Síndrome Alcoólica Fetal: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Neuza Carisa Borges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5847
Resumo: A presente investigação tem como objetivo ultrapassar a mera descrição psicológica ou fisiológica, e assumir uma postura educacional face à inclusão escolar de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente, portadoras de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no contexto do atual Decreto-Lei 3/2008, de 7 de Janeiro e suas consequentes alterações. Esta investigação propõe, pois, chamar a atenção para a necessidade da nossa sociedade encarar com um outro olhar as crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais e promover uma verdadeira inclusão social da pessoa com diminuição de algumas capacidades, permitindo o acesso a todos os recursos e possibilidades de que a nossa atual sociedade dispõe. Nos últimos anos, principalmente após a publicação deste Decreto-Lei surgem várias alterações, tendo vindo a afirmar-se a importância de medidas educativas temporárias para estes jovens, como é o caso da Resolução da Assembleia da República n.º17/2015, do qual constam algumas recomendações do Conselho Nacional de Educação relativamente ao enquadramento legal da educação especial, onde se procede a algumas alterações importantes, no que se refere ao desenvolvimento de medidas educativas temporárias que permitam responder às necessidades educativas especiais (NEE) de caráter transitório e medidas educativas adicionais flexíveis que permitam a adaptação do currículo às necessidades destes alunos. Neste sentido, foi também publicada a 10 de junho de 2015, a Portaria n.º201-C/2015, onde é declarada a preocupação em preparar a transição destes alunos para a vida pós-escolar: “Neste âmbito, torna -se necessário e será decisivo adaptar o ensino para estes alunos, atualizar o reordenamento de recursos, atualizar a sua formação e ter em conta uma cuidada articulação da escola com organizações da comunidade. A colaboração de outros agentes da comunidade com a escola, nomeadamente autarquias, serviços e empresas, entre outros, é um fator relevante para o sucesso na transição dos alunos com necessidades educativas especiais. Existindo nos dias de hoje uma preocupação generalizada com a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, o processo de transição para a vida pós-escolar deve, pois, ter como preocupação fundamental a preparação dos jovens para uma vida com qualidade.” A presente investigação foi sustentada por uma revisão de literatura onde se aborda o conceito de Síndrome Alcoólica Fetal, segundo vários autores e os transtornos que a ela se associam. O Consumo de álcool durante a gravidez é, por vezes, mais frequente do que o desejável, dados os efeitos teratogénicos desta substância ao nível da organogénese, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento cerebral. Embora pareça um problema moderno, a ingestão do álcool durante a gravidez é uma das causas evitáveis, mais atingidas e conhecidas de malformações congénitas, de défice cognitivo e de perturbações neurodesenvolvimentais, nomeadamente dificuldades cognitivo-intelectuais, problemas de aprendizagem e, sobretudo, dificuldades em manter a concentração e ajustar o comportamento. O tema em estudo, Síndrome Alcoólica Fetal, tornou-se uma matéria de emergência social recente. De acordo com o último estudo da OCDE (2015) sobre o consumo nocivo de álcool, Portugal era, em 2012, o nono país com maior consumo de álcool per capita, entre os 34 membros da OCDE. Deste modo, torna-se necessário uma abordagem científica à problemática sendo crucial para o desenvolvimento de ações de prevenção e da inerente intervenção. A presente investigação consiste num estudo de caso de um rapaz com 12 anos, portador de Síndrome Alcoólica Fetal e o seu sistema envolvente. O aluno encontra-se numa turma de 1º ciclo, de ensino regular. Os participantes são os pais deste aluno, o professor titular de turma, o professor de educação especial e os colegas de turma. Pretendeu-se com este estudo, contribuir para um melhor conhecimento e atendimento escolar das crianças com esta síndrome.
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Nos últimos anos, principalmente após a publicação deste Decreto-Lei surgem várias alterações, tendo vindo a afirmar-se a importância de medidas educativas temporárias para estes jovens, como é o caso da Resolução da Assembleia da República n.º17/2015, do qual constam algumas recomendações do Conselho Nacional de Educação relativamente ao enquadramento legal da educação especial, onde se procede a algumas alterações importantes, no que se refere ao desenvolvimento de medidas educativas temporárias que permitam responder às necessidades educativas especiais (NEE) de caráter transitório e medidas educativas adicionais flexíveis que permitam a adaptação do currículo às necessidades destes alunos. Neste sentido, foi também publicada a 10 de junho de 2015, a Portaria n.º201-C/2015, onde é declarada a preocupação em preparar a transição destes alunos para a vida pós-escolar: “Neste âmbito, torna -se necessário e será decisivo adaptar o ensino para estes alunos, atualizar o reordenamento de recursos, atualizar a sua formação e ter em conta uma cuidada articulação da escola com organizações da comunidade. A colaboração de outros agentes da comunidade com a escola, nomeadamente autarquias, serviços e empresas, entre outros, é um fator relevante para o sucesso na transição dos alunos com necessidades educativas especiais. Existindo nos dias de hoje uma preocupação generalizada com a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, o processo de transição para a vida pós-escolar deve, pois, ter como preocupação fundamental a preparação dos jovens para uma vida com qualidade.” A presente investigação foi sustentada por uma revisão de literatura onde se aborda o conceito de Síndrome Alcoólica Fetal, segundo vários autores e os transtornos que a ela se associam. O Consumo de álcool durante a gravidez é, por vezes, mais frequente do que o desejável, dados os efeitos teratogénicos desta substância ao nível da organogénese, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento cerebral. Embora pareça um problema moderno, a ingestão do álcool durante a gravidez é uma das causas evitáveis, mais atingidas e conhecidas de malformações congénitas, de défice cognitivo e de perturbações neurodesenvolvimentais, nomeadamente dificuldades cognitivo-intelectuais, problemas de aprendizagem e, sobretudo, dificuldades em manter a concentração e ajustar o comportamento. O tema em estudo, Síndrome Alcoólica Fetal, tornou-se uma matéria de emergência social recente. De acordo com o último estudo da OCDE (2015) sobre o consumo nocivo de álcool, Portugal era, em 2012, o nono país com maior consumo de álcool per capita, entre os 34 membros da OCDE. Deste modo, torna-se necessário uma abordagem científica à problemática sendo crucial para o desenvolvimento de ações de prevenção e da inerente intervenção. A presente investigação consiste num estudo de caso de um rapaz com 12 anos, portador de Síndrome Alcoólica Fetal e o seu sistema envolvente. O aluno encontra-se numa turma de 1º ciclo, de ensino regular. Os participantes são os pais deste aluno, o professor titular de turma, o professor de educação especial e os colegas de turma. Pretendeu-se com este estudo, contribuir para um melhor conhecimento e atendimento escolar das crianças com esta síndrome.This research aims go beyond the mere description of psychological or physiological, and take an educational position against the inclusion of school children with Special Educational Needs (SEN), particularly children with Fetal Alcohol Syndrome (FAS) in the context of the current Decree-Law 3/2008 of January 7 and its consequent amendments. This research therefore proposes to draw attention to the need of our society to look at children and young people with Special Educational Needs and to promote a true social inclusion of the person with diminished capacities, allowing access to all resources and possibilities that our current society has. In recent years, especially since the publication of this Decree-Law, there have been several changes, and the importance of temporary educational measures for these young people has been affirmed, such as Assembly of the Republic Resolution 17/2015. There are some recommendations of the National Education Council regarding the legal framework of special education, where some important changes are made in the development of temporary educational measures to meet transitional special educational needs (SEN) and educational measures Flexibility to adapt the curriculum to the needs of these students. In this sense, was also published on June 10, 2015, Ordinance No. 201-C / 2015, where it is stated the concern in preparing the transition of these students to post-school life: "In this context, it becomes necessary and decisive to adapt the teaching to these students, to update the reordering of resources, to update their training and to take into account a careful articulation of the school with community organizations. The collaboration of other agents of the community with the school, namely municipalities, services and companies, among others, is a relevant factor for the success in the transition of students with special educational needs. There is nowadays a generalized concern for the quality of life of people with special needs, and the process of transition to post-school life should therefore be of fundamental concern in the preparation of young people for a quality life. " The consumption of alcohol during pregnancy is sometimes more common than is desirable, given the teratogenic effects of this substance at the level of organogenesis, particularly in relation to brain development. Although it seems a modern problem, the intake of alcohol during pregnancy is one of preventable causes, most affected and known birth defects, cognitive deficits and neurodevelopmental disorders, including cognitive-intellectual difficulties, and learning problems, especially difficulties in maintaining concentration and adjust the behavior. Our research is a case study of a boy aged 12, suffering from Fetal Alcohol Syndrome within his systemic environment. The student is in a class of 1st grade of education. The participants are the parents of the student, the professor of the class, the special education teacher and classmates.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaTeixeira, Neuza Carisa Borges2017-03-01T17:46:20Z2017-02-27T00:00:00Z2017-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5847202211754porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:42.915076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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