Estágio Pedagógico em Educação Física desenvolvido na Escola E.B. 2,3 Gaspar Correia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Leonor Maria Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19772
Resumo: Este relatório é alusivo ao Estágio Pedagógico do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide no ano letivo 2017/2018 O relatório assenta numa descrição e reflexão sobre a experiência vivenciada, ao longo de todo o ano letivo, como professora estagiária. O primeiro capítulo, intitulado como “Momento inicial”, tem como propósito realizar a contextualização do estágio. O segundo capítulo, “Preparação funcional”, refere-se à reflexão e análise das tarefas gerais e específicas de preparação do estágio. A “Parte do fundamental” tem como objetivo refletir e analisar criticamente a maioria do trabalho que corresponde ao objetivo principal do meu estágio pedagógico. No “Momento final”, destaca-se a importância do estágio pedagógico na minha formação pessoal e profissional e no meu desenvolvimento como futura professora de Educação Física.
id RCAP_5a007885f5abb81482a2e8eac56ef7f6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estágio Pedagógico em Educação Física desenvolvido na Escola E.B. 2,3 Gaspar CorreiaComunidade educativaEducação físicaEducação inclusivaEnsino e aprendizagemEstágio pedagógicoFormação de professoresInvestigação-açãoPrática reflexivaReflexãoAction-researchEducative communityInclusive educationPhysical educationPraticumReflexive practiceTeacher’s formationTeaching and learningDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste relatório é alusivo ao Estágio Pedagógico do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide no ano letivo 2017/2018 O relatório assenta numa descrição e reflexão sobre a experiência vivenciada, ao longo de todo o ano letivo, como professora estagiária. O primeiro capítulo, intitulado como “Momento inicial”, tem como propósito realizar a contextualização do estágio. O segundo capítulo, “Preparação funcional”, refere-se à reflexão e análise das tarefas gerais e específicas de preparação do estágio. A “Parte do fundamental” tem como objetivo refletir e analisar criticamente a maioria do trabalho que corresponde ao objetivo principal do meu estágio pedagógico. No “Momento final”, destaca-se a importância do estágio pedagógico na minha formação pessoal e profissional e no meu desenvolvimento como futura professora de Educação Física.This report is related to the Master of Physical Education in the Basic and Secondary years praticum, made in the “Escola Básica 2,3 Gaspar Correia” of the group of schools “Portela and Moscavide”, in the academic year 2017/2018. The report is based on a description and reflexion about a living experience with a duration of an academic year, as an intern teacher. The first chapter, intitled has "The inicial moment" has the propuse of realising and contextualizing the internship. The second chapter, "Functional Preparation", is about the the reflection and analysis of the general tasks and especific worries of the internship. The "Fundamental Part" has the purpose of doing a reflection and analising with criticism the majority of the work that corresponds to the main goal of my pedagogical internship. In "The Final Moment" I enhance the importance of the pedagogical internship in my personal and professional formation and in a development has a future professor of Fisical Education.Rodrigues, António José MendesRepositório da Universidade de LisboaAlbuquerque, Leonor Maria Marques2020-02-24T14:31:49Z2019-11-272019-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19772TID:202439321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:37.129879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estágio Pedagógico em Educação Física desenvolvido na Escola E.B. 2,3 Gaspar Correia
title Estágio Pedagógico em Educação Física desenvolvido na Escola E.B. 2,3 Gaspar Correia
spellingShingle Estágio Pedagógico em Educação Física desenvolvido na Escola E.B. 2,3 Gaspar Correia
Albuquerque, Leonor Maria Marques
Comunidade educativa
Educação física
Educação inclusiva
Ensino e aprendizagem
Estágio pedagógico
Formação de professores
Investigação-ação
Prática reflexiva
Reflexão
Action-research
Educative community
Inclusive education
Physical education
Praticum
Reflexive practice
Teacher’s formation
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Estágio Pedagógico em Educação Física desenvolvido na Escola E.B. 2,3 Gaspar Correia
title_full Estágio Pedagógico em Educação Física desenvolvido na Escola E.B. 2,3 Gaspar Correia
title_fullStr Estágio Pedagógico em Educação Física desenvolvido na Escola E.B. 2,3 Gaspar Correia
title_full_unstemmed Estágio Pedagógico em Educação Física desenvolvido na Escola E.B. 2,3 Gaspar Correia
title_sort Estágio Pedagógico em Educação Física desenvolvido na Escola E.B. 2,3 Gaspar Correia
author Albuquerque, Leonor Maria Marques
author_facet Albuquerque, Leonor Maria Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, António José Mendes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Leonor Maria Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade educativa
Educação física
Educação inclusiva
Ensino e aprendizagem
Estágio pedagógico
Formação de professores
Investigação-ação
Prática reflexiva
Reflexão
Action-research
Educative community
Inclusive education
Physical education
Praticum
Reflexive practice
Teacher’s formation
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Comunidade educativa
Educação física
Educação inclusiva
Ensino e aprendizagem
Estágio pedagógico
Formação de professores
Investigação-ação
Prática reflexiva
Reflexão
Action-research
Educative community
Inclusive education
Physical education
Praticum
Reflexive practice
Teacher’s formation
Teaching and learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Este relatório é alusivo ao Estágio Pedagógico do Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide no ano letivo 2017/2018 O relatório assenta numa descrição e reflexão sobre a experiência vivenciada, ao longo de todo o ano letivo, como professora estagiária. O primeiro capítulo, intitulado como “Momento inicial”, tem como propósito realizar a contextualização do estágio. O segundo capítulo, “Preparação funcional”, refere-se à reflexão e análise das tarefas gerais e específicas de preparação do estágio. A “Parte do fundamental” tem como objetivo refletir e analisar criticamente a maioria do trabalho que corresponde ao objetivo principal do meu estágio pedagógico. No “Momento final”, destaca-se a importância do estágio pedagógico na minha formação pessoal e profissional e no meu desenvolvimento como futura professora de Educação Física.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
2019-11-27T00:00:00Z
2020-02-24T14:31:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19772
TID:202439321
url http://hdl.handle.net/10400.5/19772
identifier_str_mv TID:202439321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131138432696320