"Como é que se diz agora?" Uma análise sobre Educação Inclusiva em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8608 |
Resumo: | Partindo de interpelações do quotidiano da docência em cursos da área da Educação e Formação de Professores, o presente texto tem como objetivo revisitar alguns aspetos da implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal e, complementarmente, chamar à atenção para questões que se impõem à reflexão no quadro da contemporaneidade do sistema de ensino português. Nesse sentido, com base numa revisão da literatura com enfoque em documentos oficiais e estruturantes, são desenvolvidos três tópicos de análise: Inclusão para todos/as os/as alunos/as!; Como chegar a todos/as e cada um/a dos/as alunos/as?; Em que ponto estamos na implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal? Espera-se que esta análise se possa constituir como um contributo para a formação e desenvolvimento profissional neste domínio. |
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"Como é que se diz agora?" Uma análise sobre Educação Inclusiva em PortugalDiversidadeEquidadeRegime Jurídico da Educação InclusivaPortugalDiversityEquityPartindo de interpelações do quotidiano da docência em cursos da área da Educação e Formação de Professores, o presente texto tem como objetivo revisitar alguns aspetos da implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal e, complementarmente, chamar à atenção para questões que se impõem à reflexão no quadro da contemporaneidade do sistema de ensino português. Nesse sentido, com base numa revisão da literatura com enfoque em documentos oficiais e estruturantes, são desenvolvidos três tópicos de análise: Inclusão para todos/as os/as alunos/as!; Como chegar a todos/as e cada um/a dos/as alunos/as?; Em que ponto estamos na implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal? Espera-se que esta análise se possa constituir como um contributo para a formação e desenvolvimento profissional neste domínio.Based on questions raised in the daily teaching routine in courses in the field of Education and Teacher Training, this text aims to revisit some aspects of the implementation of the legal regime for Inclusive Education in Portugal and, additionally, draw attention to issues that require reflection within the contemporary framework of the Portuguese education system. In this sense, based on a literature review focusing on official and structuring documents, three topics of analysis are developed: Inclusion for all learners!; How to reach out to each and every learners?; Where are we in the implementation of the legal regime for Inclusive Education in Portugal?. It is hoped that this analysis can serve as a contribution to training and professional development in this field.Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuXavier, Paula2024-11-04T11:25:34Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8608porXavier, P. (2023). "Como é que se diz agora?" Uma análise sobre Educação Inclusiva em Portugal. In S. Felizardo, E. Ribeiro, E. Martins, & R. Fernandes (Edits). Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva@2023 (pp. 1-12). Escola Superior de Educação de Viseu.https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/8465https://doi.org/10.34633/978-989-35325-4-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-09T02:30:40Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-09T02:30:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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