Introdução de Tempos de Manutenção Planeada ao abrigo do TPM - Caso de Estudo na Bosch Car Multimédia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Nuno Miguel Pereira Albuquerque
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82878
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_59691f7e3063bdd5e40ad0bfbde47e70
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Introdução de Tempos de Manutenção Planeada ao abrigo do TPM - Caso de Estudo na Bosch Car MultimédiaIntroduction of Planned Maintenance Times under the TPM: case study at Bosch Car MultimediaTotal Productive MaintenaceManutenção PlaneadaBoschRFQTotal Productive MaintenacePlanned MaintenanceBoschRFQRelatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e TecnologiaO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, na empresa Bosch Car Multimédia, sediada em Braga. Trata-se de um estudo de caso, cujo principal objetivo consistiu em realizar uma proposta de sistemática para a introdução de tempos de manutenção planeada, em conformidade com o terceiro pilar da metodologia Total Productive Maintenance, que se basia na maximização da eficiência dos equipamentos durante o seu ciclo de vida, focando-se em eliminar desperdícios, aumentar a sua performance e diminuir as paragens de produção. Partindo de uma análise ao sistema produtivo da empresa, constatou-se que existiam oportunidades de melhoria na implementação desta metodologia, uma vez que havia um elevado número de manutenções planeadas em atraso, derivadas da falta de atribuição de tempo de paragem para que as equipas de manutenção realizassem as intervenções, o que contribuía para a realização de um elevado número de manutenções corretivas.Através da implementação do terceiro pilar da referida metodologia, foram analisadas duas propostas de sistemática. A primeira consistiu na introdução de tempos de manutenção planeada no sistema produtivo atual, tendo como objetivo principal a diminuição do número de manutenções planeadas em atraso e a consequente diminuição do número de manutenções corretivas. A segunda proposta consistiu na introdução de tempos de manutenção planeada no cáculo Request for Quotation, como forma de contemplar o tempo de manutenção planeada durante a fase de cotação do produto, com o objetivo de definir tempos de manutenção planeada para novos sistemas produtivos e ao mesmo tempo prever com maior precisão a capacidade real de output do mesmo sistema no futuro.Partindo das propostas apresentadas obteve-se uma simulação do impacto no output das linhas de produção, assim como o fluxo de informação necessário para incluir o tempo de manutenção planeada nas cotaçõesThe present work was developed in the ambit of the Master in Engineering and Industrial Management, in the Bosch Car Multimédia Company, headquartered in Braga. The main objective of this case study consisted of a systematic proposal for the introduction of planned maintenance times according to the 3rd Pillar of the TPM methodology.The TPM methodology aims to maximize the efficiency of equipment during their life cycle, focusing on eliminating waste, increasing equipment performance and reducing production stops.Based on an analysis of the company's production system, it was found that there were opportunities for improvement in the implementation of this methodology, since there were a large number of planned maintenance delays due to the lack of allocation of planned maintenance downtime, which contributed to a high number of corrective maintenance.Through the implementation of the third pillar of this methodology, two systematic proposals are analyzed. The first proposal is to introduce planned maintenance times into the current production system, with the main objective being to reduce the number of planned maintenance delays as a way to reduce the number of corrective maintenance. The second proposal consists of the introduction of planned maintenance times in the “Request For Quotation” calculation, as a way to contemplate the planned maintenance time during the product quotation phase, in order to define planned maintenance times for new production systems and at the same time to predict the actual output capacity of the same system in the future.Starting from the proposals presented, a simulation of the dead-end impact of the production lines was obtained, as well as the flow of information necessary for the launch of planned maintenance time in the quotations2017-07-252023-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82878http://hdl.handle.net/10316/82878TID:202124916porBranco, Nuno Miguel Pereira Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:49:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:44.118456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Introdução de Tempos de Manutenção Planeada ao abrigo do TPM - Caso de Estudo na Bosch Car Multimédia
Introduction of Planned Maintenance Times under the TPM: case study at Bosch Car Multimedia
title Introdução de Tempos de Manutenção Planeada ao abrigo do TPM - Caso de Estudo na Bosch Car Multimédia
spellingShingle Introdução de Tempos de Manutenção Planeada ao abrigo do TPM - Caso de Estudo na Bosch Car Multimédia
Branco, Nuno Miguel Pereira Albuquerque
Total Productive Maintenace
Manutenção Planeada
Bosch
RFQ
Total Productive Maintenace
Planned Maintenance
Bosch
RFQ
title_short Introdução de Tempos de Manutenção Planeada ao abrigo do TPM - Caso de Estudo na Bosch Car Multimédia
title_full Introdução de Tempos de Manutenção Planeada ao abrigo do TPM - Caso de Estudo na Bosch Car Multimédia
title_fullStr Introdução de Tempos de Manutenção Planeada ao abrigo do TPM - Caso de Estudo na Bosch Car Multimédia
title_full_unstemmed Introdução de Tempos de Manutenção Planeada ao abrigo do TPM - Caso de Estudo na Bosch Car Multimédia
title_sort Introdução de Tempos de Manutenção Planeada ao abrigo do TPM - Caso de Estudo na Bosch Car Multimédia
author Branco, Nuno Miguel Pereira Albuquerque
author_facet Branco, Nuno Miguel Pereira Albuquerque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Nuno Miguel Pereira Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Total Productive Maintenace
Manutenção Planeada
Bosch
RFQ
Total Productive Maintenace
Planned Maintenance
Bosch
RFQ
topic Total Productive Maintenace
Manutenção Planeada
Bosch
RFQ
Total Productive Maintenace
Planned Maintenance
Bosch
RFQ
description Relatório de Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
2023-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82878
http://hdl.handle.net/10316/82878
TID:202124916
url http://hdl.handle.net/10316/82878
identifier_str_mv TID:202124916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133939198066688