Relatório de Estágio - Desenvolvimento de competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rito, Bruno Filipe Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7965
Resumo: O presente Relatório de Estágio de natureza profissional - Parte I - surge no âmbito do curso de mestrado em enfermagem médico-cirúrgica na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica, ministrado na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, cujo objetivo consiste em descrever e evidenciar, através da análise reflexiva, as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, desenvolvidas nos três ensinos clínicos, decorridos entre 2019 e 2020, em três serviços, nomeadamente num Serviço de Urgência Geral, Serviço de Medicina Intensiva e no Instituto Nacional de Emergência Médica na Ambulância Suporte Imediato de Vida e na Viatura Médica de Emergência e Reanimação. A componente de investigação - Parte II - deste relatório consistiu num estudo quantitativo, descritivo-correlacional, com enfoque longitudinal, realizado com enfermeiros do préhospitalar, com atividade em Suporte Imediato de Vida e Viatura Médica de Emergência e Reanimação tendo como principais objetivos de avaliar o nível de conhecimentos e executabilidade das práticas forenses dos enfermeiros das Ambulância de Suporte Imediato de Vida da Delegação Regional do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica sobre preservação de vestígios forenses e, verificar a diferença de conhecimentos e de executabilidade das práticas forenses antes e após uma formação teórica (Grupo I) e outra de cariz teóricoprático (Grupo II). Este trabalho foi fundamental para a criação de um projeto de melhoria para o Instituto Nacional de Emergência Médica, que se traduziu num produto pedagógico sobre “Práticas Forenses no Pré-Hospitalar” a ser dinamizado a todos os enfermeiros do Instituto Nacional de Emergência Médica e, numa fase posterior, incluído nos cursos de Suporte Imediato de Vida e de Suporte Avançado de Vida, com integração de simulação prática de altafidelidade neste contexto.
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