Um olhar sobre a educação inclusiva em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38015 |
Resumo: | O caminho para a inclusão é um processo inacabado, em constante mudança e reconfiguração. Tem-se em Portugal um quadro legal assente numa abordagem integrada e contínua do percurso escolar dos alunos em escolas que respondam às necessidades de todos e de cada aluno, promovendo a sua inclusão para o sucesso educativo.Este artigo não pretende constituir-se como uma revisão exaustiva de literatura, mas sim oferecer uma visão sobre o conceito de inclusão, a sua implementação em Portugal, procurando articular diferentes contributos nacionais e estrangeiros. Tendo em consideração a referida problemática descrita, esta análise crítico-reflexiva procurará darrespostas a duas questões orientadoras sobre a educação inclusiva nas escolas portuguesas: (i) qual a realidade da educação inclusiva no contexto português? e (ii) que desafios se colocam à promoção da educação inclusiva no contexto português? Com vista adesenvolver umaanálise crítico-reflexiva às duas questões apresentadas, este artigo apresenta como objetivos (i) traçar um enquadramento teórico-conceptual da inclusão em educação em Portugal, (ii) apresentar um retrato da educação inclusiva em Portugal e (iii) apresentar os desafios colocados à promoção da inclusão no campo educativo decorrente das últimas investigações da área. Decorrentes da análise efetuada identificam-se fatores relevantes na promoção da educação inclusiva em Portugal, incluindo-se a (i) formação e recrutamento de professores, (ii) colaboração ativa na comunidade educativa, (iii) dinamização de novos recursos associados à abertura de novos espaços para a inclusão e (iv) gestão e monitorização da educação inclusiva. |
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