Ensinar em tempos de COVID-19: um estudo com professores dos ensinos básico e secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Assunção Flores
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Eusébio André, Alves, Maria Palmira, Aguiar Vieira, Diana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.21108
Resumo: O presente estudo visou compreender o modo como os professores portugueses se adaptaram aos contextos de ensino à distância face à pandemia da COVID-19. Do ponto de vista metodológico, realizou-se um estudo quantitativo, de natureza extensiva, com o recurso a um inquérito por questionário online, ao qual responderam 2369 professores de todos os níveis de ensino. Os resultados obtidos mostram que os participantes tiveram que lidar com um conjunto complexo de dificuldades relacionado com o trânsito abrupto para um “ensino remoto de emergência”, o que implicou a criação de condições de acesso aos alunos, à reorganização da escola e do trabalho docente, à adaptação do processo de ensino e aprendizagem e ao domínio de diversas plataformas e ferramentas para interagir com os alunos. Embora prevaleça uma perceção positiva da capacidade das escolas e dos professores, sobretudo na valorização de recursos endógenos e da colegialidade, ressaltam os efeitos de sobrecarga de trabalho, stress, ansiedade e esgotamento, bem como a incapacidade de garantir uma resposta universal e inclusiva.
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