O espectador como quarto criador - contributos para o estudo do espectador do Teatro O Bando e da Companhia de Artes Horizonte Njinga Mbande
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62340 |
Resumo: | Considerando que o estatuto do espectador no teatro é uma questão contemporânea que transcende fronteiras geográficas e socioculturais, esta dissertação tem como objetivo apresentar formas de envolvimento do espectador na experiência teatral. Pretendemos refletir sobre a presença do espectador no contexto teatral, com foco especial nas ideias de Vsevolod Meyerhold, que explorava a convenção consciente e promovia a co-participação entre atores e público, visando uma criação conjunta, nas contribuições de Bertolt Brecht, que propunha que o espectador se distanciasse e refletisse sobre a cena teatral, e posteriormente, de Jacques Rancière que teorizaria sobre o conceito de "espectador emancipado", buscando compreender suas aspirações, potencialidades e reações no dia a dia. O trabalho incluirá também a análise de um estudo de caso inserido em contextos distintos, para mapear e refletir sobre abordagens estratégicas vinculadas a cada caso. O primeiro será sobre o espectador do grupo de Teatro O Bando de Palmela, e o segundo da Companhia de Artes Horizonte Njinga Mbande de Luanda. Através da coleta de dados feita com diversos procedimentos como: análise de documentos, livros, questionários e das entrevistas informais realizadas com espectadores e diretores de teatro, foi possível compreender a importância da interação entre o público e o espectáculo teatral. Dessa constatação ressalta a necessidade de um teatro mais inclusivo e participativo, no qual a voz e a presença do espectador sejam valorizadas e incorporadas nas produções teatrais. Os resultados deste estudo reforçam a importância de promover espaços de diálogo abertos e incentivar o envolvimento ativo do público no teatro, proporcionando oportunidades para que os espectadores se tornem verdadeiros cocriadores das obras. A conclusão deste trabalho demonstrou que o espectador desempenha um papel fundamental como quarto criador no teatro. Portanto, é fundamental que diretores, artistas e profissionais teatrais considerem o espectador como um colaborador valioso, incorporando suas perspetivas e reflexões no desenvolvimento e na execução de produções teatrais de forma a criar uma experiência teatral mais enriquecedora e significativa para todos os envolvidos. |
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O trabalho incluirá também a análise de um estudo de caso inserido em contextos distintos, para mapear e refletir sobre abordagens estratégicas vinculadas a cada caso. O primeiro será sobre o espectador do grupo de Teatro O Bando de Palmela, e o segundo da Companhia de Artes Horizonte Njinga Mbande de Luanda. Através da coleta de dados feita com diversos procedimentos como: análise de documentos, livros, questionários e das entrevistas informais realizadas com espectadores e diretores de teatro, foi possível compreender a importância da interação entre o público e o espectáculo teatral. Dessa constatação ressalta a necessidade de um teatro mais inclusivo e participativo, no qual a voz e a presença do espectador sejam valorizadas e incorporadas nas produções teatrais. Os resultados deste estudo reforçam a importância de promover espaços de diálogo abertos e incentivar o envolvimento ativo do público no teatro, proporcionando oportunidades para que os espectadores se tornem verdadeiros cocriadores das obras. A conclusão deste trabalho demonstrou que o espectador desempenha um papel fundamental como quarto criador no teatro. Portanto, é fundamental que diretores, artistas e profissionais teatrais considerem o espectador como um colaborador valioso, incorporando suas perspetivas e reflexões no desenvolvimento e na execução de produções teatrais de forma a criar uma experiência teatral mais enriquecedora e significativa para todos os envolvidos.Considering that the role of the spectator in the theater is a contemporary issue that transcends geographic and sociocultural borders, this dissertation aims to present forms of spectator involvement in the theatrical experience. We intend to reflect the spectator's presence in the theatrical context, with a special focus on Vsevolod Meyerhold's ideas, which explored the conscious convention and promoted co-participation between actors and audience aiming at a joint creation. The contributions of Bertolt Brecht, who proposed that the spectator distances himself and reflects on the theatrical scene, and later, Jacques Rancière would theorize about the concept of "emancipated spectator", seeking to understand his aspirations, potentialities and reactions in everyday life. The work will also include the analysis of a case study inserted in different contexts to map and reflect on strategic approaches linked to each case. The first will be the spectators from the theater group O Bando from Palmela and the second those from Companhia de Artes Horizonte Njinga Mbande of Luanda. Through data collection carried out with different procedures such as analysis of documents, books, questionnaires and informal interviews with spectators and theater directors, it was possible to understand the importance of interaction between the public and the theatrical performance. This finding underscores the need for a more inclusive and participatory theater, in which the voice and presence of the spectator are valued and incorporated into theatrical productions. The results of this study reinforce the importance of promoting open spaces for dialogue and encouraging the public's active involvement in the theater, providing opportunities for spectators to become true co-creators of the works. The conclusion of this work demonstrated that the spectator plays a fundamental role as a fourth creator in the theater. Therefore, it is essential that directors, artists and theater professionals consider the spectator as a valuable contributor, incorporating their perspectives and reflections into the development and execution of theater productions in order to create a more enriching and meaningful theater experience for all involved.Lemos, Vera San Payo deBrilhante, Maria JoãoRepositório da Universidade de LisboaAntónio, Liliana N´zinga Tomé2024-01-31T14:01:24Z2023-11-212023-08-182023-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62340TID:203401883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:23:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:29.958747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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