Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000100011 |
Resumo: | A construção de objectos teóricos de investigação supõe a explicitação e a racionalização dos trajectos autobiográficos que se inscrevem na cultura profissional da investigação em ciências sociais. Estes trajectos mostram que as relações entre teoria e dados não são lineares, sendo atravessadas por conflitos cognitivos. Há, assim, uma cultura de problemas no quotidiano da prática científica que não deve ser confundida com as regras e conflitos de legitimação da produção científica. O trajecto autobiográfico descrito toma como objecto teórico central os conceitos de saber e de cultura profissional. Para o efeito, desenvolve-se uma problemática teórica que começa e acaba na questão das desigualdades socioescolares e que se detém demoradamente na articulação entre as modalidades do sentido contextual do saber prático e recontextualização profissional do conhecimento. |
id |
RCAP_594217f7af9e8af9299310306bc25561 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0873-65612007000100011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto sabersentido contextual do saberconhecimento-informaçãorecontextualização profissional do conhecimentomobilização do conhecimentodesigualdades socioescolaresA construção de objectos teóricos de investigação supõe a explicitação e a racionalização dos trajectos autobiográficos que se inscrevem na cultura profissional da investigação em ciências sociais. Estes trajectos mostram que as relações entre teoria e dados não são lineares, sendo atravessadas por conflitos cognitivos. Há, assim, uma cultura de problemas no quotidiano da prática científica que não deve ser confundida com as regras e conflitos de legitimação da produção científica. O trajecto autobiográfico descrito toma como objecto teórico central os conceitos de saber e de cultura profissional. Para o efeito, desenvolve-se uma problemática teórica que começa e acaba na questão das desigualdades socioescolares e que se detém demoradamente na articulação entre as modalidades do sentido contextual do saber prático e recontextualização profissional do conhecimento.Centro em Rede de Investigação em Antropologia - CRIA2007-05-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000100011Etnográfica v.11 n.1 2007reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000100011Caria,Telmo H.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:11:16Zoai:scielo:S0873-65612007000100011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:26.806847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber |
title |
Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber |
spellingShingle |
Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber Caria,Telmo H. sentido contextual do saber conhecimento-informação recontextualização profissional do conhecimento mobilização do conhecimento desigualdades socioescolares |
title_short |
Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber |
title_full |
Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber |
title_fullStr |
Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber |
title_full_unstemmed |
Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber |
title_sort |
Itinerário de aprendizagens sobre a construção teórica do objecto saber |
author |
Caria,Telmo H. |
author_facet |
Caria,Telmo H. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caria,Telmo H. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
sentido contextual do saber conhecimento-informação recontextualização profissional do conhecimento mobilização do conhecimento desigualdades socioescolares |
topic |
sentido contextual do saber conhecimento-informação recontextualização profissional do conhecimento mobilização do conhecimento desigualdades socioescolares |
description |
A construção de objectos teóricos de investigação supõe a explicitação e a racionalização dos trajectos autobiográficos que se inscrevem na cultura profissional da investigação em ciências sociais. Estes trajectos mostram que as relações entre teoria e dados não são lineares, sendo atravessadas por conflitos cognitivos. Há, assim, uma cultura de problemas no quotidiano da prática científica que não deve ser confundida com as regras e conflitos de legitimação da produção científica. O trajecto autobiográfico descrito toma como objecto teórico central os conceitos de saber e de cultura profissional. Para o efeito, desenvolve-se uma problemática teórica que começa e acaba na questão das desigualdades socioescolares e que se detém demoradamente na articulação entre as modalidades do sentido contextual do saber prático e recontextualização profissional do conhecimento. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-05-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000100011 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65612007000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro em Rede de Investigação em Antropologia - CRIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro em Rede de Investigação em Antropologia - CRIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Etnográfica v.11 n.1 2007 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137307586985984 |