Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Sónia Filipa Rodrigues, 1977-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/18326
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Área de Especialização em Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_59ba654425e653a3c24028c1e70b8a79
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/18326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º cicloGestão da sala de aulaProfessores (Ensino básico, 1º Ciclo)DisciplinaDisrupção escolarTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Educação (Área de Especialização em Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015Enquadramento conceptual: O estudo do conceito de gestão da sala de aula tem surgido como importante e atual, sobretudo nas teorias cognitivo-sociais, que destacam a escassez de investigações e a necessidade de aprofundamento das existentes. Os professores desenvolvem estratégias na gestão da sala de aula, no sentido de conceberem condições favoráveis ao processo do ensino e da aprendizagem. Objetivo geral: pretendeu-se, na dissertação realizada, procurar informação para responder ao seguinte Problema de Investigação: Como se caracterizam os comportamentos de gestão da sala de aula percecionados pelos professores do 1º ciclo e como variam em função de fatores específicos? Especificamente foram consideradas as seguintes questões de estudo: “Q1: Como se distribuem os professores pelos indicadores de “competências de gestão da aula” (CGA), em termos de baixas e elevadas competências?”; “Q2: Como se diferenciam os professores nos parâmetros de “competências de gestão da aula” (CGA), em função dos cargos havidos na escola?”; “Q3: Como se diferenciam os professores nos diferentes parâmetros de “competências de gestão da aula” (CGA), em função do estado civil?”; “Q4: Como se diferenciam os professores nos diferentes parâmetros de “competências de gestão da aula” (CGA), em função do tempo de serviço?”; “Q5: Como se diferenciam os professores nos diferentes parâmetros de “competências de gestão da aula” (CGA), em função da satisfação que têm na sua profissão?” e “Q6: Que relação existe entre as “competências de gestão da aula” (CGA) e a disrupção escolar dos alunos inferida pelos professores?”. Método: é um estudo de natureza quantitativa em que 181 professores do 1º ciclo do ensino básico, no distrito de Lisboa, responderam à Escala de Gestão da Aula, de Emmer & Hickman (1991) e à Escala de Disrupção Escolar Inferida pelos Professores, de Veiga (2006). Resultados e conclusões: os resultados indicam que os professores percecionam como elevadas as suas competências de gestão da aula, apresentando resultados mais elevados nas dimensões da gestão de comportamento e gestão de ensino. Os resultados sugerem que os professores, com cargos exercidos na escola, detêm mais competências de gestão da aula nas seguintes dimensões: gestão de comportamento e gestão de ensino. O grupo de professores com um grau de satisfação elevado na profissão possui mais competências de gestão da aula nas dimensões: perceção das influências externas; gestão do comportamento e gestão do ensino. O estado civil e o tempo de serviço dos professores não apareceram associados com as competências de gestão na sala de aula. As competências de gestão da aula aparecem significativa e negativamente correlacionada com a disrupção escolar dos alunos inferida pelos professores. São apresentadas implicações para a prática educativa, bem como sugestões de novos estudos.Conceptual framework: Research on the concept of Classroom Management has become central and current, especially in the social-cognitive study areas, which emphasize the scarceness of available research and the need for further analysis of existing studies. Teachers develop Classroom Management strategies, in order to promote conditions that foster teaching and learning. Main objective: in this study the main goal was to gather information pertinent for the following Research Problem: How are the Classroom Management behaviours typified, as perceived by 1st grade teachers, and how do they vary as a result of specific factors? The following research questions were specifically considered: “Q1: How are teachers distributed over the range of “Classroom Management Skills” (CMS) in terms of high or low skill level?”; “Q2: How do teachers differ on “Classroom Management Skills” (CMS) as a result of other functions or positions assumed in the School?”; “Q3: How do teachers differ on “Classroom Management Skills” (CMS) as a result of their marital status?”; “Q4: How do teachers differ on “Classroom Management Skills” (CMS) as a result of their duration of employment?”; “Q5: How do teachers differ on “Classroom Management Skills” (CMS) as a result of their level of professional satisfaction?” and “Q6: How do “Classroom Management Skills” (CMS) relate to school disruption caused by students as perceived by teachers?”. Method: a quantitative study was carried out, through inquiries made to 181 1st grade teachers in the district of Lisboa; teachers answered to the Teacher Efficacy in Classroom Management and Discipline Scale (Emmer & Hickman, 1991), and to the School Disruption Scale Inferred by Teachers (Veiga, 2006). Results and conclusions: results indicate that teachers perceive their Classroom Management Skills (CMS) as high, with highest scores on both the efficacy for classroom management and discipline subscale and the personal teaching efficacy subscale. Results suggest that teachers with other functions or positions assumed in the school have Classroom Management Skills on both the efficacy for classroom management and discipline subscale and the personal teaching efficacy subscale. Teachers with a high level of professional satisfaction have higher Classroom Management Skills (CMS) on the external influences, efficacy for classroom management and discipline and personal teaching efficacy subscales. Teachers’ marital status and duration of employment do not appear to be related with Classroom Management Skills. Classroom Management Skills are significantly and negatively correlated with classroom disruption caused by students inferred by teachers. Consequences for the teaching practice are discussed, as well as proposals for further studies.Veiga, FelicianoRepositório da Universidade de LisboaValente, Sónia Filipa Rodrigues, 1977-2015-06-30T14:51:32Z20152015-03-032015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/18326TID:201355469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:04:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/18326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:55.456625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º ciclo
title Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º ciclo
spellingShingle Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º ciclo
Valente, Sónia Filipa Rodrigues, 1977-
Gestão da sala de aula
Professores (Ensino básico, 1º Ciclo)
Disciplina
Disrupção escolar
Teses de mestrado - 2015
title_short Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º ciclo
title_full Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º ciclo
title_fullStr Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º ciclo
title_full_unstemmed Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º ciclo
title_sort Gestão da sala de aula : um estudo com professores do 1º ciclo
author Valente, Sónia Filipa Rodrigues, 1977-
author_facet Valente, Sónia Filipa Rodrigues, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veiga, Feliciano
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Sónia Filipa Rodrigues, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da sala de aula
Professores (Ensino básico, 1º Ciclo)
Disciplina
Disrupção escolar
Teses de mestrado - 2015
topic Gestão da sala de aula
Professores (Ensino básico, 1º Ciclo)
Disciplina
Disrupção escolar
Teses de mestrado - 2015
description Tese de mestrado, Educação (Área de Especialização em Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30T14:51:32Z
2015
2015-03-03
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/18326
TID:201355469
url http://hdl.handle.net/10451/18326
identifier_str_mv TID:201355469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134277569347584