Identidade Organizacional: Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Rommel Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Demo, Gisela, Nascimento, Thiago Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28844
Resumo: Ainda que relativamente novo no universo científico, o tema Identidade Organizacional (IO) tem despertado interesse de pesquisadores nos contextos internacional e nacional. A importância da IO é corroborada pelo reconhecimento do construto como fator-chave para compreensão de diversos aspectos relacionados à gestão das organizações (HE; BROWN, 2013). A presente pesquisa busca contribuir com o amadurecimento da construção teórica relativa à IO, por meio da revisão bibliométrica de artigos publicados no período de 2001 a 2017 em periódicos nacionais de administração e psicologia de primeira linha (Qualis≥B2). A bibliometria apontou a prevalência de estudos empíricos e qualitativos, focados no setor privado, tendo a entrevista como principal método de coleta de dados e a análise de conteúdo como técnica mais utilizada para a análise dos dados. Em linhas gerais, os resultados desvelaram os itinerários da produção acadêmica nacional, que sugere novos olhares e diferentes possibilidades de estudos acerca do tema.
id RCAP_59e872e2c118eaa3bef619598d042e0f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28844
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidade Organizacional: Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?Identidade Organizacional; Pesquisa Bibliométrica; Produção Acadêmica Brasileira.Ainda que relativamente novo no universo científico, o tema Identidade Organizacional (IO) tem despertado interesse de pesquisadores nos contextos internacional e nacional. A importância da IO é corroborada pelo reconhecimento do construto como fator-chave para compreensão de diversos aspectos relacionados à gestão das organizações (HE; BROWN, 2013). A presente pesquisa busca contribuir com o amadurecimento da construção teórica relativa à IO, por meio da revisão bibliométrica de artigos publicados no período de 2001 a 2017 em periódicos nacionais de administração e psicologia de primeira linha (Qualis≥B2). A bibliometria apontou a prevalência de estudos empíricos e qualitativos, focados no setor privado, tendo a entrevista como principal método de coleta de dados e a análise de conteúdo como técnica mais utilizada para a análise dos dados. Em linhas gerais, os resultados desvelaram os itinerários da produção acadêmica nacional, que sugere novos olhares e diferentes possibilidades de estudos acerca do tema.Repositório da Universidade de LisboaResende, Rommel GomesDemo, GiselaNascimento, Thiago Gomes2023-10-03T13:13:37Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28844por10.21171/ges.v13i36.2507info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-08T01:31:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:54.546941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidade Organizacional: Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?
title Identidade Organizacional: Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?
spellingShingle Identidade Organizacional: Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?
Resende, Rommel Gomes
Identidade Organizacional; Pesquisa Bibliométrica; Produção Acadêmica Brasileira.
title_short Identidade Organizacional: Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?
title_full Identidade Organizacional: Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?
title_fullStr Identidade Organizacional: Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?
title_full_unstemmed Identidade Organizacional: Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?
title_sort Identidade Organizacional: Em que medida a produção acadêmica nacional identifica-se com as aspirações da área?
author Resende, Rommel Gomes
author_facet Resende, Rommel Gomes
Demo, Gisela
Nascimento, Thiago Gomes
author_role author
author2 Demo, Gisela
Nascimento, Thiago Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Rommel Gomes
Demo, Gisela
Nascimento, Thiago Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Organizacional; Pesquisa Bibliométrica; Produção Acadêmica Brasileira.
topic Identidade Organizacional; Pesquisa Bibliométrica; Produção Acadêmica Brasileira.
description Ainda que relativamente novo no universo científico, o tema Identidade Organizacional (IO) tem despertado interesse de pesquisadores nos contextos internacional e nacional. A importância da IO é corroborada pelo reconhecimento do construto como fator-chave para compreensão de diversos aspectos relacionados à gestão das organizações (HE; BROWN, 2013). A presente pesquisa busca contribuir com o amadurecimento da construção teórica relativa à IO, por meio da revisão bibliométrica de artigos publicados no período de 2001 a 2017 em periódicos nacionais de administração e psicologia de primeira linha (Qualis≥B2). A bibliometria apontou a prevalência de estudos empíricos e qualitativos, focados no setor privado, tendo a entrevista como principal método de coleta de dados e a análise de conteúdo como técnica mais utilizada para a análise dos dados. Em linhas gerais, os resultados desvelaram os itinerários da produção acadêmica nacional, que sugere novos olhares e diferentes possibilidades de estudos acerca do tema.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2023-10-03T13:13:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28844
url http://hdl.handle.net/10400.5/28844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.21171/ges.v13i36.2507
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133604441227264