Plano de comunicação digital para a Yorn

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, João Miguel Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26253
Resumo: O presente projeto de tese é a elaboração de um plano de comunicação digital para a Yorn, uma marca do setor das telecomunicações que pertence à Vodafone Portugal e é dirigida exclusivamente a jovens. Para o efeito, foi necessário conhecer em detalhe o mercado das telecomunicações e do serviço telefónico móvel português, proceder à análise da concorrência e à análise interna da marca Yorn. Além disso, foram utilizadas várias metodologias, entre as quais é possível destacar as entrevistas a stakeholders, o inquérito a potenciais clientes da marca e o benchmarking à performance digital dos concorrentes. Assim, o plano de comunicação digital proposto acrescenta novas ferramentas digitais, tais como a introdução da rede social TikTok e a criação de uma estratégia de email marketing, para além de várias recomendações à presença online e às ferramentas atuais da marca, com o intuito de criar e impulsionar a existência de uma comunidade Yorn no mundo digital. O público-alvo que a Yorn pretende atingir está inserido na Geração Z e é caracterizado como sendo bastante exigente, atento e informado, para além de que utiliza múltiplas plataformas para suportar as suas decisões de compra, entre as quais, os seus grupos de amigos, influenciadores e as redes sociais. Desta forma, o principal objetivo do projeto é fornecer à Yorn um plano de comunicação digital que ajude a marca a comunicar com o público-alvo de modo eficaz e que a promova no contexto digital, através do aumento da notoriedade, do alcance, da conversão, do engagement e da informação sobre o serviço.
id RCAP_5490685009e4b84b261debedaf144b54
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26253
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de comunicação digital para a YornMarketingPlano de comunicação digitalFerramentas de comunicação onlineDigital communication planOnline communication toolsO presente projeto de tese é a elaboração de um plano de comunicação digital para a Yorn, uma marca do setor das telecomunicações que pertence à Vodafone Portugal e é dirigida exclusivamente a jovens. Para o efeito, foi necessário conhecer em detalhe o mercado das telecomunicações e do serviço telefónico móvel português, proceder à análise da concorrência e à análise interna da marca Yorn. Além disso, foram utilizadas várias metodologias, entre as quais é possível destacar as entrevistas a stakeholders, o inquérito a potenciais clientes da marca e o benchmarking à performance digital dos concorrentes. Assim, o plano de comunicação digital proposto acrescenta novas ferramentas digitais, tais como a introdução da rede social TikTok e a criação de uma estratégia de email marketing, para além de várias recomendações à presença online e às ferramentas atuais da marca, com o intuito de criar e impulsionar a existência de uma comunidade Yorn no mundo digital. O público-alvo que a Yorn pretende atingir está inserido na Geração Z e é caracterizado como sendo bastante exigente, atento e informado, para além de que utiliza múltiplas plataformas para suportar as suas decisões de compra, entre as quais, os seus grupos de amigos, influenciadores e as redes sociais. Desta forma, o principal objetivo do projeto é fornecer à Yorn um plano de comunicação digital que ajude a marca a comunicar com o público-alvo de modo eficaz e que a promova no contexto digital, através do aumento da notoriedade, do alcance, da conversão, do engagement e da informação sobre o serviço.This thesis project is an elaboration for a Yorn digital communication plan, a brand in the telecommunications sector that belongs to Vodafone Portugal and exclusively aims at young people. For this purpose, it was necessary to know in detail the telecommunications market and the Portuguese mobile service, perform an analysis of the competition and an internal analysis of Yorn brand. In addition, several methodologies were used, among which it is possible to highlight the interviews with stakeholders, the survey of potential customers of the brand and benchmarking of competitors digital performance. In this sense, the proposed digital communications plan includes new digital tools, such as the introduction of the TikTok social network and the creation of an email marketing strategy, in addition to several recommendations for online presence and current brand tools, in order to create and promote the existence of a Yorn community in the digital world. The target audience that Yorn intends to reach is part of generation Z that is characterized as being very demanding, attentive and informed, in addition to the use of multiple platforms to support their purchase decisions, including their groups of friends, influencers and social networks. Therefore, the main objective of the project is to provide Yorn with a digital communication plan that helps the brand communicate with their target audience effectively and to promote it in a digital context, through increased awareness, reach, conversion, engagement and service information.2023-09-29T00:00:00Z2022-09-29T00:00:00Z2022-09-292022-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26253TID:203072120porRocha, João Miguel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:14.082514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de comunicação digital para a Yorn
title Plano de comunicação digital para a Yorn
spellingShingle Plano de comunicação digital para a Yorn
Rocha, João Miguel Rodrigues
Marketing
Plano de comunicação digital
Ferramentas de comunicação online
Digital communication plan
Online communication tools
title_short Plano de comunicação digital para a Yorn
title_full Plano de comunicação digital para a Yorn
title_fullStr Plano de comunicação digital para a Yorn
title_full_unstemmed Plano de comunicação digital para a Yorn
title_sort Plano de comunicação digital para a Yorn
author Rocha, João Miguel Rodrigues
author_facet Rocha, João Miguel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, João Miguel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Plano de comunicação digital
Ferramentas de comunicação online
Digital communication plan
Online communication tools
topic Marketing
Plano de comunicação digital
Ferramentas de comunicação online
Digital communication plan
Online communication tools
description O presente projeto de tese é a elaboração de um plano de comunicação digital para a Yorn, uma marca do setor das telecomunicações que pertence à Vodafone Portugal e é dirigida exclusivamente a jovens. Para o efeito, foi necessário conhecer em detalhe o mercado das telecomunicações e do serviço telefónico móvel português, proceder à análise da concorrência e à análise interna da marca Yorn. Além disso, foram utilizadas várias metodologias, entre as quais é possível destacar as entrevistas a stakeholders, o inquérito a potenciais clientes da marca e o benchmarking à performance digital dos concorrentes. Assim, o plano de comunicação digital proposto acrescenta novas ferramentas digitais, tais como a introdução da rede social TikTok e a criação de uma estratégia de email marketing, para além de várias recomendações à presença online e às ferramentas atuais da marca, com o intuito de criar e impulsionar a existência de uma comunidade Yorn no mundo digital. O público-alvo que a Yorn pretende atingir está inserido na Geração Z e é caracterizado como sendo bastante exigente, atento e informado, para além de que utiliza múltiplas plataformas para suportar as suas decisões de compra, entre as quais, os seus grupos de amigos, influenciadores e as redes sociais. Desta forma, o principal objetivo do projeto é fornecer à Yorn um plano de comunicação digital que ajude a marca a comunicar com o público-alvo de modo eficaz e que a promova no contexto digital, através do aumento da notoriedade, do alcance, da conversão, do engagement e da informação sobre o serviço.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29T00:00:00Z
2022-09-29
2022-09
2023-09-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26253
TID:203072120
url http://hdl.handle.net/10071/26253
identifier_str_mv TID:203072120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134893779714048