TUIs vs. GUIs: comparing the learning benefits for kindergarten children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sylla, Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25927
Resumo: Tese de mestrado em Tecnologia e Arte Digital (área de especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação)
id RCAP_12dbd99bf93bef6d596ff7f100f64034
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TUIs vs. GUIs: comparing the learning benefits for kindergarten children681.3371.68Tese de mestrado em Tecnologia e Arte Digital (área de especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação)In recent years numerous examples of tangible interfaces have been developed targeting the educational domain, however their impact on learning is not clear when compared to educational software based on a graphical user interface. Most evaluation studies on the benefits of tangible interfaces for learning are rather informal and there are very few empirical studies comparing tangible and graphical interfaces. The evaluation methodology of technology for very young children, 4 to 5 years old, poses some additional challenges given their limited ability of verbal or written expression; the majority of assessment methods are generally suitable for use with older children. In an effort to better understand the learning impact of a tangible interface we conducted a comparison study between a tangible and a graphical user interface for teaching kindergarten children about good oral hygiene. The study was carried with two groups of children aged 4 to 5 years. Questionnaires to parents, children drawings’ and interviews were used for data collection and analysis, and revealed important indicators about children’s involvement and preferences on the interfaces. The questionnaires showed a remarkable change of attitude towards tooth brushing for the children that interacted with the tangible interface; particularly children’s motivation increased significantly. Children drawings’ were used to assess children’s degree of involvement with the interfaces. The drawings from the children that interacted with the tangible interface were very complete and detailed suggesting that children felt actively involved with the experience. Regarding the methodology used, drawing intervention seems to be a promising method to work with pre-literate children; however it is advisable to use it together with other methods, since the evaluation of drawings is rather subjective and can depend on various internal and external factors. The results suggest that the tangible interface was capable of a stronger engagement and impact on children.Nos últimos anos têm sido desenvolvidos inúmeros exemplos de interfaces tangíveis visando o domínio educativo; no entanto o seu impacto na aprendizagem não é ainda claro quando comparado com software educativo baseado em interfaces gráficas. Os estudos comparativos sobre os benefícios da utilização das interfaces tangíveis versus interfaces gráficas são quase inexistentes, sendo que a maioria é bastante informal. A metodologia de avaliação com crianças dos 4 aos 5 anos de idade coloca desafios adicionais devido à sua limitada capacidade de expressão verbal e escrita; para além disso grande parte dos métodos de avaliação é geralmente adequada a crianças mais velhas. Com o intuito de compreender melhor o impacto das interfaces tangíveis na aprendizagem, foi realizado um estudo comparativo entre uma interface tangível e uma interface gráfica, desenvolvidas com o intuito de sensibilizar as crianças para uma boa higiene oral. O estudo foi realizado com dois grupos de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A recolha e análise de dados foi realizada através de questionários distribuídos aos pais das crianças, desenhos feitos pelas crianças após a sua interacção com as interfaces, assim como entrevistas; revelando-se indicadores importantes sobre a experiência das crianças e as suas preferências acerca das interfaces. Os questionários mostraram uma mudança notável de atitude em relação à lavagem dos dentes, no grupo de crianças que interagiu com a interface tangível; particularmente a motivação aumentou significativamente. Os desenhos do grupo de crianças referido revelaram-se muito detalhados e completos sugerindo que as crianças se sentiram activamente envolvidas na experiência. Relativamente à metodologia utilizada, a análise dos desenhos mostrou ser um método promissor para trabalhar com crianças desta faixa etária, no entanto, é aconselhável utilizá-lo juntamente com outros métodos, dado que a interpretação dos desenhos é bastante subjectiva podendo depender de vários factores internos e externos. Os resultados do estudo sugerem que a interface tangível possibilita um envolvimento mais forte das crianças.Branco, PedroCoutinho, Clara PereiraUniversidade do MinhoSylla, Cristina20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:17.189555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TUIs vs. GUIs: comparing the learning benefits for kindergarten children
title TUIs vs. GUIs: comparing the learning benefits for kindergarten children
spellingShingle TUIs vs. GUIs: comparing the learning benefits for kindergarten children
Sylla, Cristina
681.3
371.68
title_short TUIs vs. GUIs: comparing the learning benefits for kindergarten children
title_full TUIs vs. GUIs: comparing the learning benefits for kindergarten children
title_fullStr TUIs vs. GUIs: comparing the learning benefits for kindergarten children
title_full_unstemmed TUIs vs. GUIs: comparing the learning benefits for kindergarten children
title_sort TUIs vs. GUIs: comparing the learning benefits for kindergarten children
author Sylla, Cristina
author_facet Sylla, Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Pedro
Coutinho, Clara Pereira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sylla, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv 681.3
371.68
topic 681.3
371.68
description Tese de mestrado em Tecnologia e Arte Digital (área de especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25927
url http://hdl.handle.net/1822/25927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132961310769152