Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, José Augusto Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Madanelo, Inês, Mendes, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6660
Resumo: Este artigo apresenta a tradução para português da Declaração de Deli, efetuada pelos autores, membros portugueses da EURIPA (The European Rural and Isolated Practitioners Association), cujo International Advisory Board (EURIPA-IAB) incentivou os seus membros a traduzirem e publicarem na língua materna a Declaração de Deli. Esta Declaração revisita a Declaração de Alma-Ata de 19782 e apela às Nações Unidas, aos seus comités especializados e aos governos dos diferentes países para que continuem a esforçar-se até alcançar as metas estabelecidas há 40 anos. A Declaração de Alma-Ata definiu a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”. Os profissionais de saúde que atuam em contexto rural procuram basear o seu trabalho nesse princípio e esforçam-se para obter o mais alto nível de saúde possível para as comunidades que servem, permitindo ambicionar o objetivo de uma“saúde para todas as pessoas que vivem no mundo rural”. As estratégias globais sobre recursos humanos para a saúde da Organização Mundial da Saúde reforçam a necessidade de trabalhadores da saúde com responsabilidade social. Neste contexto, as necessidades das pessoas que vivem nas áreas rurais e isoladas do mundo devem merecer que as nações alcancem uma cobertura universal em saúde, “não deixando ninguém para trás”.
id RCAP_593e43a4b4a8b57e12c07d81d51e863a
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Declaração de Deli: Alma-Ata revisitadaTradução portuguesaDeclaração de DeliDeclaração de Alma-AtaEste artigo apresenta a tradução para português da Declaração de Deli, efetuada pelos autores, membros portugueses da EURIPA (The European Rural and Isolated Practitioners Association), cujo International Advisory Board (EURIPA-IAB) incentivou os seus membros a traduzirem e publicarem na língua materna a Declaração de Deli. Esta Declaração revisita a Declaração de Alma-Ata de 19782 e apela às Nações Unidas, aos seus comités especializados e aos governos dos diferentes países para que continuem a esforçar-se até alcançar as metas estabelecidas há 40 anos. A Declaração de Alma-Ata definiu a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”. Os profissionais de saúde que atuam em contexto rural procuram basear o seu trabalho nesse princípio e esforçam-se para obter o mais alto nível de saúde possível para as comunidades que servem, permitindo ambicionar o objetivo de uma“saúde para todas as pessoas que vivem no mundo rural”. As estratégias globais sobre recursos humanos para a saúde da Organização Mundial da Saúde reforçam a necessidade de trabalhadores da saúde com responsabilidade social. Neste contexto, as necessidades das pessoas que vivem nas áreas rurais e isoladas do mundo devem merecer que as nações alcancem uma cobertura universal em saúde, “não deixando ninguém para trás”.uBibliorumSimões, José Augusto RodriguesMadanelo, InêsMendes, Tiago2019-01-03T10:15:44Z2018-10-292018-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6660porSimões JA, Madanelo I, Mendes T. Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada. Tradução portuguesa. Rev Port Med Geral Fam 2018;34:339-43.10.32385/rpmgf.v34i5.12494info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:20.047712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada
Tradução portuguesa
title Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada
spellingShingle Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada
Simões, José Augusto Rodrigues
Declaração de Deli
Declaração de Alma-Ata
title_short Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada
title_full Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada
title_fullStr Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada
title_full_unstemmed Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada
title_sort Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada
author Simões, José Augusto Rodrigues
author_facet Simões, José Augusto Rodrigues
Madanelo, Inês
Mendes, Tiago
author_role author
author2 Madanelo, Inês
Mendes, Tiago
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, José Augusto Rodrigues
Madanelo, Inês
Mendes, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Declaração de Deli
Declaração de Alma-Ata
topic Declaração de Deli
Declaração de Alma-Ata
description Este artigo apresenta a tradução para português da Declaração de Deli, efetuada pelos autores, membros portugueses da EURIPA (The European Rural and Isolated Practitioners Association), cujo International Advisory Board (EURIPA-IAB) incentivou os seus membros a traduzirem e publicarem na língua materna a Declaração de Deli. Esta Declaração revisita a Declaração de Alma-Ata de 19782 e apela às Nações Unidas, aos seus comités especializados e aos governos dos diferentes países para que continuem a esforçar-se até alcançar as metas estabelecidas há 40 anos. A Declaração de Alma-Ata definiu a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”. Os profissionais de saúde que atuam em contexto rural procuram basear o seu trabalho nesse princípio e esforçam-se para obter o mais alto nível de saúde possível para as comunidades que servem, permitindo ambicionar o objetivo de uma“saúde para todas as pessoas que vivem no mundo rural”. As estratégias globais sobre recursos humanos para a saúde da Organização Mundial da Saúde reforçam a necessidade de trabalhadores da saúde com responsabilidade social. Neste contexto, as necessidades das pessoas que vivem nas áreas rurais e isoladas do mundo devem merecer que as nações alcancem uma cobertura universal em saúde, “não deixando ninguém para trás”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29
2018-10-29T00:00:00Z
2019-01-03T10:15:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6660
url http://hdl.handle.net/10400.6/6660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Simões JA, Madanelo I, Mendes T. Declaração de Deli: Alma-Ata revisitada. Tradução portuguesa. Rev Port Med Geral Fam 2018;34:339-43.
10.32385/rpmgf.v34i5.12494
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136368909090817