Brincar para aprender: as intenções do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Daniela dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5188
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_9c7d9cdfea5223fe9c87ca8b8e87622e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar para aprender: as intenções do educadorCriançaBrincar;Intenções do educadorPapel do educadorChildrenTo playEducator’s intensionsEducator’s roleRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar decorrente no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada desenvolvida nos contextos de creche e jardim-de-infância. Brincar para aprender: as intenções do educador pretende, de uma forma reflexiva e fundamentada, dar a conhecer a importância que o brincar assume no quotidiano das crianças, bem como o papel que o educador deve assumir de forma a promover aprendizagens significativas através da brincadeira. O brincar é uma atividade que está presente no ser humano desde o início dos tempos. Muitos foram os pedagogos, filósofos e psicólogos que abordaram este tema mostrando a sua relevância para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. No século XVIII a brincadeira era vista como uma forma de gastar energias, mas hoje em dia temos provas em como o brincar é a ferramenta mais valiosa para a aprendizagem. Desta forma, cabe ao educador de infância organizar os espaços e materiais, promover situações e participar nas brincadeiras das crianças, ajustando o meio às suas necessidades. Através de uma investigação-ação onde apliquei algumas estratégias de intervenção, o presente relatório concilia a pesquisa bibliográfica mobilizada com a recolha de dados realizada ao longo da intervenção. Conclui-se que o educador de infância deve organizar o meio e materiais de acordo com um conjunto de intenções delineadas a partir da caracterização do grupo, com o fim de proporcionar aprendizagens ativas.ABSTRACT This report is part of the Master Degree in Preschool Education arising within the course of Supervised Professional Practice developed in nursery and kindergarten contexts. Playing to learn: educator's intentions intends to, in a reflective and reasoned way, acquainting the importance that the playing takes on the daily lives of children, and the role that the educator must take in order to promote meaningful learning through playing. Playing is an activity that is present in human beings since the beginning of time. Many were the pedagogues, philosophers and psychologists who have addressed this subject showing its relevance to the development and learning of children. In the eighteenth century, playing was seen as a way of spending energy, but today we have evidence on how playing is the most valuable tool for learning. Thus, it is up to the educator organizing spaces and materials, promoting situations and participating in children’s playing, adjusting the environment to their needs. Through a research-action where I applied some intervention strategies, this report combines mobilized literature with data collection conducted during the intervention. In conclusion, the educator must organize the environment and the materials according to a set of outlined intentions from the characterization of the group, in order to provide active learning.Rosa, ManuelaRCIPLMoreira, Daniela dos Santos2015-09-16T13:47:14Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5188TID:201363615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:30.114645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar para aprender: as intenções do educador
title Brincar para aprender: as intenções do educador
spellingShingle Brincar para aprender: as intenções do educador
Moreira, Daniela dos Santos
Criança
Brincar;
Intenções do educador
Papel do educador
Children
To play
Educator’s intensions
Educator’s role
title_short Brincar para aprender: as intenções do educador
title_full Brincar para aprender: as intenções do educador
title_fullStr Brincar para aprender: as intenções do educador
title_full_unstemmed Brincar para aprender: as intenções do educador
title_sort Brincar para aprender: as intenções do educador
author Moreira, Daniela dos Santos
author_facet Moreira, Daniela dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Daniela dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Brincar;
Intenções do educador
Papel do educador
Children
To play
Educator’s intensions
Educator’s role
topic Criança
Brincar;
Intenções do educador
Papel do educador
Children
To play
Educator’s intensions
Educator’s role
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16T13:47:14Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5188
TID:201363615
url http://hdl.handle.net/10400.21/5188
identifier_str_mv TID:201363615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550250111401984