O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Inês Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35754
Resumo: O presente documento foi realizado no ano letivo de 2021/2022, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, variante de violino, reunindo duas secções: o Projeto de Investigação e o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira secção refere-se ao Projeto de Investigação e pode-se dividir em duas partes, a primeira assume a responsabilidade de fundamentação teórica necessária para a elaboração da segunda, o Projeto Educativo. Neste projeto, o treino mental é encarado como uma ferramenta de controlo emocional associado à performance e otimização da performance musical. Com este estudo pretendeu-se averiguar a eficácia de dois exercícios (exercício de escrita e exercício de visualização) de treino mental adaptados do livro Altamente (2016) de Margarida Fonseca Santos para o contexto do ensino básico e secundário de música. O projeto contou com a participação de 5 alunos de violino da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa e realizou-se durante 5 meses, sendo que os exercícios foram implementados em 3 meses. Para a recolha de dados foram elaboradas duas audições, uma antes e outra depois da implementação dos exercícios, associadas a fichas-questionário que tiveram como objetivo perceber qual o estado emocional dos alunos em diferentes fases da performance e, também, entender a opinião dos alunos sobre os exercícios realizados. Os resultados obtidos através da investigação sugerem que o treino mental originou um melhor controlo emocional por parte dos participantes, especialmente antes e após a performance. Concluiu-se também que os participantes consideraram a prática eficaz e essencial. A segunda secção diz respeito ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, sob a orientação cooperante do professor Marcos Lázaro. Neste relatório são integrantes todos os elementos presentes no processo da prática.
id RCAP_59eb68f337c8592a4cf693e36eca86b6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/35754
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de músicaTreino mentalExercíciosAltamente (2016)Ensino básico e secundário de músicaO presente documento foi realizado no ano letivo de 2021/2022, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, variante de violino, reunindo duas secções: o Projeto de Investigação e o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira secção refere-se ao Projeto de Investigação e pode-se dividir em duas partes, a primeira assume a responsabilidade de fundamentação teórica necessária para a elaboração da segunda, o Projeto Educativo. Neste projeto, o treino mental é encarado como uma ferramenta de controlo emocional associado à performance e otimização da performance musical. Com este estudo pretendeu-se averiguar a eficácia de dois exercícios (exercício de escrita e exercício de visualização) de treino mental adaptados do livro Altamente (2016) de Margarida Fonseca Santos para o contexto do ensino básico e secundário de música. O projeto contou com a participação de 5 alunos de violino da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa e realizou-se durante 5 meses, sendo que os exercícios foram implementados em 3 meses. Para a recolha de dados foram elaboradas duas audições, uma antes e outra depois da implementação dos exercícios, associadas a fichas-questionário que tiveram como objetivo perceber qual o estado emocional dos alunos em diferentes fases da performance e, também, entender a opinião dos alunos sobre os exercícios realizados. Os resultados obtidos através da investigação sugerem que o treino mental originou um melhor controlo emocional por parte dos participantes, especialmente antes e após a performance. Concluiu-se também que os participantes consideraram a prática eficaz e essencial. A segunda secção diz respeito ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, sob a orientação cooperante do professor Marcos Lázaro. Neste relatório são integrantes todos os elementos presentes no processo da prática.This document was carried out in the academic year 2021/2022, within the scope of the Supervised Teaching Practice, curricular unit of the Master in Music Education at the University of Aveiro, violin variant, bringing together two sections: the Research Project and the Report of the Supervised Teaching Practice. The first section refers to the Research Project and can be divided into two parts, the first assumes responsibility for the theoretical foundation necessary for the elaboration of the second, the educational project. In this project, mental training is seen as a tool of emotional control associated with the performance and optimization of musical performance. This study aimed to investigate the effectiveness of two mental training exercises (writing and visualization exercise) adapted from the book Altamente (2016) by Margarida Fonseca Santos, for the context of basic and secondary music education. The project had the participation of 5 violin students from the Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa and was carried out for 5 months, with the exercises being implemented in 3 months. For data collection, two auditions were carried out, one before and one after the implementation of the exercises, associated with questionnaires that aimed to understand the emotional state of the students in different stages of the performance and, also, to understand the opinion of the students about the exercises executed. The results obtained through the investigation suggest that mental training resulted in better emotional control by the participants, especially before and after the performance. It was also concluded that the participants considered the practice to be effective and essential. The second section concerns the Report on the Supervised Teaching Practice carried out at the Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, under the cooperative guidance of Professor Marcos Lázaro. This report includes all elements present in the practice process.2023-01-12T14:09:25Z2022-07-18T00:00:00Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35754porAlves, Inês Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:07Zoai:ria.ua.pt:10773/35754Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:48.072359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de música
title O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de música
spellingShingle O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de música
Alves, Inês Fernandes
Treino mental
Exercícios
Altamente (2016)
Ensino básico e secundário de música
title_short O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de música
title_full O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de música
title_fullStr O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de música
title_full_unstemmed O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de música
title_sort O treino mental e a performance musical: aplicação no ensino básico e secundário de música
author Alves, Inês Fernandes
author_facet Alves, Inês Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Inês Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Treino mental
Exercícios
Altamente (2016)
Ensino básico e secundário de música
topic Treino mental
Exercícios
Altamente (2016)
Ensino básico e secundário de música
description O presente documento foi realizado no ano letivo de 2021/2022, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, variante de violino, reunindo duas secções: o Projeto de Investigação e o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada. A primeira secção refere-se ao Projeto de Investigação e pode-se dividir em duas partes, a primeira assume a responsabilidade de fundamentação teórica necessária para a elaboração da segunda, o Projeto Educativo. Neste projeto, o treino mental é encarado como uma ferramenta de controlo emocional associado à performance e otimização da performance musical. Com este estudo pretendeu-se averiguar a eficácia de dois exercícios (exercício de escrita e exercício de visualização) de treino mental adaptados do livro Altamente (2016) de Margarida Fonseca Santos para o contexto do ensino básico e secundário de música. O projeto contou com a participação de 5 alunos de violino da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa e realizou-se durante 5 meses, sendo que os exercícios foram implementados em 3 meses. Para a recolha de dados foram elaboradas duas audições, uma antes e outra depois da implementação dos exercícios, associadas a fichas-questionário que tiveram como objetivo perceber qual o estado emocional dos alunos em diferentes fases da performance e, também, entender a opinião dos alunos sobre os exercícios realizados. Os resultados obtidos através da investigação sugerem que o treino mental originou um melhor controlo emocional por parte dos participantes, especialmente antes e após a performance. Concluiu-se também que os participantes consideraram a prática eficaz e essencial. A segunda secção diz respeito ao Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, sob a orientação cooperante do professor Marcos Lázaro. Neste relatório são integrantes todos os elementos presentes no processo da prática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18T00:00:00Z
2022-07-18
2023-01-12T14:09:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/35754
url http://hdl.handle.net/10773/35754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137723333738496