A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Clotilde
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.346
Resumo: Ethics importance has been growing in organizations, and innovation is seen ever more as a key factor in enterprise sustainability. Several theoretical approaches developed in recent years support the undeniable economic, social and human benefits of enterprise ethics. Other approaches sustain that enterprises create and retain their competitive advantages mostly through innovation. On this context, the goal of this article is to propose a conceptual model which allows understanding of the existing relationship between these two concepts, analyzing how the implementation of ethical management in enterprises promotes organizational sustainability and innovation. The growing importance of ethics and innovation in organizations and the need for new management models in modern economy are the reasons for this study.
id RCAP_59bb4de14f144e04dd6f70efb983bad1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacionalEthics importance has been growing in organizations, and innovation is seen ever more as a key factor in enterprise sustainability. Several theoretical approaches developed in recent years support the undeniable economic, social and human benefits of enterprise ethics. Other approaches sustain that enterprises create and retain their competitive advantages mostly through innovation. On this context, the goal of this article is to propose a conceptual model which allows understanding of the existing relationship between these two concepts, analyzing how the implementation of ethical management in enterprises promotes organizational sustainability and innovation. The growing importance of ethics and innovation in organizations and the need for new management models in modern economy are the reasons for this study.A ética tem vindo de forma crescente a ganhar importância e espaço nas organizações e a inovação assume-se cada vez mais como um fator chave da sustentabilidade empresarial. Várias abordagens teóricas, desenvolvidas nos últimos anos, sustentam os inegáveis benefícios, económicos, ambientais, humanos e sociais da ética empresarial. Outras, afirmam que as empresas geram e conservam as suas vantagens competitivas primordialmente através da inovação. Neste contexto, o objetivo deste artigo é propor um modelo conceptual que permita perceber a relação existente entre os dois conceitos e, analisar, em que medida a implementação da gestão ética nas empresas promove a inovação e a sustentabilidade organizacional. A crescente importância da ética e da inovação nas organizações e a necessidade de novos modelos de gestão na economia moderna, justificam o interesse do estudo.Universidade Católica Portuguesa2017-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.346oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/346Gestão e Desenvolvimento; No 25 (2017); 55-73Gestão e Desenvolvimento; n. 25 (2017); 55-732184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.n25reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/346https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.346https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/346/314Direitos de Autor (c) 2017 Clotilde Passoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Clotilde2022-09-23T15:47:16Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:35.907792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacional
title A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacional
spellingShingle A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacional
Passos, Clotilde
title_short A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacional
title_full A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacional
title_fullStr A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacional
title_full_unstemmed A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacional
title_sort A ética – como motor da inovação empresarial e da sustentabilidade organizacional
author Passos, Clotilde
author_facet Passos, Clotilde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Clotilde
description Ethics importance has been growing in organizations, and innovation is seen ever more as a key factor in enterprise sustainability. Several theoretical approaches developed in recent years support the undeniable economic, social and human benefits of enterprise ethics. Other approaches sustain that enterprises create and retain their competitive advantages mostly through innovation. On this context, the goal of this article is to propose a conceptual model which allows understanding of the existing relationship between these two concepts, analyzing how the implementation of ethical management in enterprises promotes organizational sustainability and innovation. The growing importance of ethics and innovation in organizations and the need for new management models in modern economy are the reasons for this study.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.346
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/346
url https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.346
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/346
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.346
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/346/314
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Clotilde Passos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Clotilde Passos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento; No 25 (2017); 55-73
Gestão e Desenvolvimento; n. 25 (2017); 55-73
2184-5638
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.n25
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130508345475072