A importância da matemática e da modelação matemática no mestrado integrado em ciências farmacêuticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4707 |
Resumo: | A Matemática e as Ciências Farmacêuticas encontram-se relacionadas desde há muito, no entanto, foi a partir do séc. XVII, período de notável agitação cultural e científico que os métodos experimentais foram sustentados com cálculos matemáticos. Esta ciência e as técnicas de modelagem matemática tornaram-se numa ferramenta amplamente utilizada, de tal modo, que nos dias de hoje são consideradas como fundamentais na generalidade das profissões e em especial nas Ciências Farmacêuticas. Contudo, para muitos ainda não é vista como fundamental e essencial para a formação de futuros farmacêuticos. Deste modo, pretende-se demonstrar como a Matemática e as técnicas de modelagem se tornaram ao longo dos anos nesta poderosa ferramenta. Quer pelos instrumentos, quer pelas competências que nos proporcionam. Pretende-se também, com recurso aos conteúdos programáticos desta unidade curricular, avaliar se os conhecimentos, sistemas de avaliação e distribuição da carga horária são efetuados de forma homogénea pelas diferentes instituições portuguesas, públicas ou privadas que lecionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Verificou-se que a Matemática é uma ciência plena de capacidades e recursos e que estabelece uma relação interdisciplinar com as Ciências Farmacêuticas. Quer pela componente utilitária, quer pela componente formativa que proporciona. A análise dos conteúdos programáticos demonstra que apesar de serem transversais, as Universidades que não lecionam Sistemas de Equações Lineares e Equações diferenciais deveriam faze-lo e também realizarem um melhor controlo da carga horária por temática. |
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A importância da matemática e da modelação matemática no mestrado integrado em ciências farmacêuticasENSINO SUPERIORCIÊNCIAS FARMACÊUTICASMATEMÁTICAMODELAÇÃO MATEMÁTICAMESTRADO INTEGRADO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICASHIGHER EDUCATIONPHARMACEUTICAL SCIENCESMATHEMATICSMATHEMATICS MODELINGA Matemática e as Ciências Farmacêuticas encontram-se relacionadas desde há muito, no entanto, foi a partir do séc. XVII, período de notável agitação cultural e científico que os métodos experimentais foram sustentados com cálculos matemáticos. Esta ciência e as técnicas de modelagem matemática tornaram-se numa ferramenta amplamente utilizada, de tal modo, que nos dias de hoje são consideradas como fundamentais na generalidade das profissões e em especial nas Ciências Farmacêuticas. Contudo, para muitos ainda não é vista como fundamental e essencial para a formação de futuros farmacêuticos. Deste modo, pretende-se demonstrar como a Matemática e as técnicas de modelagem se tornaram ao longo dos anos nesta poderosa ferramenta. Quer pelos instrumentos, quer pelas competências que nos proporcionam. Pretende-se também, com recurso aos conteúdos programáticos desta unidade curricular, avaliar se os conhecimentos, sistemas de avaliação e distribuição da carga horária são efetuados de forma homogénea pelas diferentes instituições portuguesas, públicas ou privadas que lecionam o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Verificou-se que a Matemática é uma ciência plena de capacidades e recursos e que estabelece uma relação interdisciplinar com as Ciências Farmacêuticas. Quer pela componente utilitária, quer pela componente formativa que proporciona. A análise dos conteúdos programáticos demonstra que apesar de serem transversais, as Universidades que não lecionam Sistemas de Equações Lineares e Equações diferenciais deveriam faze-lo e também realizarem um melhor controlo da carga horária por temática.Mathematics and the Pharmaceutical Sciences have long been bound together, however, it was from the 17th century onwards, a period of remarkable cultural and scientific development, that the experimental methods were supported by mathematical calculations. This science and the techniques of mathematical modelling have become such a widely used tool that nowadays they are considered essential in most professions, especially in Pharmaceutical Sciences. However, there are still many who don’t regard it as fundamental in the training of future pharmacists/chemists. Thus, it is our aim to show how Mathematics and modelling techniques have become a powerful tool. Not only because of the instruments themselves, but also because of the competences they offer. By resorting to the contents of the program of this curricular unit we also aim to evaluate if the knowledge, the evaluation systems and the distribution of the number of hours are done in a homogeneous way in all the Portuguese institutions, both public and private, where the Master’s Degree in Pharmaceutical Sciences is taught. It was concluded that Mathematics is a science full of abilities and resources that establishes an interdisciplinary relationship with the Pharmaceutical Sciences, both by the practical content and by the formative content it offers. The analysis of the curricular contents shows that, although they exist in all the different institutions, those Universities that do not teach Linear Equations and Differential Equations Systems should do it as well as keep a better control of the number of hours given in each topic.2014-05-08T16:27:27Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4707TID:201420007porPires, Júlia Maria Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:28.867488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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