Design de identidade visual e comunicação estratégica : estágio na empresa Formiginquieta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rita Margarida Ferreira de Sá Conde dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8360
Resumo: A presente proposta tem como objeto de estudo a estratégia de comunicação das empresas, focando-se particularmente numa empresa de design denominada Formiginquieta, situada na cidade de Leiria. Para o estudo, foi utilizada uma metodologia mista, tendo esta uma componente não-intervencionista, correspondente ao enquadramento teórico, onde é abordada a revisão da literatura e outra intervencionista, que compreende toda a componente do estágio O estágio relaciona-se com a área do design gráfico e decorreu na empresa Formiginquieta, situada em Leiria. Através da interação com a empresa e as pessoas que a constituem, foi possível observar e analisar todo o processo da sua estratégia de comunicação. Este estudo centra-se sobretudo na reflexão de como os fatores tempo, recursos e investimento financeiro podem afetar a qualidade da estratégia a desenvolver para as PME. Através deste relatório, pretende-se contribuir para o conhecimento sobre o impacto do tempo para o projeto, das componentes do mesmo e dos recursos humanos dedicados ao nível da robustez da estratégia e vulnerabilidade da marca.
id RCAP_5943c9f5634b20b77a3ae7295d4e47f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de identidade visual e comunicação estratégica : estágio na empresa FormiginquietaDesign de identidade visualEstratégia de comunicaçãoComunicação de marcaBrandingEstádios de designVisual identity designCommunication strategyBrand communicationBrandingDesign stagesDomínio/Área Científica : HumanidadesA presente proposta tem como objeto de estudo a estratégia de comunicação das empresas, focando-se particularmente numa empresa de design denominada Formiginquieta, situada na cidade de Leiria. Para o estudo, foi utilizada uma metodologia mista, tendo esta uma componente não-intervencionista, correspondente ao enquadramento teórico, onde é abordada a revisão da literatura e outra intervencionista, que compreende toda a componente do estágio O estágio relaciona-se com a área do design gráfico e decorreu na empresa Formiginquieta, situada em Leiria. Através da interação com a empresa e as pessoas que a constituem, foi possível observar e analisar todo o processo da sua estratégia de comunicação. Este estudo centra-se sobretudo na reflexão de como os fatores tempo, recursos e investimento financeiro podem afetar a qualidade da estratégia a desenvolver para as PME. Através deste relatório, pretende-se contribuir para o conhecimento sobre o impacto do tempo para o projeto, das componentes do mesmo e dos recursos humanos dedicados ao nível da robustez da estratégia e vulnerabilidade da marca.Abstract : The present proposal has as object of study the communication strategy of companies, focusing particularly on a design company called Formiginquieta, located in the city of Leiria. For the study, a mixed methodology was used, having a non-interventionist component, corresponding to the theoretical framework, where the literature review is addressed, and another interventionist component, which includes all the internship component. The internship relates to the area of graphic design and took place in the company Formiginquieta, located in Leiria. Through the interaction with the company and its people, it was possible to observe and analyze the whole process of its communication strategy. This study focuses mainly on reflecting on how the factors of time, resources and financial investment can affect the quality of the strategy to be developed for SMEs. Through this report, we intend to contribute to the knowledge about the impact of the time for the project, its components and the human resources dedicated to the level of strategy robustness and brand vulnerabilityMartins, Daniel RaposoMoura, Ana Maria da Silva Alves Sabino DominguesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoReis, Rita Margarida Ferreira de Sá Conde dos2023-02-24T12:18:38Z202220232022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8360TID:203236831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-18T01:47:54Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:10.379608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de identidade visual e comunicação estratégica : estágio na empresa Formiginquieta
title Design de identidade visual e comunicação estratégica : estágio na empresa Formiginquieta
spellingShingle Design de identidade visual e comunicação estratégica : estágio na empresa Formiginquieta
Reis, Rita Margarida Ferreira de Sá Conde dos
Design de identidade visual
Estratégia de comunicação
Comunicação de marca
Branding
Estádios de design
Visual identity design
Communication strategy
Brand communication
Branding
Design stages
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Design de identidade visual e comunicação estratégica : estágio na empresa Formiginquieta
title_full Design de identidade visual e comunicação estratégica : estágio na empresa Formiginquieta
title_fullStr Design de identidade visual e comunicação estratégica : estágio na empresa Formiginquieta
title_full_unstemmed Design de identidade visual e comunicação estratégica : estágio na empresa Formiginquieta
title_sort Design de identidade visual e comunicação estratégica : estágio na empresa Formiginquieta
author Reis, Rita Margarida Ferreira de Sá Conde dos
author_facet Reis, Rita Margarida Ferreira de Sá Conde dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Daniel Raposo
Moura, Ana Maria da Silva Alves Sabino Domingues
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Rita Margarida Ferreira de Sá Conde dos
dc.subject.por.fl_str_mv Design de identidade visual
Estratégia de comunicação
Comunicação de marca
Branding
Estádios de design
Visual identity design
Communication strategy
Brand communication
Branding
Design stages
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Design de identidade visual
Estratégia de comunicação
Comunicação de marca
Branding
Estádios de design
Visual identity design
Communication strategy
Brand communication
Branding
Design stages
Domínio/Área Científica : Humanidades
description A presente proposta tem como objeto de estudo a estratégia de comunicação das empresas, focando-se particularmente numa empresa de design denominada Formiginquieta, situada na cidade de Leiria. Para o estudo, foi utilizada uma metodologia mista, tendo esta uma componente não-intervencionista, correspondente ao enquadramento teórico, onde é abordada a revisão da literatura e outra intervencionista, que compreende toda a componente do estágio O estágio relaciona-se com a área do design gráfico e decorreu na empresa Formiginquieta, situada em Leiria. Através da interação com a empresa e as pessoas que a constituem, foi possível observar e analisar todo o processo da sua estratégia de comunicação. Este estudo centra-se sobretudo na reflexão de como os fatores tempo, recursos e investimento financeiro podem afetar a qualidade da estratégia a desenvolver para as PME. Através deste relatório, pretende-se contribuir para o conhecimento sobre o impacto do tempo para o projeto, das componentes do mesmo e dos recursos humanos dedicados ao nível da robustez da estratégia e vulnerabilidade da marca.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-24T12:18:38Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8360
TID:203236831
url http://hdl.handle.net/10400.11/8360
identifier_str_mv TID:203236831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130943379734528