O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86151 |
Resumo: | O português é a língua usada por uma vasta comunidade de autores de todo o espaço lusófono para a criação das suas obras literárias. Deste modo, o texto literário afigura-se como um recurso particularmente útil para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), porquanto permite o contacto natural e autêntico com este idioma pluricêntrico, evidenciando a sua diversidade ao nível linguístico e cultural. No plano linguístico, os textos literários lusógrafos permitem dar a conhecer as distintas variedades do português; no plano cultural, abrem amplas perspetivas de conhecimento e de reflexão, recusando o etnocentrismo. Neste artigo, sintetizam-se alguns pressupostos teóricos relativos ao uso do texto literário para a aprendizagem de PLE, reflete-se sobre os desafios que tais textos colocam e apresentam-se sugestões didáticas para a sua inclusão na prática docente, a partir de um poema do autor timorense Fernando Sylvan. |
id |
RCAP_5a05cc059a6cd0a363e7807834eaaad2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86151 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostasThe literary text as a didactic resource for teaching-learning of PFL: assumptions, challenges and proposalsPortuguês Língua EstrangeiraTexto literárioAutores lusógrafosDidatizaçãoPoesiaFernando SylvanPortuguese as a Foreign LanguageLiterary textLusograph authorsDidatizationPoetryHumanidades::Línguas e LiteraturasO português é a língua usada por uma vasta comunidade de autores de todo o espaço lusófono para a criação das suas obras literárias. Deste modo, o texto literário afigura-se como um recurso particularmente útil para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), porquanto permite o contacto natural e autêntico com este idioma pluricêntrico, evidenciando a sua diversidade ao nível linguístico e cultural. No plano linguístico, os textos literários lusógrafos permitem dar a conhecer as distintas variedades do português; no plano cultural, abrem amplas perspetivas de conhecimento e de reflexão, recusando o etnocentrismo. Neste artigo, sintetizam-se alguns pressupostos teóricos relativos ao uso do texto literário para a aprendizagem de PLE, reflete-se sobre os desafios que tais textos colocam e apresentam-se sugestões didáticas para a sua inclusão na prática docente, a partir de um poema do autor timorense Fernando Sylvan.Portuguese is the language used by a vast community of authors from all over the Portuguese-speaking world to create their literary works. Thus, the literary text appears to be a particularly useful resource for the teaching-learning process of Portuguese as a Foreign Language (PFL), as it allows natural and authentic contact with this pluricentric language, highlighting its linguistic and cultural diversity. . On the linguistic level, the Lusograph literary texts make it possible to make known the different varieties of Portuguese; at the cultural level, they open up broad perspectives of knowledge and reflection, refusing ethnocentrism. In this article, some theoretical assumptions regarding the use of the literary text for the learning of PFL are synthesized, it is reflected on the challenges that such texts pose and didactic suggestions are presented for their inclusion in the teaching practice, based on a poem by the Timorese author Fernando Sylvan.(undefined)Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)Universidade do MinhoRamon, Micaela20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86151porRamón, M. (2022). O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas. Diacrítica, 36(2), 267–276. https://doi.org/10.21814/diacritica.48190870-89672183-917410.21814/diacritica.4819https://doi.org/10.21814/diacritica.4819info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-02T01:20:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:03.011009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas The literary text as a didactic resource for teaching-learning of PFL: assumptions, challenges and proposals |
title |
O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas |
spellingShingle |
O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas Ramon, Micaela Português Língua Estrangeira Texto literário Autores lusógrafos Didatização Poesia Fernando Sylvan Portuguese as a Foreign Language Literary text Lusograph authors Didatization Poetry Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas |
title_full |
O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas |
title_fullStr |
O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas |
title_full_unstemmed |
O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas |
title_sort |
O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas |
author |
Ramon, Micaela |
author_facet |
Ramon, Micaela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramon, Micaela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português Língua Estrangeira Texto literário Autores lusógrafos Didatização Poesia Fernando Sylvan Portuguese as a Foreign Language Literary text Lusograph authors Didatization Poetry Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Português Língua Estrangeira Texto literário Autores lusógrafos Didatização Poesia Fernando Sylvan Portuguese as a Foreign Language Literary text Lusograph authors Didatization Poetry Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O português é a língua usada por uma vasta comunidade de autores de todo o espaço lusófono para a criação das suas obras literárias. Deste modo, o texto literário afigura-se como um recurso particularmente útil para o processo de ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), porquanto permite o contacto natural e autêntico com este idioma pluricêntrico, evidenciando a sua diversidade ao nível linguístico e cultural. No plano linguístico, os textos literários lusógrafos permitem dar a conhecer as distintas variedades do português; no plano cultural, abrem amplas perspetivas de conhecimento e de reflexão, recusando o etnocentrismo. Neste artigo, sintetizam-se alguns pressupostos teóricos relativos ao uso do texto literário para a aprendizagem de PLE, reflete-se sobre os desafios que tais textos colocam e apresentam-se sugestões didáticas para a sua inclusão na prática docente, a partir de um poema do autor timorense Fernando Sylvan. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/86151 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/86151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ramón, M. (2022). O texto literário como recurso didático para o ensino-aprendizagem de PLE: pressupostos, desafios e propostas. Diacrítica, 36(2), 267–276. https://doi.org/10.21814/diacritica.4819 0870-8967 2183-9174 10.21814/diacritica.4819 https://doi.org/10.21814/diacritica.4819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133548309905408 |