A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, André Renato Rodrigues da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84295
Resumo: Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
id RCAP_594334f0da1dbf6d5dd93ce4a672ec64
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratórioRealidade aumentadaPerceções do utilizadorComunicação de modaAugmented realityUser perceptionsFashion communicationHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Comunicação de ModaNuma altura em que as tecnologias são cada vez mais um meio de criação de laços entre pessoas, surge a oportunidade de aproveitar o que com elas se pode criar em prol da evolução do comércio digital. Com o aparecimento da pandemia de COVID-19, grande parte dos consumidores foram obrigados a mudar os seus hábitos de compra para um modelo mais digitalizado. Desta forma, as marcas de moda procuraram adaptar-se a esta nova tendência de forma a criar ligações com os seus clientes, procurando implementar estratégias focadas no eCommerce. A realidade aumentada surge assim como uma das alternativas associada ao aumento da digitalização neste período. Este estudo foca-se, portanto, na exploração da realidade aumentada em contexto de promoção de produtos de moda tendo como objetivo explorar as potencialidades da mesma para implementação em marcas de moda. Para isso, é feito um estudo exploratório dos contextos de uso da realidade aumentada nos dias correntes, assim como das perceções do consumidor quando entra em contacto com a mesma. Para a recolha de dados foram realizadas entrevistas com alguns utilizadores e feita uma análise textual das respostas obtidas. Os resultados demonstraram uma tendência para a procura da simplificação do processo de compra com base na utilização de aplicações em realidade aumentada assim como a valorização por parte do utilizador da diversidade de produtos que poderá experimentar com esta tecnologia.At a time when technologies are increasingly a means of creating bonds between people, the opportunity arises to take advantage of what can be created with them in favor of the evolution of digital commerce. With the emergence of the COVID-19 pandemic, many consumers were forced to change their shopping habits to a more digitalized model. Thus, fashion brands have tried to adapt to this new trend in order to create connections with their customers, seeking to implement strategies focused on eCommerce. Augmented reality thus emerges as one of the alternatives associated with the increase in digitalization in this period. This study focuses, therefore, on the exploration of augmented reality in the context of promotion of fashion products aiming to explore its potential for implementation in fashion brands. For this, an exploratory study of the contexts of use of augmented reality in the current days is carried out, as well as of consumer perceptions when coming into contact with it. For data collection, interviews were conducted with some users and a textual analysis of the answers obtained. The results showed a trend toward the search for simplification of the purchase process based on the use of augmented reality applications as well as the user's appreciation of the diversity of products that can be experienced with this technology.Cunha, JoanaUniversidade do MinhoCosta, André Renato Rodrigues da20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84295por203260449info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:33.033112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório
title A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório
spellingShingle A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório
Costa, André Renato Rodrigues da
Realidade aumentada
Perceções do utilizador
Comunicação de moda
Augmented reality
User perceptions
Fashion communication
Humanidades::Artes
title_short A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório
title_full A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório
title_fullStr A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório
title_full_unstemmed A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório
title_sort A realidade aumentada para a promoção de produtos de moda: um estudo exploratório
author Costa, André Renato Rodrigues da
author_facet Costa, André Renato Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Joana
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, André Renato Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
Perceções do utilizador
Comunicação de moda
Augmented reality
User perceptions
Fashion communication
Humanidades::Artes
topic Realidade aumentada
Perceções do utilizador
Comunicação de moda
Augmented reality
User perceptions
Fashion communication
Humanidades::Artes
description Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84295
url https://hdl.handle.net/1822/84295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203260449
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132781024903168