O ensino da programação no desenvolvimento de jogos através do ambiente Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Miguel Carlos Pinto de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29142
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática
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spelling O ensino da programação no desenvolvimento de jogos através do ambiente Scratch371.68681.3.06Relatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaOs jogos de computador desempenham um papel muito importante na vida dos nossos jovens (Murray, 1999; Turkle, 1997; Overmars, 2004; Maloney et al. 2008; Resnick et al., 2009; Paraskeva et al., 2010). O ambiente de programação Scratch permite criar facilmente jogos com potencial educativo. Este relatório apresenta um estudo sobre o ensino da programação no desenvolvimento de jogos através do ambiente de programação Scratch. O objectivo da minha intervenção foi ensinar todos os alunos a programar e a entenderam os conceitos de abstração e raciocínio lógico, condições básicas para a programação. O estudo foi implementado numa turma do 12º ano do ensino secundário na disciplina de Aplicações Informáticas B e decorreu ao longo de vinte e cinco sessões de noventa minutos. Os vinte e seis alunos, numa primeira fase, desenvolveram no Scratch um jogo individual e numa segunda fase, em grupos de cinco e seis elementos, um jogo global para toda a turma intitulado Zschool. Este projeto global, além de envolver a referida turma B do 12º ano na programação do jogo, também contou com a cooperação da turma E do 12º ano de Artes Visuais que foi responsável pelo desenvolvimento de toda a componente multimédia: cenários, personagens e sons. Suportada numa metodologia de Development Research (Lencastre, 2012; 2009; Coutinho & Chaves, 2001), são descritas neste relatório as fases de análise do contexto e definição de objectivos; a revisão de literatura e desenho do projeto; a implementação, atividades e estratégias desenvolvidas; e a avaliação, que envolveu a análise dos jogos individuais e os projetos de grupo, assim como uma entrevista coletiva do tipo focus group que procurou recolher as opiniões dos alunos sobre a minha intervenção. Os resultados mostram que o Scracth permitiu motivar os alunos para a programação e desenvolver o raciocínio lógico/abstracto que a programação exige. Com este estudo consegui verificar que o desenvolvimento de jogos suportados pela ferramenta Scracth apresentam um elevado potencial pedagógico no ensino da programação, permitindo ensinar a programar de forma acessível e apelativa. Permitiu ainda promover a interdisciplinaridade entre a turma de Ciências e Tecnologias e a turma de Artes Visuais através de um projeto coletivo global.Computer games play a very important role in the lives of our youth (Murray, 1999; Turkle, 1997; Overmars, 2004; Paraskeva et al., 2010; Resnick et al., 2009; Maloney et al. 2008). The programming environment Scratch lets you easily create games with educational potential. This paper presents a study on programming teaching in game development through the Scratch programming environment in an educational context. The purpose of my intervention was to teach all students to program and understand the concepts of abstraction and logical reasoning, basic conditions for programming. The study was implemented in a class of high school 12th grade in the discipline of Computer Applications B and took place over twenty-five sessions of ninety minutes. The twentysix students, initially developed an individual game in Scratch and in a second stage, in groups of five and six elements, one global game for the whole class titled Zschool. This global project, besides involving class 12 B also included the cooperation of the class 12 E, also from the 12th grade of Visual Arts, which was responsible for developing all the multimedia components: settings, characters and sounds. Supported in a Development Research methodology (Lencastre, 2012; 2009; Coutinho & Chaves, 2001), are described in this report the context analysis and objectives definition phases, the literature review and project design, implementation, activities and strategies developed, and the evaluation, which involved the analysis of individual games and group projects created by the students, as well as a focus group conference type that sought to collect students opinions about my intervention. The results show that Scracth allowed the motivation of students to programming and develop logical/abstract reasoning that programming requires. With this study we could find that the development of games supported by Scracth has high pedagogical potential in programming teaching, allowing teaching in an accessible and appealing way. It also allowed to promote interdisciplinary among the class of Science and Technology and the Visual Arts class through a overall collective project.Lencastre, José AlbertoUniversidade do MinhoMarques, Miguel Carlos Pinto de Oliveira20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29142por201205467info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:56.527817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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