REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1453 |
Resumo: | O artigo apresenta uma investigação realizada com cinco participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) na UNEB/Bahia, Brasil, ao jogar jogos digitais, com o propósito de observar alguns indicadores sobre a evolução da literacia digital nos seniores. Os seniores jogaram o jogo “Guardiões da Floresta” durante duas sessões e responderam a três questões sobre o que recordavam do jogo e sobre o que teriam aprendido a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi adoptada a abordagem metodológica qualitativa e a triangulação de dados foi feita através da observação direta e participante, questionário e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados revelou que as práticas de jogos digitais pelos seniores contribuem para a sua literacia digital em que apresentam habilidades e competências em evolução. Estratégias e táticas são reveladas quando estão a descobrir maneiras de jogar e solucionar problemas, criar formas de ultrapassar os desafios, construindo-se significados e elaborando novos comportamentos. Palavras-chave: Jogos digitais; Literacia; Literacia digital; Seniores |
id |
RCAP_597e5b0107b0742c209c13e9d725418f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1453 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAISArtigosO artigo apresenta uma investigação realizada com cinco participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) na UNEB/Bahia, Brasil, ao jogar jogos digitais, com o propósito de observar alguns indicadores sobre a evolução da literacia digital nos seniores. Os seniores jogaram o jogo “Guardiões da Floresta” durante duas sessões e responderam a três questões sobre o que recordavam do jogo e sobre o que teriam aprendido a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi adoptada a abordagem metodológica qualitativa e a triangulação de dados foi feita através da observação direta e participante, questionário e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados revelou que as práticas de jogos digitais pelos seniores contribuem para a sua literacia digital em que apresentam habilidades e competências em evolução. Estratégias e táticas são reveladas quando estão a descobrir maneiras de jogar e solucionar problemas, criar formas de ultrapassar os desafios, construindo-se significados e elaborando novos comportamentos. Palavras-chave: Jogos digitais; Literacia; Literacia digital; SenioresFLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2016-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1453por2183-66710873-5670Santos, Iva Autina Cavalcante LimaVeloso, Ana IsabelAlves, Lynninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:38Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:28.230232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS |
title |
REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS Santos, Iva Autina Cavalcante Lima Artigos |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A LITERACIA DIGITAL DOS SENIORES AO JOGAR JOGOS DIGITAIS |
author |
Santos, Iva Autina Cavalcante Lima |
author_facet |
Santos, Iva Autina Cavalcante Lima Veloso, Ana Isabel Alves, Lynn |
author_role |
author |
author2 |
Veloso, Ana Isabel Alves, Lynn |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Iva Autina Cavalcante Lima Veloso, Ana Isabel Alves, Lynn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O artigo apresenta uma investigação realizada com cinco participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) na UNEB/Bahia, Brasil, ao jogar jogos digitais, com o propósito de observar alguns indicadores sobre a evolução da literacia digital nos seniores. Os seniores jogaram o jogo “Guardiões da Floresta” durante duas sessões e responderam a três questões sobre o que recordavam do jogo e sobre o que teriam aprendido a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação. Foi adoptada a abordagem metodológica qualitativa e a triangulação de dados foi feita através da observação direta e participante, questionário e entrevista semi-estruturada. A análise dos dados revelou que as práticas de jogos digitais pelos seniores contribuem para a sua literacia digital em que apresentam habilidades e competências em evolução. Estratégias e táticas são reveladas quando estão a descobrir maneiras de jogar e solucionar problemas, criar formas de ultrapassar os desafios, construindo-se significados e elaborando novos comportamentos. Palavras-chave: Jogos digitais; Literacia; Literacia digital; Seniores |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1453 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-6671 0873-5670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130858005725184 |