Experiência sensorial: As cores e embalagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marino, Rita Neves Matos Relvas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27339
Resumo: O ser humano consegue compreender tudo aquilo que o rodeia através dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. A presente dissertação aborda o tema da experiência sensorial e visa conhecer o impacto dos estímulos sensoriais na decisão de compra. O marketing sensorial tem como objetivo influenciar a perceção dos consumidores e para isso utiliza estratégias/experiências multissensoriais que têm por base os cinco sentidos. Com base neste conhecimento, as marcas devem utilizar estas estratégias para captarem os consumidores. Tendo como objetivo perceber qual a importância de alguns critérios que constam nas embalagens e que efeitos despoletam nos consumidores para os incentivarem a tomar uma decisão de compra, foi definida a seguinte questão como ponto de partida deste estudo “Qual o impacto dos estímulos sensoriais na decisão de compra?”. Foi efetuada uma pesquisa descritiva assente na construção de modelos de regressão linear destinados a testar as hipóteses cuja validade foi testada através de modelos de correlação. Face ao exposto tencionou-se perceber qual a importância de alguns critérios que constam nas embalagens e que efeito despoletam nos consumidores para os incentivarem a tomar uma decisão de compra. Foi possível constatar que existem alguns estímulos, como a luminosidade, arrumação do local, experimentação e material da embalagem, que são importantes na decisão de compra. Para além disso, existem determinados critérios presentes nas embalagens, tais como a marca, preço, forma/tamanho e a informação presente, que também são importantes na decisão de compra.
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