Desenvolvimento de Competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica: relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/6877 |
Resumo: | O presente relatório emerge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, cujo objetivo visa a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, encontrando-se dividido em 2 partes distintas. A primeira parte evidencia a contextualização dos locais onde decorreram os ensinos clínicos, bem como a reflexão sobre as competências desenvolvidas ao longo dos mesmos, face ao que é emanado pela Ordem dos Enfermeiros como competências comuns do enfermeiro especialista e competências específicas do enfermeiro especialista na área da enfermagem à pessoa em situação crítica. A especialização em enfermagem assume um papel preponderante nos dias de hoje em que, pelos avanços da ciência e da tecnologia, é imprescindível ao profissional de enfermagem uma atualização constante e proativa naquilo que são as melhores intervenções para o doente, resultando de cuidados diferenciados e altamente qualificados. É nessa linha de pensamento que surge a segunda parte deste relatório, uma revisão sistemática da literatura que visa dar resposta à questão de investigação: Qual a eficácia da utilização de solução salina hipertónica em comparação com a utilização de manitol no controlo da pressão intracraniana no doente crítico?. |
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Desenvolvimento de Competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica: relatório de estágioCompetênciasEnfermagemEnfermeiro EspecialistaPessoa em Situação CríticaPressão Intracraniana.Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório emerge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, cujo objetivo visa a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, encontrando-se dividido em 2 partes distintas. A primeira parte evidencia a contextualização dos locais onde decorreram os ensinos clínicos, bem como a reflexão sobre as competências desenvolvidas ao longo dos mesmos, face ao que é emanado pela Ordem dos Enfermeiros como competências comuns do enfermeiro especialista e competências específicas do enfermeiro especialista na área da enfermagem à pessoa em situação crítica. A especialização em enfermagem assume um papel preponderante nos dias de hoje em que, pelos avanços da ciência e da tecnologia, é imprescindível ao profissional de enfermagem uma atualização constante e proativa naquilo que são as melhores intervenções para o doente, resultando de cuidados diferenciados e altamente qualificados. É nessa linha de pensamento que surge a segunda parte deste relatório, uma revisão sistemática da literatura que visa dar resposta à questão de investigação: Qual a eficácia da utilização de solução salina hipertónica em comparação com a utilização de manitol no controlo da pressão intracraniana no doente crítico?.Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIC-OnlineMadeira, Catarina Isabel Rodrigues2022-03-30T09:54:05Z2022-02-042022-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6877TID:202978842porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:06Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:00.482954Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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