O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guérios, Gislaine Teixeira Borges
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203131
Resumo: A perspectiva é ainda a técnica mais usual de desenho para muitos profissionais: engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais e artistas. A problemática que se levanta nesta pesquisa é compreender como a perspectiva tornou-se um saber escolar. Busca-se realizar um ensaio de uma escrita histórica sobre o ensino deste saber – a perspectiva –, problematizando aspectos tais como quando e por quais razões este saber escolar institucionalizou-se no ensino de nível superior, como se deu o seu desenvolvimento, em quais cursos este saber era ministrado, qual era a formação dos professores que o lecionavam e qual bibliografia era utilizada. A presente pesquisa é realizada na UFSC, limitando-se às décadas de 1960 e 1970. Os materiais de análise englobam documentos tais como planos de ensino, ementas, catálogos de cursos, livros teóricos e didáticos, além de conversas com docentes. Os locais da pesquisa concentram-se no Departamento de Geociências do Centro de Estudos Básicos, no Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico e no Ginásio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação. Esta pesquisa tece, enfim, uma narrativa que aponta para a institucionalização do ensino do saber perspectiva na UFSC.
id UFSC_caa91c1aa59e97029c9aa13cd68536b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203131
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita históricaTécnica da PerspectivaSaber EscolarGeometria DescritivaHistória da Educação MatemáticaA perspectiva é ainda a técnica mais usual de desenho para muitos profissionais: engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais e artistas. A problemática que se levanta nesta pesquisa é compreender como a perspectiva tornou-se um saber escolar. Busca-se realizar um ensaio de uma escrita histórica sobre o ensino deste saber – a perspectiva –, problematizando aspectos tais como quando e por quais razões este saber escolar institucionalizou-se no ensino de nível superior, como se deu o seu desenvolvimento, em quais cursos este saber era ministrado, qual era a formação dos professores que o lecionavam e qual bibliografia era utilizada. A presente pesquisa é realizada na UFSC, limitando-se às décadas de 1960 e 1970. Os materiais de análise englobam documentos tais como planos de ensino, ementas, catálogos de cursos, livros teóricos e didáticos, além de conversas com docentes. Os locais da pesquisa concentram-se no Departamento de Geociências do Centro de Estudos Básicos, no Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico e no Ginásio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação. Esta pesquisa tece, enfim, uma narrativa que aponta para a institucionalização do ensino do saber perspectiva na UFSC.2019-12-18T13:05:43Z2019-12-18T13:05:43Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203131Guérios, Gislaine Teixeira Borgesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-18T13:05:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203131Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-18T13:05:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
title O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
spellingShingle O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
Guérios, Gislaine Teixeira Borges
Técnica da Perspectiva
Saber Escolar
Geometria Descritiva
História da Educação Matemática
title_short O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
title_full O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
title_fullStr O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
title_full_unstemmed O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
title_sort O ensino da perspectiva: ensaio de uma escrita histórica
author Guérios, Gislaine Teixeira Borges
author_facet Guérios, Gislaine Teixeira Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guérios, Gislaine Teixeira Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica da Perspectiva
Saber Escolar
Geometria Descritiva
História da Educação Matemática
topic Técnica da Perspectiva
Saber Escolar
Geometria Descritiva
História da Educação Matemática
description A perspectiva é ainda a técnica mais usual de desenho para muitos profissionais: engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais e artistas. A problemática que se levanta nesta pesquisa é compreender como a perspectiva tornou-se um saber escolar. Busca-se realizar um ensaio de uma escrita histórica sobre o ensino deste saber – a perspectiva –, problematizando aspectos tais como quando e por quais razões este saber escolar institucionalizou-se no ensino de nível superior, como se deu o seu desenvolvimento, em quais cursos este saber era ministrado, qual era a formação dos professores que o lecionavam e qual bibliografia era utilizada. A presente pesquisa é realizada na UFSC, limitando-se às décadas de 1960 e 1970. Os materiais de análise englobam documentos tais como planos de ensino, ementas, catálogos de cursos, livros teóricos e didáticos, além de conversas com docentes. Os locais da pesquisa concentram-se no Departamento de Geociências do Centro de Estudos Básicos, no Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Tecnológico e no Ginásio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação. Esta pesquisa tece, enfim, uma narrativa que aponta para a institucionalização do ensino do saber perspectiva na UFSC.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2019-12-18T13:05:43Z
2019-12-18T13:05:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203131
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652012509724672