Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23086 |
Resumo: | O tema Aprendizagem Organizacional (AO) em bibliotecas acadêmicas no Brasil é pouco explorado e as publicações que apresentam resultados de estudos empíricos são incipientes. Considerando a importância de aprofundar os estudos na área, foi realizada uma revisão sistemática na literatura visando identificar e analisar como o tema de AO, relacionado ao contexto das bibliotecas acadêmicas, vem sendo abordado em estudos empíricos no período de 2005 a 2015. Para a análise, foram selecionados 16 artigos. As áreas temáticas abordadas nos estudos se concentram em: AO enquanto processo (aprendizagem individual, grupal e organizacional); relacionamentos da AO com a gestão do conhecimento; gestão da informação e avaliação institucional; impactos da cultura organizacional sobre AO e capacidade de aprendizagem organizacional. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, o uso de abordagens quantitativas prevalece. A síntese dos resultados descritos nos artigos aponta para: a) a relevância da cultura da aprendizagem, da cultura organizacional e do estilo da liderança para a AO e o desempenho das bibliotecas; b) a importância da aprendizagem individual e grupal para se alcançar a AO; c) as comunidades de aprendizagem (em redes intra e interdepartamental) e comunidades de prática como significativas para gerar e transferir conhecimentos adquiridos; d) baixa AO a partir de processos de avaliação institucional. |
id |
UFMG-2_68191822a01e67342b7bb7faa6ab4ea0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/23086 |
network_acronym_str |
UFMG-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemáticaAprendizagem Organizacional. Biblioteca acadêmica. Biblioteca universitária. Revisão sistemática. Bibliometria.O tema Aprendizagem Organizacional (AO) em bibliotecas acadêmicas no Brasil é pouco explorado e as publicações que apresentam resultados de estudos empíricos são incipientes. Considerando a importância de aprofundar os estudos na área, foi realizada uma revisão sistemática na literatura visando identificar e analisar como o tema de AO, relacionado ao contexto das bibliotecas acadêmicas, vem sendo abordado em estudos empíricos no período de 2005 a 2015. Para a análise, foram selecionados 16 artigos. As áreas temáticas abordadas nos estudos se concentram em: AO enquanto processo (aprendizagem individual, grupal e organizacional); relacionamentos da AO com a gestão do conhecimento; gestão da informação e avaliação institucional; impactos da cultura organizacional sobre AO e capacidade de aprendizagem organizacional. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, o uso de abordagens quantitativas prevalece. A síntese dos resultados descritos nos artigos aponta para: a) a relevância da cultura da aprendizagem, da cultura organizacional e do estilo da liderança para a AO e o desempenho das bibliotecas; b) a importância da aprendizagem individual e grupal para se alcançar a AO; c) as comunidades de aprendizagem (em redes intra e interdepartamental) e comunidades de prática como significativas para gerar e transferir conhecimentos adquiridos; d) baixa AO a partir de processos de avaliação institucional.Perspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da InformaçãoPerspectivas em Ciência da Informação2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23086Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 156-179Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 156-179Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 156-1791981-53441413-9936reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23086/18667Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaqueti, Marouva FallgatterAlves, João Bosco da MotaSteil, Andrea Valéria2020-06-26T19:40:04Zoai:periodicos.ufmg.br:article/23086Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/PUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai||pci@eci.ufmg.br1981-53441413-9936opendoar:2020-06-26T19:40:04Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática |
title |
Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática Faqueti, Marouva Fallgatter Aprendizagem Organizacional. Biblioteca acadêmica. Biblioteca universitária. Revisão sistemática. Bibliometria. |
title_short |
Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática |
title_full |
Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática |
title_sort |
Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática |
author |
Faqueti, Marouva Fallgatter |
author_facet |
Faqueti, Marouva Fallgatter Alves, João Bosco da Mota Steil, Andrea Valéria |
author_role |
author |
author2 |
Alves, João Bosco da Mota Steil, Andrea Valéria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faqueti, Marouva Fallgatter Alves, João Bosco da Mota Steil, Andrea Valéria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Organizacional. Biblioteca acadêmica. Biblioteca universitária. Revisão sistemática. Bibliometria. |
topic |
Aprendizagem Organizacional. Biblioteca acadêmica. Biblioteca universitária. Revisão sistemática. Bibliometria. |
description |
O tema Aprendizagem Organizacional (AO) em bibliotecas acadêmicas no Brasil é pouco explorado e as publicações que apresentam resultados de estudos empíricos são incipientes. Considerando a importância de aprofundar os estudos na área, foi realizada uma revisão sistemática na literatura visando identificar e analisar como o tema de AO, relacionado ao contexto das bibliotecas acadêmicas, vem sendo abordado em estudos empíricos no período de 2005 a 2015. Para a análise, foram selecionados 16 artigos. As áreas temáticas abordadas nos estudos se concentram em: AO enquanto processo (aprendizagem individual, grupal e organizacional); relacionamentos da AO com a gestão do conhecimento; gestão da informação e avaliação institucional; impactos da cultura organizacional sobre AO e capacidade de aprendizagem organizacional. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, o uso de abordagens quantitativas prevalece. A síntese dos resultados descritos nos artigos aponta para: a) a relevância da cultura da aprendizagem, da cultura organizacional e do estilo da liderança para a AO e o desempenho das bibliotecas; b) a importância da aprendizagem individual e grupal para se alcançar a AO; c) as comunidades de aprendizagem (em redes intra e interdepartamental) e comunidades de prática como significativas para gerar e transferir conhecimentos adquiridos; d) baixa AO a partir de processos de avaliação institucional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23086 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23086/18667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação Perspectivas em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 156-179 Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 156-179 Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 156-179 1981-5344 1413-9936 reponame:Perspectivas em Ciência da Informação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
collection |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Ciência da Informação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pci@eci.ufmg.br |
_version_ |
1799711082999185408 |