, a case study was carried out using a qualitative methodology, using different techniques and data collection instruments. After data collection, the data were analyzed and compared.Rosa, ManuelaRCIPLBarrela, Alexandra Sofia Venera2019-02-07T10:35:46Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9458TID:202026922porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:09Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:01.739148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A emergência da escrita na educação pré-escolar - As conceções das crianças
title A emergência da escrita na educação pré-escolar - As conceções das crianças
spellingShingle A emergência da escrita na educação pré-escolar - As conceções das crianças
Barrela, Alexandra Sofia Venera
Prática profissional supervisionada
Conceptualizações da linguagem escrita
Emergência da escrita
Funcionalidade da linguagem escrita
Supervised professional practice
Conceptualizations of written language
Writing emergency
Functionality of written language
title_short A emergência da escrita na educação pré-escolar - As conceções das crianças
title_full A emergência da escrita na educação pré-escolar - As conceções das crianças
title_fullStr A emergência da escrita na educação pré-escolar - As conceções das crianças
title_full_unstemmed A emergência da escrita na educação pré-escolar - As conceções das crianças
title_sort A emergência da escrita na educação pré-escolar - As conceções das crianças
author Barrela, Alexandra Sofia Venera
author_facet Barrela, Alexandra Sofia Venera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrela, Alexandra Sofia Venera
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Conceptualizações da linguagem escrita
Emergência da escrita
Funcionalidade da linguagem escrita
Supervised professional practice
Conceptualizations of written language
Writing emergency
Functionality of written language
topic Prática profissional supervisionada
Conceptualizações da linguagem escrita
Emergência da escrita
Funcionalidade da linguagem escrita
Supervised professional practice
Conceptualizations of written language
Writing emergency
Functionality of written language
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
2018-07-19T00:00:00Z
2019-02-07T10:35:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9458
TID:202026922
url http://hdl.handle.net/10400.21/9458
identifier_str_mv TID:202026922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443860201472