Perspectiva pictórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/962 |
Resumo: | A perspectiva, designação correcta de desenho em três dimensões, é a forma mais rigorosa de representar as formas num espaço bidimensional. No entanto, este método de representação da realidade formal, não deixa de ser uma ilusão ou equívoco, não no sentido depreciativo do termo. Poder-se-á mesmo considerar os que utilizam este método de representação, artistas, arquitectos, engenheiros ou desenhadores, como ilusionistas. Pretendem recriar no espaço bidimensional a ilusão de profundidade. E se para alguns, a perspectiva não tem cabimento na arte contemporânea, é porque demonstram desconhecimento da evolução histórica da arte e são possuidores de uma cultura demasiadamente balizada. Em toda a actividade artística, a imagem será sempre um produto executado com determinadas intenções e não um equivalente ao real. No entanto, em criação, não bastam atributos como a expressividade e a criatividade. Como em qualquer actividade humana, o rigor, a objectividade, o conhecimento técnico-científico e a investigação, são e serão sempre, a base de toda a construção criativa. A perspectiva, utilizada de início apenas pelos artistas, principalmente os renascentistas, transformar-se-ia em técnica e posteriormente em ciência. Daí que hoje em dia, é de uma forma comum designada de geometria projectiva. A presente publicação destina-se prioritariamente a estudantes de arte, artistas e docentes de artes visuais. Julgo com este trabalho ajudar a resolver uma lacuna, num campo exíguo de publicações actualizadas e práticas. Pretende-se que o leitor entenda “geometria” como “organização da forma”. Poderá assim, identificar as formas geométricas no seu envolvimento natural e humanizado. |
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