Maturidade Digital nas PME´S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto Moreira, Simão Pedro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47427
Resumo: RESUMO Algumas empresas têm vindo a apostar na entrada no mercado digital, devido essencialmente às vantagens ambicionadas, pelo exemplo de sucesso de várias organizações, e pela esperança de alcançar esse mesmo sucesso. É um facto que muitos investigadores têm de procurar encontrar a fórmula de sucesso de entrada neste mercado, e apesar da existência de padrões de sucesso cada organização apresenta uma tipologia diferente. Assim, o objetivo primeiro deste relatório de estágio foi compilar um conjunto de autores que apresentaram estudos sobre esta temática, e nesta primeira fase do relatório de estágio é apresentada uma contextualização do tema. Depois, numa fase secundária o objetivo passou por auscultar os agentes decisórios que participam e planeiam o quotidiano das empresas, e através do método qualitativo apresentado foi possível a recolha de testemunhos sobre que elementos consideram essenciais, tais como, digitalização, inovação, formação de funcionários, entre outros, para uma Pequena Média Empresa seja considerada madura nos mercados digitais, tais como Posto isto, e após a recolha de toda esta informação foi possível compilar um conjunto de interpretações. Segundo os resultados obtidos, a definição de uma estratégia de entrada no digital bem estruturada, os recursos humanos qualificados, uma constante política de dedicação ao cliente, um sistema de devolução eficaz, e uma plataforma de CRM que nutra os recursos humanos com informações cirúrgicas sobre os clientes, são as principais diretrizes que se preveem ser fundamentais para a obtenção de sucesso e maturação digital.
id RCAP_59f91e582db680946416196ac92860cb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Maturidade Digital nas PME´SEmpresasFerramentas OnlineMaduraMaturação DigitalMercado Digital5. Social SciencesRESUMO Algumas empresas têm vindo a apostar na entrada no mercado digital, devido essencialmente às vantagens ambicionadas, pelo exemplo de sucesso de várias organizações, e pela esperança de alcançar esse mesmo sucesso. É um facto que muitos investigadores têm de procurar encontrar a fórmula de sucesso de entrada neste mercado, e apesar da existência de padrões de sucesso cada organização apresenta uma tipologia diferente. Assim, o objetivo primeiro deste relatório de estágio foi compilar um conjunto de autores que apresentaram estudos sobre esta temática, e nesta primeira fase do relatório de estágio é apresentada uma contextualização do tema. Depois, numa fase secundária o objetivo passou por auscultar os agentes decisórios que participam e planeiam o quotidiano das empresas, e através do método qualitativo apresentado foi possível a recolha de testemunhos sobre que elementos consideram essenciais, tais como, digitalização, inovação, formação de funcionários, entre outros, para uma Pequena Média Empresa seja considerada madura nos mercados digitais, tais como Posto isto, e após a recolha de toda esta informação foi possível compilar um conjunto de interpretações. Segundo os resultados obtidos, a definição de uma estratégia de entrada no digital bem estruturada, os recursos humanos qualificados, uma constante política de dedicação ao cliente, um sistema de devolução eficaz, e uma plataforma de CRM que nutra os recursos humanos com informações cirúrgicas sobre os clientes, são as principais diretrizes que se preveem ser fundamentais para a obtenção de sucesso e maturação digital.Pereira da Cunha Mocetão, Maria CristinaRepositório ComumCouto Moreira, Simão Pedro2023-10-23T14:18:37Z2023-10-112023-09-042023-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47427TID:203372018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T14:00:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:57.059208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Maturidade Digital nas PME´S
title Maturidade Digital nas PME´S
spellingShingle Maturidade Digital nas PME´S
Couto Moreira, Simão Pedro
Empresas
Ferramentas Online
Madura
Maturação Digital
Mercado Digital
5. Social Sciences
title_short Maturidade Digital nas PME´S
title_full Maturidade Digital nas PME´S
title_fullStr Maturidade Digital nas PME´S
title_full_unstemmed Maturidade Digital nas PME´S
title_sort Maturidade Digital nas PME´S
author Couto Moreira, Simão Pedro
author_facet Couto Moreira, Simão Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira da Cunha Mocetão, Maria Cristina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto Moreira, Simão Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas
Ferramentas Online
Madura
Maturação Digital
Mercado Digital
5. Social Sciences
topic Empresas
Ferramentas Online
Madura
Maturação Digital
Mercado Digital
5. Social Sciences
description RESUMO Algumas empresas têm vindo a apostar na entrada no mercado digital, devido essencialmente às vantagens ambicionadas, pelo exemplo de sucesso de várias organizações, e pela esperança de alcançar esse mesmo sucesso. É um facto que muitos investigadores têm de procurar encontrar a fórmula de sucesso de entrada neste mercado, e apesar da existência de padrões de sucesso cada organização apresenta uma tipologia diferente. Assim, o objetivo primeiro deste relatório de estágio foi compilar um conjunto de autores que apresentaram estudos sobre esta temática, e nesta primeira fase do relatório de estágio é apresentada uma contextualização do tema. Depois, numa fase secundária o objetivo passou por auscultar os agentes decisórios que participam e planeiam o quotidiano das empresas, e através do método qualitativo apresentado foi possível a recolha de testemunhos sobre que elementos consideram essenciais, tais como, digitalização, inovação, formação de funcionários, entre outros, para uma Pequena Média Empresa seja considerada madura nos mercados digitais, tais como Posto isto, e após a recolha de toda esta informação foi possível compilar um conjunto de interpretações. Segundo os resultados obtidos, a definição de uma estratégia de entrada no digital bem estruturada, os recursos humanos qualificados, uma constante política de dedicação ao cliente, um sistema de devolução eficaz, e uma plataforma de CRM que nutra os recursos humanos com informações cirúrgicas sobre os clientes, são as principais diretrizes que se preveem ser fundamentais para a obtenção de sucesso e maturação digital.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T14:18:37Z
2023-10-11
2023-09-04
2023-10-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47427
TID:203372018
url http://hdl.handle.net/10400.26/47427
identifier_str_mv TID:203372018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134140921020416