Os santos na corte de D. João III e de D. Catarina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13193 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo sistematizar algumas reflexões sobre a santidade no século XVI, num contexto social preciso, que é o da corte de D. João III e de D. Catarina. Procurando evidenciar como a santidade tem sido objeto de estudo pela historiografia, dá‑se relevo a alguns aspetos particulares, na sua estreita relação com o mundo cortesão: os santos e os nomes, a iconografia régia, o mundo das relíquias que, além de “pedaços de santidade” eram também, em termos sociais, e aqui dinásticos, objeto de distinção. Tudo isto num mundo que, na sua visão do cosmos, das coisas e dos homens, se dividia ainda, em significativa medida, entre o sagrado e o profano. |
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Os santos na corte de D. João III e de D. CatarinaCorteSantidadeRelíquiasTestamentosPeregrinações“Santos vivos”CourtHolinessRelicsWillsPilgrimages“Living saints”Este artigo tem como objetivo sistematizar algumas reflexões sobre a santidade no século XVI, num contexto social preciso, que é o da corte de D. João III e de D. Catarina. Procurando evidenciar como a santidade tem sido objeto de estudo pela historiografia, dá‑se relevo a alguns aspetos particulares, na sua estreita relação com o mundo cortesão: os santos e os nomes, a iconografia régia, o mundo das relíquias que, além de “pedaços de santidade” eram também, em termos sociais, e aqui dinásticos, objeto de distinção. Tudo isto num mundo que, na sua visão do cosmos, das coisas e dos homens, se dividia ainda, em significativa medida, entre o sagrado e o profano.The object of this paper is to produce some reflection about holiness in the Portuguese court of King John III and Queen Catherine, in the sixteenth century. Aiming at pointing out how holiness has been a subject of study by historiography, we will give relevance to some aspects in their close relationship with the courtly world: saints and names, the royal iconography, the world of relics, which besides being “pieces of holiness” were also object of social and dynastic distinction. All this in a world that in its vision of the cosmos, of objects and men was still significantly divided between the sacred and the profane.Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBuescu, Ana Isabel2013-11-08T11:07:07Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13193porBUESCU, Ana Isabel – Os santos na corte de D. João III e de D. Catarina. Lusitania Sacra. Lisboa. ISSN 0076-1508. 2ª S. 28 (Jul. - Dez. 2013) 49-720076-1508info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:17:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:27.720158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo tem como objetivo sistematizar algumas reflexões sobre a santidade no século XVI, num contexto social preciso, que é o da corte de D. João III e de D. Catarina. Procurando evidenciar como a santidade tem sido objeto de estudo pela historiografia, dá‑se relevo a alguns aspetos particulares, na sua estreita relação com o mundo cortesão: os santos e os nomes, a iconografia régia, o mundo das relíquias que, além de “pedaços de santidade” eram também, em termos sociais, e aqui dinásticos, objeto de distinção. Tudo isto num mundo que, na sua visão do cosmos, das coisas e dos homens, se dividia ainda, em significativa medida, entre o sagrado e o profano. |
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