Paradigmas da inclusão no contexto mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Helena
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/724
Resumo: Numa perspectiva histórica, aborda-se a evolução das atitudes sociais em relação à pessoa com deficiência, passando pela exclusão e perspectiva assistencial até às perspectivas educativas diferenciadoras. São referenciados os conceitos de necessidades educativas especiais, de educação especial e de integração, bem como a própria evolução, na década de 80, dos modelos integradores e, na década de 90, da escola inclusiva como filosofia e como organização. Abordam-se por fim os novos paradigmas de Inclusão mundiais, emergentes de factos como a natural constituição da sociedade, o avanço da ciência, a ética e a construção do social, a defesa e partilha de valores humanos universais e intemporais na construção da cidadania, o respeito pela individualidade, cimentado a partir da ideia de apropriação individual dos valores colectivamente construídos e defendidos. Donde deriva a necessidade de recriar a escola contemporânea, no sentido de a tornar apta a educar na base de planificações individuais, como resposta educativa aos alunos com NEE e de equipas multidisciplinares e centros de recursos regionais, como factores de promoção da diferenciação em ambientes inclusivos, para além de ter de assumir oferecer uma educação intercultural para todos.
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