Roupas e coisas : trajetos emocionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28667 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Comunicação de Moda |
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Roupas e coisas : trajetos emocionaisRoupaMemóriaComportamentoDesign emocionalClothesMemoriesBehaviourEmotional design687Dissertação de mestrado em Comunicação de ModaO presente trabalho, centra-se na interação dos seres humanos com os diversos objetos que nos cercam, e como o nosso apreço por eles ganham vida. De modo a alicerçar a parte empírica, os conceitos do design emocional e da ciência cognitiva foram abordados com objetivos de obter uma visão mais mensurável sobre as características tangíveis dos objetos. Os objetos estão em todo lugar, é impensável a sobrevivência sem estes, sendo este relacionamento diário fundamental. Neste contexto existem muitos fatores possíveis e pessoais de como se daria o processo de transformação dos objetos em memória. Neste aspeto o principal objetivo deste trabalho é tentar perceber a atuação da marca e do design neste processo, consecutivamente perceber quais são os objetos mais suscetíveis de cargas emocionais, como os aspetos físicos deste objetos podem influenciar o seu período de uso e principalmente como se desenha o apego pelos objetos na atualidade. Recolhidos os dados, concluiu-se que as pessoas reconhecem que possuem um sentimento especial por coisas que marcam momentos especiais, principalmente se forem usadas em momentos incomuns. Esse sentimento surge também por estes se ligarem a coisas de que gostam, creem também que os objetos são importantes para refletir personalidades e podem se transformar em memórias principalmente por estarem associados a pessoas “queridas”, neste aspeto o sexo não apresentou grande influência. O fator sexo influencia principalmente no que diz respeito a recordações de objetos de infância, e que apesar desta facilidade e proximidade não têm hábito de falarem com seus objetos. Por fim os aspetos funcionais de um produto são muito considerados, pode-se destacar ainda, que o grau de escolaridade e o meio no qual estão inseridos, influenciam o comportamento sobre os objetos.This work focuses on the interaction of human beings with the various objects that surround us and how with our appreciation for them, they come to life. So to reinforce the empirical part, concepts of emotional design and cognitive science were approached with the goal to obtain a more measurable vision about the objects tangible characteristics. Objects are everywhere and it is unthinkable to survive without them. This daily rapport is fundamental. In this context there are many possible and personal factors of how the transformation process from objects to memoirs takes place. The main goal of this paper is to try to understand the role of the brand and of the design in this process, then to realize which objects are more susceptible of emotional charges and how the physical aspects of these objects might influence their usage period and mostly how the attachment towards an object develops nowadays. After collecting all the data I came to the conclusion that people recognize that they have a special feeling for things that mark a special moment, more so if they are used in rare occasions. This feeling shows up again because the objects create a link to things we like. People also believe that objects are important to reflect personalities and they can turn into memories mainly for being associated with someone that is dear to us, here gender did not present a big influence. The gender factor is influent. Mainly regarding memories of childhood objects .And despite this proximity people do not have the habit of talking to their objects. Lastly the functional aspect of a product is highly considered .We can also highlight that the educational level and the environment people live in influence the behavior towards an object.Vasconcelos, RosaGama, Maria GabrielaUniversidade do MinhoAraújo, Bárbara Fernandes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28667por201193906info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:45.511466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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