O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramon, Micaela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/86151
Resumo: O português é a língua usada por uma vasta comunidade de autores de todo o espaço lusófono para a criação das suas obras literárias. Deste modo, o texto literário afigura-se como um recurso particularmente útil para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), porquanto permite o contacto natural e autêntico com este idioma pluricêntrico, evidenciando a sua diversidade ao nível linguístico e cultural. No plano linguístico, os textos literários lusógrafos permitem dar a conhecer as distintas variedades do português; no plano cultural, abrem amplas perspetivas de conhecimento e de reflexão, recusando o etnocentrismo. Neste artigo, sintetizam-se alguns pressupostos teóricos relativos ao uso do texto literário para a aprendizagem de PLE, reflete-se sobre os desafios que tais textos colocam e apresentam-se sugestões didáticas para a sua inclusão na prática docente, a partir de um poema do autor timorense Fernando Sylvan.
id RCAP_5a05cc059a6cd0a363e7807834eaaad2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostasThe literary text as a didactic resource for teaching-learning of PFL: assumptions, challenges and proposalsPortuguês Língua EstrangeiraTexto literárioAutores lusógrafosDidatizaçãoPoesiaFernando SylvanPortuguese as a Foreign LanguageLiterary textLusograph authorsDidatizationPoetryHumanidades::Línguas e LiteraturasO português é a língua usada por uma vasta comunidade de autores de todo o espaço lusófono para a criação das suas obras literárias. Deste modo, o texto literário afigura-se como um recurso particularmente útil para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), porquanto permite o contacto natural e autêntico com este idioma pluricêntrico, evidenciando a sua diversidade ao nível linguístico e cultural. No plano linguístico, os textos literários lusógrafos permitem dar a conhecer as distintas variedades do português; no plano cultural, abrem amplas perspetivas de conhecimento e de reflexão, recusando o etnocentrismo. Neste artigo, sintetizam-se alguns pressupostos teóricos relativos ao uso do texto literário para a aprendizagem de PLE, reflete-se sobre os desafios que tais textos colocam e apresentam-se sugestões didáticas para a sua inclusão na prática docente, a partir de um poema do autor timorense Fernando Sylvan.Portuguese is the language used by a vast community of authors from all over the Portuguese-speaking world to create their literary works. Thus, the literary text appears to be a particularly useful resource for the teaching-learning process of Portuguese as a Foreign Language (PFL), as it allows natural and authentic contact with this pluricentric language, highlighting its linguistic and cultural diversity. . On the linguistic level, the Lusograph literary texts make it possible to make known the different varieties of Portuguese; at the cultural level, they open up broad perspectives of knowledge and reflection, refusing ethnocentrism. In this article, some theoretical assumptions regarding the use of the literary text for the learning of PFL are synthesized, it is reflected on the challenges that such texts pose and didactic suggestions are presented for their inclusion in the teaching practice, based on a poem by the Timorese author Fernando Sylvan.(undefined)Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)Universidade do MinhoRamon, Micaela20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86151porRamón, M. (2022). O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas. Diacrítica, 36(2), 267–276. https://doi.org/10.21814/diacritica.48190870-89672183-917410.21814/diacritica.4819https://doi.org/10.21814/diacritica.4819info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-02T01:20:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:03.011009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas
The literary text as a didactic resource for teaching-learning of PFL: assumptions, challenges and proposals
title O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas
spellingShingle O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas
Ramon, Micaela
Português Língua Estrangeira
Texto literário
Autores lusógrafos
Didatização
Poesia
Fernando Sylvan
Portuguese as a Foreign Language
Literary text
Lusograph authors
Didatization
Poetry
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas
title_full O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas
title_fullStr O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas
title_full_unstemmed O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas
title_sort O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas
author Ramon, Micaela
author_facet Ramon, Micaela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramon, Micaela
dc.subject.por.fl_str_mv Português Língua Estrangeira
Texto literário
Autores lusógrafos
Didatização
Poesia
Fernando Sylvan
Portuguese as a Foreign Language
Literary text
Lusograph authors
Didatization
Poetry
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Português Língua Estrangeira
Texto literário
Autores lusógrafos
Didatização
Poesia
Fernando Sylvan
Portuguese as a Foreign Language
Literary text
Lusograph authors
Didatization
Poetry
Humanidades::Línguas e Literaturas
description O português é a língua usada por uma vasta comunidade de autores de todo o espaço lusófono para a criação das suas obras literárias. Deste modo, o texto literário afigura-se como um recurso particularmente útil para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), porquanto permite o contacto natural e autêntico com este idioma pluricêntrico, evidenciando a sua diversidade ao nível linguístico e cultural. No plano linguístico, os textos literários lusógrafos permitem dar a conhecer as distintas variedades do português; no plano cultural, abrem amplas perspetivas de conhecimento e de reflexão, recusando o etnocentrismo. Neste artigo, sintetizam-se alguns pressupostos teóricos relativos ao uso do texto literário para a aprendizagem de PLE, reflete-se sobre os desafios que tais textos colocam e apresentam-se sugestões didáticas para a sua inclusão na prática docente, a partir de um poema do autor timorense Fernando Sylvan.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/86151
url https://hdl.handle.net/1822/86151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramón, M. (2022). O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas. Diacrítica, 36(2), 267–276. https://doi.org/10.21814/diacritica.4819
0870-8967
2183-9174
10.21814/diacritica.4819
https://doi.org/10.21814/diacritica.4819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133548309905408