Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13899 |
Resumo: | Este trabalho refere-se a criação de um Sistema de Identidade Visual e um modelo de gestão diferenciado para uma nova agência de design. Num primeiro momento foi realizada uma apresentação de conceitos básicos sobre os Sistemas de Identidade Visual e quais são os seus objetivos, requisitos e funções. Também foram abordadas questões de linguagem visual, para compreender quais as melhores cores, formas e fontes a serem utilizadas. Após uma pesquisa sobre o cenário local do design e de definir como funcionará a empresa, foi selecionada uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento de um Sistema de Identidade Visual, contando também com pesquisas sobre outras agências, questionários e outros estudos, foi criada uma marca, a qual foi conceituada com base nas pesquisas teóricas e iconográficas de outras agências do ramo do design. A marca, procura transmitir ao público a ideia de vibração, modernidade, e principalmente, estar sempre em movimento, que é a essência da Balbúrdia. Foram desenvolvidos materiais gráficos, institucionais e promocionais para auxiliar a divulgação da marca. Por fim, foram calculados custos e orçamentos da criação da agência, abrangendo como um todo o custo mensal de implementação do projeto. |
id |
UTFPR-12_9f1f3c45689b0d82ac6360a702c486ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13899 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-16T19:31:01Z2020-11-16T19:31:01Z2013-08-29CRESTANI NETO, Laurindo; DIAS, Maria Eliza Soteli. Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13899Este trabalho refere-se a criação de um Sistema de Identidade Visual e um modelo de gestão diferenciado para uma nova agência de design. Num primeiro momento foi realizada uma apresentação de conceitos básicos sobre os Sistemas de Identidade Visual e quais são os seus objetivos, requisitos e funções. Também foram abordadas questões de linguagem visual, para compreender quais as melhores cores, formas e fontes a serem utilizadas. Após uma pesquisa sobre o cenário local do design e de definir como funcionará a empresa, foi selecionada uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento de um Sistema de Identidade Visual, contando também com pesquisas sobre outras agências, questionários e outros estudos, foi criada uma marca, a qual foi conceituada com base nas pesquisas teóricas e iconográficas de outras agências do ramo do design. A marca, procura transmitir ao público a ideia de vibração, modernidade, e principalmente, estar sempre em movimento, que é a essência da Balbúrdia. Foram desenvolvidos materiais gráficos, institucionais e promocionais para auxiliar a divulgação da marca. Por fim, foram calculados custos e orçamentos da criação da agência, abrangendo como um todo o custo mensal de implementação do projeto.This work refers to a creation of a Visual Identity System and a model of a differentiated management to a new design agency. At first moment, was realized a presentation of basic concepts of Visual Identity Systems and what are their goals, requirements and functions. Also was addressed issues of visual language, to understand what the best colors, shapes and fonts to be used. After a survey of the local scenery and define how the company works, was selected a working methodology for the development of a visual identity, also counting with research in other agencies, questionnaires and other studies, was created a brand which was conceptualized on the basis of theoretical and iconographic research of other agencies in the business of design. The brand seeks to convey to the public the idea of vibration, modernity and, specially, to be always moving, which is the essence of Balbúrdia. Were developed graphic, institutional and promotional materials to assist institutional and promotional brand awareness. Finally, was calculated costs and budgets of creation of the agency as a whole covering the monthly cost of project implementation.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Desenho IndustrialTecnologia em Design GráficoDesenho (Projetos)Comunicação visualEscolha de marcaBranding (Marketing)DesignVisual communicationBrand loyaltyBalbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaFrança, Maureen SchaeferCrestani Neto, LaurindoDias, Maria Eliza Sotelireponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_CODEG_2013_1_08.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1245http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/1/CT_CODEG_2013_1_08.pdf.jpg2ac673fe0289db5de3ae3671e2fd82caMD51ORIGINALCT_CODEG_2013_1_08.pdfapplication/pdf3404629http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/2/CT_CODEG_2013_1_08.pdf8f9bcbb8e20179c29946590cc71bfa8fMD52LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/3/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD53TEXTCT_CODEG_2013_1_08.pdf.txtExtracted texttext/plain115971http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/4/CT_CODEG_2013_1_08.pdf.txt7084eef05538d65d1e8a1357afd9e084MD541/138992020-11-16 17:31:01.464oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T19:31:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design |
title |
Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design |
spellingShingle |
Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design Crestani Neto, Laurindo Tecnologia em Design Gráfico Desenho (Projetos) Comunicação visual Escolha de marca Branding (Marketing) Design Visual communication Brand loyalty |
title_short |
Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design |
title_full |
Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design |
title_fullStr |
Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design |
title_full_unstemmed |
Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design |
title_sort |
Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design |
author |
Crestani Neto, Laurindo |
author_facet |
Crestani Neto, Laurindo Dias, Maria Eliza Soteli |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Maria Eliza Soteli |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
França, Maureen Schaefer |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crestani Neto, Laurindo Dias, Maria Eliza Soteli |
contributor_str_mv |
França, Maureen Schaefer |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Tecnologia em Design Gráfico |
topic |
Tecnologia em Design Gráfico Desenho (Projetos) Comunicação visual Escolha de marca Branding (Marketing) Design Visual communication Brand loyalty |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho (Projetos) Comunicação visual Escolha de marca Branding (Marketing) Design Visual communication Brand loyalty |
description |
Este trabalho refere-se a criação de um Sistema de Identidade Visual e um modelo de gestão diferenciado para uma nova agência de design. Num primeiro momento foi realizada uma apresentação de conceitos básicos sobre os Sistemas de Identidade Visual e quais são os seus objetivos, requisitos e funções. Também foram abordadas questões de linguagem visual, para compreender quais as melhores cores, formas e fontes a serem utilizadas. Após uma pesquisa sobre o cenário local do design e de definir como funcionará a empresa, foi selecionada uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento de um Sistema de Identidade Visual, contando também com pesquisas sobre outras agências, questionários e outros estudos, foi criada uma marca, a qual foi conceituada com base nas pesquisas teóricas e iconográficas de outras agências do ramo do design. A marca, procura transmitir ao público a ideia de vibração, modernidade, e principalmente, estar sempre em movimento, que é a essência da Balbúrdia. Foram desenvolvidos materiais gráficos, institucionais e promocionais para auxiliar a divulgação da marca. Por fim, foram calculados custos e orçamentos da criação da agência, abrangendo como um todo o custo mensal de implementação do projeto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-16T19:31:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-16T19:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CRESTANI NETO, Laurindo; DIAS, Maria Eliza Soteli. Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13899 |
identifier_str_mv |
CRESTANI NETO, Laurindo; DIAS, Maria Eliza Soteli. Balbúrdia: sistema de identidade visual de uma agência de design. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13899 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Desenho Industrial |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/1/CT_CODEG_2013_1_08.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/2/CT_CODEG_2013_1_08.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13899/4/CT_CODEG_2013_1_08.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ac673fe0289db5de3ae3671e2fd82ca 8f9bcbb8e20179c29946590cc71bfa8f 009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483a 7084eef05538d65d1e8a1357afd9e084 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922908705390592 |