O paradoxo da influência da emoção na memória implícita : acção nos processos ou contextualização episódica de tarefas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Pedro Barbas
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Santos, Jorge A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/10139
Resumo: A relação entre a emoção e a memória tem sido estudada nos mais variados contextos. Os paradigmas de estudo mais usados podem ser circunscritos a três categorias: os estudos de memória dependente da emoção; os estudos de memória congruente; e os estudos de memória para determinados estímulos emocionais. Com o interesse crescente pela memória implícita, uma memória que se revela quando uma experiencia prévia facilita a realização de uma tarefa subsequente não requerendo a recuperação intencional ou consciente da experiência passada (Schacter, 1987b), a emoção começou a ser vista como uma potencial facilitadora da realização das medidas indirectas de memória. Este artigo pretende reflectir sobre o alcance e os limites da relação entre memória implícita e emoção.
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