A satisfação de colaboradores Moçambicanos em tempos de pandemia: Uma avaliação a nível de clima e estrutura organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Patrícia Salomé Moreira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23530
Resumo: As pessoas são uma parte essencial das organizações, independentemente do setor em que estão inseridas – é o capital humano que tem o maior impacto na produtividade das empresas. Considerando que quanto mais satisfeitos estiverem os colaboradores com o seu local de trabalho, mais comprometidos e produtivos serão, achamos interessante perceber quais os preditores da satisfação, de modo a ser possível potenciá-la e, consequentemente, maximizar a produtividade nas organizações. Deste modo, o objetivo do nosso estudo passa por identificar quais os preditores da satisfação, num contexto muito específico em que vivemos atualmente – a pandemia da COVID-19. Neste sentido, foram tidas em consideração, enquanto variáveis preditoras da satisfação no trabalho: a exaustão emocional, o crescimento e desenvolvimento, a realização pessoal, a clareza de papéis, o conflito de papéis, a sobrecarga de papéis e a cooperação (como sendo dimensões do clima organizacional); por outro lado, foram também consideradas a formalização e a hierarquia da autoridade, como pertencentes à estrutura organizacional; e, por fim, a implicação organizacional, estando associada ao clima organizacional. A seriedade e a expectativa da duração da pandemia COVID-19 surge no modelo teórico enquanto moderadora destas relações. A nossa amostra foi recolhida em Moçambique, através de um questionário online. Participaram 116 trabalhadores de empresas moçambicanas, com idades compreendidas entre 18 e 45 ou mais anos, dos quais 75% são do sexo feminino. Os resultados evidenciaram que apenas o crescimento e desenvolvimento, o conflito de papéis e a implicação organizacional funcionam como preditoras da satisfação no trabalho. Relativamente às moderações realizadas, observaram-se três efeitos de interação significativos: a hierarquia de autoridade e a cooperação com a seriedade da COVID-19 e a formalização com a expectativa de duração da COVID-19.
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