A intervenção psicomotora no contexto da equipa local de intervenção precoce de Sesimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coiteiro, Daniela Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19553
Resumo: O presente relatório descreve o estágio profissionalizante desenvolvido no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, realizado no Serviço Técnico de Intervenção Precoce – Equipa Local de Intervenção de Sesimbra. No decorrer do estágio foram acompanhadas 10 crianças, com idades entre os dois e os sete anos, de forma individual no contexto educativo e outras nove crianças, com idades entre os três e os sete anos, a frequentarem o programa Young Athlets no âmbito do Special Olympics, das quais cinco faziam parte do grupo de terça e quatro do grupo de quinta. Os acompanhamentos tinham como base a intervenção psicomotora e foram realizados semanalmente no ano letivo de 2016/2017. Foi realizado um breve enquadramento teórico relativamente à Intervenção Precoce e à Psicomotricidade, bem como o enquadramento legal e institucional. Neste documento é apresentado o estudo de caso de uma das crianças acompanhadas individualmente, que apresenta uma perturbação global do desenvolvimento, existindo um eventual diagnóstico de perturbações do espectro do autismo. Os objetivos inicialmente delineados foram, de um modo geral, satisfatoriamente atingidos através da utilização das estratégias e metodologias de intervenção direcionadas às problemáticas das crianças. Finalmente é também feita uma reflexão final sobre a globalidade da experiência.
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