Inclusão de crianças com NEE severas na classe regular : perspectivas de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/13869 |
Resumo: | Dissertação mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
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Inclusão de crianças com NEE severas na classe regular : perspectivas de professoresInclusãoEducação especialNecessidades educativas especiais severasMetodologia qualitativaProfessoresInclusionSpecial educationSevere special needsQualitative methodologyTeachers376Dissertação mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)O presente trabalho tem como finalidade, conhecer, compreender e sistematizar as perspectivas de professores do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, sobre a inclusão de crianças com NEE severas nas classes regulares. Para o efeito, e seguindo a metodologia qualitativa, os dados foram recolhidos através de entrevistas parcialmente estruturadas, de resposta aberta, feitas a quatro professores de turma que tinham a experiência de inclusão nas turmas regulares de alunos com NEE severas. Num primeiro momento, as perspectivas obtidas são sintetizadas e apresentadas factualmente, por participante, utilizando o mais possível a voz de cada um. Num segundo momento, sob a forma de cruzamento das perspectivas individuais, traço as diferenças e as similaridades entre os participantes e interpreto e discuto, à luz da investigação e do debate internacional, as suas perspectivas enquanto grupo. Por fim, o conhecimento obtido é sintetizado nas seguintes conclusões: a) Os professores da classe regular concordam que os alunos com NEE severas estejam incluídos na classe, mas não a tempo inteiro; b) Os professores consideram que, segundo a filosofia da inclusão, “todas as crianças e jovens, mesmo com graves incapacidades, podem e devem ser aceites pela escola regular e nela encontrar as respostas adequadas às suas necessidades específicas” (Ainscow, 1997); c) Os professores de turma têm dificuldade em comunicar com os alunos com NEE severas, e em flexibilizar o currículo para estes alunos; d) A escola não disponibiliza aos professores de turma recursos materiais e humanos para uma educação de qualidade na sala de aula dos alunos com NEE severas; e) Os professores consideram que os alunos com NEE severas beneficiam em termos sociais, mas não em termos académicos com a inclusão a tempo inteiro; f) Os professores de turma sentem que não sabem operacionalizar a filosofia da inclusão na sala de aula, não tem suficiente apoio da liderança ou de profissionais especializados para o fazer. Este trabalho pretende ser um contributo para clarificar e enriquecer o conhecimento sobre a inclusão dos alunos com NEE severas nas classes regulares portuguesas.The aim of this study is to know, understand and systematize 1st, 2nd and 3rd grade teachers’ perspectives regarding the inclusion of students with severe special educational needs in regular classes. In order to do so, I have followed a qualitative methodology, interviewed four teachers who have experienced the inclusion of students with severe special educational needs in regular classes. Data collected was analyzed using the technique of content analysis, and on a first moment, the teachers’ perspectives are synthesized and presented factually, by participant, using their own words as much as possible. On a second moment, by crossing the data from their individual perspectives, I trace the differences and the similarities between the teachers as a group, interpret and discuss the data, according to the existing investigation and the international debate. Finally the results are synthesized in the following main conclusions: a) Teachers agree with their inclusion of students with severe special educational needs in regular classes, but not with full time inclusion; b) Teachers consider that, according to inclusion philosophy, “all children and young people, with serious incapacities, can and must be accepted in regular school and there must be found the appropriate answers to their specific needs” (Ainscow, 1997); c) Teachers have difficulty in communicating with students with severe special educational needs and in adjusting the curricula to theme; d) Teachers considered that school does not provide the material and human resources for a quality education of students with severe special educational needs in regular classes; e) Teachers consider that students with severe special educational needs may benefit in social terms, but do not benefit in academic terms from full time inclusion; f) Teachers feel that they do not know to how to put in practice the inclusion philosophy in the classroom, claim that they do not have sufficient support, neither from the leadership nor from specialized experts. This study is a contribution to clarify and deepen the knowledge about the inclusion of severe special needs children in regular classes in Portugal.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoMiranda, Zita Neto de20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:00.488538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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