Game on: a contribuição dos jogos digitais para os letramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vogelmann, Talisson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rossi Remenche, Maria de Lourdes, Silveira, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.3692
Resumo: Com o avanço contínuo da tecnologia, cada vez mais, dispositivos inteligentes e aplicativos de mídia social fazem parte das diferentes situações sociais. Nesse cenário, este artigo tem por objetivo problematizar o uso dos jogos digitais na prática educacional. Para tanto, faremos uma retomada teórica dos estudos sobre o tema e, a partir dessas ideias, analisaremos a contribuição do jogo Scribblenauts Unlimited no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira. O percurso de reflexão tem como ancoragem epistemológica a perspectiva dos estudos sobre Letramento (Cope & Kalantzis (2009), o uso dos jogos digitais na educação (Gee, 2007, 2009 e Wastiau, 2009) e o ensino de Língua Estrangeira (Krashen, 2002). Os resultados da análise, de caráter qualitativo-interpretativista, apontam que os jogos digitais podem se constituir em ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem de LE, pois mobilizam práticas situadas de letramento em ambiente virtual. Os resultados explicitam o potencial do jogo para promover interações com a máquina e com o grupo de jogadores, o que contribui para a ampliação do conhecimento linguístico, além de favorecer a linguagem oral, a leitura e a escrita, em menor grau.
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spelling Game on: a contribuição dos jogos digitais para os letramentosGame on: The contribution of digital games to literaciesArtigosCom o avanço contínuo da tecnologia, cada vez mais, dispositivos inteligentes e aplicativos de mídia social fazem parte das diferentes situações sociais. Nesse cenário, este artigo tem por objetivo problematizar o uso dos jogos digitais na prática educacional. Para tanto, faremos uma retomada teórica dos estudos sobre o tema e, a partir dessas ideias, analisaremos a contribuição do jogo Scribblenauts Unlimited no processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira. O percurso de reflexão tem como ancoragem epistemológica a perspectiva dos estudos sobre Letramento (Cope & Kalantzis (2009), o uso dos jogos digitais na educação (Gee, 2007, 2009 e Wastiau, 2009) e o ensino de Língua Estrangeira (Krashen, 2002). Os resultados da análise, de caráter qualitativo-interpretativista, apontam que os jogos digitais podem se constituir em ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem de LE, pois mobilizam práticas situadas de letramento em ambiente virtual. Os resultados explicitam o potencial do jogo para promover interações com a máquina e com o grupo de jogadores, o que contribui para a ampliação do conhecimento linguístico, além de favorecer a linguagem oral, a leitura e a escrita, em menor grau.With the continuous advancement of technology, more and more smart devices and social media applications are part of different social situations. In this scenario, this article aims to discuss the use of digital games in educational practice. For that, we will make a theoretical resumption of studies on the theme and, based on these ideas, we will analyze the contribution of the game Scribblenauts Unlimited in the teaching-learning process of Foreign Language. The reflection path has as an epistemological anchor the perspective of studies on Literacy (Cope & Kalantzis (2009), the use of digital games in education (Gee, 2007, 2009 and Wastiau, 2009) and the teaching of a Foreign Language (Krashen, 2002 The results of the analysis, of a qualitative-interpretative character, point out that digital games can constitute a support tool in the LE teaching-learning process, as they mobilize situated literacy practices in a virtual environment. game to promote interactions with the machine and with the group of players, which contributes to the expansion of linguistic knowledge, in addition to favoring oral language, reading and writing, to a lesser extent.UMinho Editora2021-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.3692por2184-562XVogelmann, TalissonRossi Remenche, Maria de LourdesSilveira, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-02T13:30:20Zoai:journals.uminho.pt:article/3692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:43.965204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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