Estudo da eficácia de um programa de intervenção precoce em crianças dos 3 aos 4 anos, com perturbação do espectro do autismo, de ambos os sexos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Anabela de Sousa Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5384
Resumo: As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são definidas como um conjunto de alterações do desenvolvimento, complexas e diversificadas, incluindo três condições relacionadas: a Síndrome de Autista, a Síndrome de Asperger e as Perturbações Globais do Desenvolvimento. Estas três condições, atualmente, segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais (DSM V), englobam-se nas PEA com diferentes níveis de gravidade (Coelho & Aguiar, 2014). As PEA constituem assim perturbações precoces do desenvolvimento neurológico, que se manifestam através de várias combinações possíveis de sintomas num contínuo de gravidade de maior ou menor intensidade (Coelho & Aguiar, 2014). A intervenção precoce (IP) é vista como um conjunto de medidas e apoios prestados à criança e à sua família. Esta tem como objetivo promover o desenvolvimento das crianças, em idades precoces, com deficiência ou incapacidade, atraso de desenvolvimento ou em risco grave de atraso de desenvolvimento, e de melhorar a sua qualidade de vida, bem como a das suas famílias (Tegethof, 2007). A presente investigação desenvolveu-se com o objetivo compreender melhor as crianças com PEA e perceber de que forma a Intervenção Precoce (IP) influencia o desenvolvimento destas. Este estudo foi realizado com a colaboração de seis crianças com PEA, sendo estas divididas em dois grupos, sendo que as crianças do grupo 1 frequentavam o programa de Intervenção Precoce e as do grupo 2 apenas tinham sessões semanais ou bissemanais de psicologia, terapia da fala e terapia ocupacional. Como forma de verificar a eficácia do Programa de Intervenção Precoce administramos aos dois grupos, na mesma data o Perfil Psicoeducacional Revisado (Psychoeducational Profile Revised) - PEP-R em dois momentos diferentes, com um intervalo de seis meses (início do Programa de IP e final do programa de IP), de forma a verificar a evolução de cada criança. Após a realização da análise dos resultados verificou-se que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, mas as médias permitem verificar que existe uma maior evolução nas crianças do grupo 1 (grupo experimental – IP).
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As PEA constituem assim perturbações precoces do desenvolvimento neurológico, que se manifestam através de várias combinações possíveis de sintomas num contínuo de gravidade de maior ou menor intensidade (Coelho & Aguiar, 2014). A intervenção precoce (IP) é vista como um conjunto de medidas e apoios prestados à criança e à sua família. Esta tem como objetivo promover o desenvolvimento das crianças, em idades precoces, com deficiência ou incapacidade, atraso de desenvolvimento ou em risco grave de atraso de desenvolvimento, e de melhorar a sua qualidade de vida, bem como a das suas famílias (Tegethof, 2007). A presente investigação desenvolveu-se com o objetivo compreender melhor as crianças com PEA e perceber de que forma a Intervenção Precoce (IP) influencia o desenvolvimento destas. Este estudo foi realizado com a colaboração de seis crianças com PEA, sendo estas divididas em dois grupos, sendo que as crianças do grupo 1 frequentavam o programa de Intervenção Precoce e as do grupo 2 apenas tinham sessões semanais ou bissemanais de psicologia, terapia da fala e terapia ocupacional. Como forma de verificar a eficácia do Programa de Intervenção Precoce administramos aos dois grupos, na mesma data o Perfil Psicoeducacional Revisado (Psychoeducational Profile Revised) - PEP-R em dois momentos diferentes, com um intervalo de seis meses (início do Programa de IP e final do programa de IP), de forma a verificar a evolução de cada criança. Após a realização da análise dos resultados verificou-se que não existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, mas as médias permitem verificar que existe uma maior evolução nas crianças do grupo 1 (grupo experimental – IP).The Autism Spectrum Disorders (ASD) are defined as a set of developmental disorders, complex and diverse, including three related conditions: Autistic Syndrome, Asperger's Syndrome and Pervasive Developmental Disorders. These three conditions at present, according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM V), those based on the PEA with different severity levels (Coelho & Aguiar, 2014). The ASD are neurodevelopmental disorders that are manifested through various possible combinations of symptoms in a continuum of greater or lesser degree of severity (Coelho & Aguiar, 2014). Early intervention is seen as a set of measures and support provided to children and their family. This aims to promote the development of children with disability or incapacity, developmental delay or serious risk of developmental delay, at an early age and to improve their quality of life as well as that of their families (Tegethof, 2007). This research was developed in order to better understand children with Autism Spectrum Disorder and to understand how the Early Intervention influences the development of these. This study was conducted with the collaboration of six children with perturbation of the Autism Spectrum, which are divided into two groups, with Group 1's children attended the EI program and group 2 only had weekly or biweekly sessions of psychologist, speech therapy and occupacional therapy. In order to verify the effectiveness of the Early Intervention Program was administered, to both groups at the same time, the Psychoeducational Profile Revised - PEP-R at two different moments, with an interval of six months, in order to check the progress of each child.Costa, AnaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCastro, Anabela de Sousa Rodrigues2016-05-10T09:26:59Z2016-04-13T00:00:00Z2016-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5384201128071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:43Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:14.644554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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