O(a) caloiro(a) universitário(a): um caso cada vez mais particular num universo cada vez mais global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18854 |
Resumo: | Os percurso de aprendizagem proporcionados pelo currículo formal das Universidades, aos seus alunos do primeiro ano, têm vindo a revelar-se, por vezes, como autênticos obstáculos a uma adaptação tranquila e a um trabalho rentável. Oriundos de uma estrutura curricular pouco compatível com aquela que vão encontrar nas Universidades, os(as) alunos(as) universitários de primeiro ano sentem, por vezes e em determinadas circunstâncias, grandes dificuldades em se adaptarem à nova arquitetura curricular, na qual têm de construir o seu percurso individual de aprendizagem e de formação. Assim sendo, para alguns caloiros, um dos sentimentos mais fortes dos primeiros tempos de Universidade parece ser algum desconforto académico (NICO, 1997;1998). Embora revele consequências diversas, particularmente de natureza psicológica, as causas mais profundas para esse estado a que chegam alguns alunos universitários, parecem radicar na incapacidade de conceber e gerir, de forma adequada, os respetivos processos individuais de aprendizagem. A comunicação que se apresenta, pretende retratar, parcialmente, a intervenção que foi feita, junto de um grupo de alunos do 1ç ano da Universidade de Évora, no âmbito de um projeto de doutoramento, recorrendo-se ao PADéCA – Programme D’Aide au Developpement de la Capacité d’Apprentissage. |
id |
RCAP_5a023ec2291c042abfae30e9886269e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18854 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O(a) caloiro(a) universitário(a): um caso cada vez mais particular num universo cada vez mais globalCurrículoConforto AcadémicoEnsino SuperiorAdaptação e IntegraçãoOs percurso de aprendizagem proporcionados pelo currículo formal das Universidades, aos seus alunos do primeiro ano, têm vindo a revelar-se, por vezes, como autênticos obstáculos a uma adaptação tranquila e a um trabalho rentável. Oriundos de uma estrutura curricular pouco compatível com aquela que vão encontrar nas Universidades, os(as) alunos(as) universitários de primeiro ano sentem, por vezes e em determinadas circunstâncias, grandes dificuldades em se adaptarem à nova arquitetura curricular, na qual têm de construir o seu percurso individual de aprendizagem e de formação. Assim sendo, para alguns caloiros, um dos sentimentos mais fortes dos primeiros tempos de Universidade parece ser algum desconforto académico (NICO, 1997;1998). Embora revele consequências diversas, particularmente de natureza psicológica, as causas mais profundas para esse estado a que chegam alguns alunos universitários, parecem radicar na incapacidade de conceber e gerir, de forma adequada, os respetivos processos individuais de aprendizagem. A comunicação que se apresenta, pretende retratar, parcialmente, a intervenção que foi feita, junto de um grupo de alunos do 1ç ano da Universidade de Évora, no âmbito de um projeto de doutoramento, recorrendo-se ao PADéCA – Programme D’Aide au Developpement de la Capacité d’Apprentissage.2016-08-31T17:15:25Z2016-08-312002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18854http://hdl.handle.net/10174/18854porjbn@uevora.ptNico, Bravoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:07:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:39.498393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O(a) caloiro(a) universitário(a): um caso cada vez mais particular num universo cada vez mais global |
title |
O(a) caloiro(a) universitário(a): um caso cada vez mais particular num universo cada vez mais global |
spellingShingle |
O(a) caloiro(a) universitário(a): um caso cada vez mais particular num universo cada vez mais global Nico, Bravo Currículo Conforto Académico Ensino Superior Adaptação e Integração |
title_short |
O(a) caloiro(a) universitário(a): um caso cada vez mais particular num universo cada vez mais global |
title_full |
O(a) caloiro(a) universitário(a): um caso cada vez mais particular num universo cada vez mais global |
title_fullStr |
O(a) caloiro(a) universitário(a): um caso cada vez mais particular num universo cada vez mais global |
title_full_unstemmed |
O(a) caloiro(a) universitário(a): um caso cada vez mais particular num universo cada vez mais global |
title_sort |
O(a) caloiro(a) universitário(a): um caso cada vez mais particular num universo cada vez mais global |
author |
Nico, Bravo |
author_facet |
Nico, Bravo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nico, Bravo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Conforto Académico Ensino Superior Adaptação e Integração |
topic |
Currículo Conforto Académico Ensino Superior Adaptação e Integração |
description |
Os percurso de aprendizagem proporcionados pelo currículo formal das Universidades, aos seus alunos do primeiro ano, têm vindo a revelar-se, por vezes, como autênticos obstáculos a uma adaptação tranquila e a um trabalho rentável. Oriundos de uma estrutura curricular pouco compatível com aquela que vão encontrar nas Universidades, os(as) alunos(as) universitários de primeiro ano sentem, por vezes e em determinadas circunstâncias, grandes dificuldades em se adaptarem à nova arquitetura curricular, na qual têm de construir o seu percurso individual de aprendizagem e de formação. Assim sendo, para alguns caloiros, um dos sentimentos mais fortes dos primeiros tempos de Universidade parece ser algum desconforto académico (NICO, 1997;1998). Embora revele consequências diversas, particularmente de natureza psicológica, as causas mais profundas para esse estado a que chegam alguns alunos universitários, parecem radicar na incapacidade de conceber e gerir, de forma adequada, os respetivos processos individuais de aprendizagem. A comunicação que se apresenta, pretende retratar, parcialmente, a intervenção que foi feita, junto de um grupo de alunos do 1ç ano da Universidade de Évora, no âmbito de um projeto de doutoramento, recorrendo-se ao PADéCA – Programme D’Aide au Developpement de la Capacité d’Apprentissage. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01T00:00:00Z 2016-08-31T17:15:25Z 2016-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18854 http://hdl.handle.net/10174/18854 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
jbn@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136588829032448 |