Ensino da escrita no 1º ciclo : como marcar a diferença? : um estudo de práticas e perceções de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lucilina Tavares Lopes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23124
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
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spelling Ensino da escrita no 1º ciclo : como marcar a diferença? : um estudo de práticas e perceções de professoresPercepções dos professoresAutorregulaçãoEscritaProfessores (Ensino básico, 1º Ciclo)Teses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015O presente estudo de natureza qualitativa tem como objetivo identificar as perceções de um grupo de professores do 1º Ciclo (N=21) sobre a escrita e o seu ensino, assim como as suas práticas. Pretende-se ainda identificar as suas perceções relativamente a um curso de formação sobre o ensino explícito de estratégias de autorregulação para a escrita, que decorreu num dos Agrupamentos de Escolas da zona da Grande Lisboa, no âmbito da formação contínua dos professores do Ensino Básico. Para a recolha de dados utilizou-se inicialmente um questionário sobre as Práticas de Ensino da Escrita nos primeiros anos (Cutler & Graham, 2008), os artefactos (reflexões e planificações dos professores no final da formação) e um questionário aberto (após a formação). Os resultados mostram que inicialmente os professores revelam uma perceção positiva sobre a escrita e a sua importância. Gostam de ensinar a escrita e sentem-se preparados para tal. Registam-se, no entanto, algumas lacunas nas suas práticas de ensino. Geralmente despendem muito pouco tempo no ensino e nas atividades escrita em sala de aula, atribuem maior ênfase ao ensino de competências básicas comparativamente ao ensino de processos. Desenvolvem preferencialmente atividades promotoras de reprodução do conhecimento em detrimento das que promovem a elaboração do pensamento. No entanto, revelam elevada expetativa relativamente ao curso de formação e parecem tê-lo percecionado como uma boa oportunidade de reflexão e aquisição de novos conhecimentos no domínio da escrita. Reconhecem, no final da formação, as potencialidades do Self Regulated Strategy Devlopment (SRSD) enquanto modelo de ensino explícito de estratégias de autorregulação para a escrita e parecem estar mais sensibilizados sobre a importância de ensinar a escrita na lógica do processo.This qualitative study aims to identify the perceptions of a group of elementary school teachers (N=21) about writing and their practices in teaching to write. It also aims to identify their perceptions about a training course on the explicit teaching of self-regulation strategies for writing, which took place within a group of schools from the Lisbon area, with the purpose of contributing to teachers’ continuous professional development. A questionnaire about Teaching Practices for Writing was used to collect data in the early years (Cutler & Graham, 2008), Artifacts (reflections and lesson plans of teachers at the end of training) and an open questionnaire (after the training course). The results show that initially, the teachers had a positive perception of writing and its importance. They enjoyed teaching writing and felt ready to do it. However, there were some gaps in their teaching practices. They usually spent very little time in written education/activities in the classroom, giving more emphasis to the teaching of basic skills compared to teaching processes. They developed activities that promoted the reproduction of knowledge instead of promoting thought development/elaboration. However, the teachers revealed high expectations regarding the training course and seemed to have perceived it as a good opportunity for reflection and acquisition of new knowledge in the writing area. At the ending of the training, they seemed to recognize the potential of Self-Regulated Strategy Development (SRSD) as an explicit model of teaching self-regulation strategies for writing and seemed to be more aware about the importance of teaching writing as a process.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Lucilina Tavares Lopes2016-03-22T18:33:14Z20152015-07-062015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23124TID:201212811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:35.661258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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