A brincar também se aprende

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Ana Rita Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23134
Resumo: Brincar é uma atividade importante para o desenvolvimento holístico da criança, que deve ser valorizada e promovida pelas educadoras de infância. O presente relatório apresenta um estudo desenvolvido em contexto de jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como participantes as educadoras de infância. Pretende-se apurar as conceções que estas têm acerca do brincar, qual a importância que lhe atribuem e quais as oportunidades que são dadas às crianças para o fazer diariamente. Os dados foram recolhidos através de entrevistas às educadoras de infância de um centro de estágio no concelho de Coimbra, sendo complementados pela observação participante, pelas notas de campo e pela análise documental. De um modo geral, conclui-se que as educadoras de infância valorizam o brincar da criança e oferecem momentos para estas brincarem durante o dia. As atividades preferidas das crianças, de acordo com as áreas de interesse definidas, são as que ocorrem no exterior (e. g., andar de bicicleta, andar de baloiços, correr).
id RCAP_5a19d01c1080f7e6a875cac36273a747
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A brincar também se aprendeBrincarEducadora de InfânciaPapel dos AdultosBrincar é uma atividade importante para o desenvolvimento holístico da criança, que deve ser valorizada e promovida pelas educadoras de infância. O presente relatório apresenta um estudo desenvolvido em contexto de jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como participantes as educadoras de infância. Pretende-se apurar as conceções que estas têm acerca do brincar, qual a importância que lhe atribuem e quais as oportunidades que são dadas às crianças para o fazer diariamente. Os dados foram recolhidos através de entrevistas às educadoras de infância de um centro de estágio no concelho de Coimbra, sendo complementados pela observação participante, pelas notas de campo e pela análise documental. De um modo geral, conclui-se que as educadoras de infância valorizam o brincar da criança e oferecem momentos para estas brincarem durante o dia. As atividades preferidas das crianças, de acordo com as áreas de interesse definidas, são as que ocorrem no exterior (e. g., andar de bicicleta, andar de baloiços, correr).Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumCoelho, Ana Rita Almeida2018-06-20T10:56:06Z2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23134201925338porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:20Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:10.513239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A brincar também se aprende
title A brincar também se aprende
spellingShingle A brincar também se aprende
Coelho, Ana Rita Almeida
Brincar
Educadora de Infância
Papel dos Adultos
title_short A brincar também se aprende
title_full A brincar também se aprende
title_fullStr A brincar também se aprende
title_full_unstemmed A brincar também se aprende
title_sort A brincar também se aprende
author Coelho, Ana Rita Almeida
author_facet Coelho, Ana Rita Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Ana Rita Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Educadora de Infância
Papel dos Adultos
topic Brincar
Educadora de Infância
Papel dos Adultos
description Brincar é uma atividade importante para o desenvolvimento holístico da criança, que deve ser valorizada e promovida pelas educadoras de infância. O presente relatório apresenta um estudo desenvolvido em contexto de jardim de infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como participantes as educadoras de infância. Pretende-se apurar as conceções que estas têm acerca do brincar, qual a importância que lhe atribuem e quais as oportunidades que são dadas às crianças para o fazer diariamente. Os dados foram recolhidos através de entrevistas às educadoras de infância de um centro de estágio no concelho de Coimbra, sendo complementados pela observação participante, pelas notas de campo e pela análise documental. De um modo geral, conclui-se que as educadoras de infância valorizam o brincar da criança e oferecem momentos para estas brincarem durante o dia. As atividades preferidas das crianças, de acordo com as áreas de interesse definidas, são as que ocorrem no exterior (e. g., andar de bicicleta, andar de baloiços, correr).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-20T10:56:06Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23134
201925338
url http://hdl.handle.net/10400.26/23134
identifier_str_mv 201925338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130025983737856