É tempo de explorar e aprender os fenómenos de luz e cor : uma experiência no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2220 |
Resumo: | Não é por acaso que a educação pré-escolar é considerada imprescindível na formação das crianças. Se o principal objetivo é fazer com que o percurso escolar da criança seja proveitoso na medida em que aprende e tem vontade de aprender cada vez mais e melhor, a educação pré-escolar fornece todas essas ferramentas. Atendendo à curiosidade (quase inata) da criança pelo meio envolvente, verifica-se que quer descortinar todos os fenómenos implícitos no mesmo. O facto de as crianças conseguirem-se ver umas às outras, de ver cores distintas nos vários objetos com que contactam, torna-se pertinente abordar a temática dos fenómenos luminosos e cor, para satisfazer a curiosidade e dar respostas às mais variadas dúvidas da criança. Partindo do pressuposto que a criança não é tábua rasa, pois traz consigo uma bagagem apetrechada de saberes, ainda que elementares, torna-se relevante analisar esses saberes de forma a poder garantir uma fonte de saberes ainda mais segura em termos científicos. Neste sentido, emerge então a questão “Como, a partir das ideias das crianças sobre luz e cor, se poderá chegar a conhecimentos cientificamente adequados?”. Para estruturar melhor este estudo, foram definidos, com rigor, os seis objetivos seguintes: diagnosticar as ideias das crianças sobre luz e cor; promover atividades práticas sobre fenómenos luminosos; promover atividades práticas sobre as cores primárias e secundárias; avaliar a alteração das ideias das crianças relativamente à cor e aos fenómenos luminosos e identificar as atividades práticas que se revelaram mais adequadas. Este estudo efetivou-se num jardim-de-infância do Concelho de Viana do Castelo inserido no Agrupamento de Escolas Monte da Ola, onde participaram 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa onde foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, diário de investigador, vídeo gravações, entrevista semi-diretiva e desenhos das crianças. Os resultados obtidos evidenciam que as crianças mais velhas conseguiram compreender os fenómenos luminosos e a cor associada aos mesmos, porém as suas respostas/explicações verbais demonstram pouco o caráter científico. Já as crianças mais novas adquiriram alguns conhecimentos, embora simples, no âmbito da luz. |
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É tempo de explorar e aprender os fenómenos de luz e cor : uma experiência no pré-escolarCiências no pré-escolarIdeias das criançasFenómenos luz e corPre-school scienceChildren's ideasLight and color phenomenaNão é por acaso que a educação pré-escolar é considerada imprescindível na formação das crianças. Se o principal objetivo é fazer com que o percurso escolar da criança seja proveitoso na medida em que aprende e tem vontade de aprender cada vez mais e melhor, a educação pré-escolar fornece todas essas ferramentas. Atendendo à curiosidade (quase inata) da criança pelo meio envolvente, verifica-se que quer descortinar todos os fenómenos implícitos no mesmo. O facto de as crianças conseguirem-se ver umas às outras, de ver cores distintas nos vários objetos com que contactam, torna-se pertinente abordar a temática dos fenómenos luminosos e cor, para satisfazer a curiosidade e dar respostas às mais variadas dúvidas da criança. Partindo do pressuposto que a criança não é tábua rasa, pois traz consigo uma bagagem apetrechada de saberes, ainda que elementares, torna-se relevante analisar esses saberes de forma a poder garantir uma fonte de saberes ainda mais segura em termos científicos. Neste sentido, emerge então a questão “Como, a partir das ideias das crianças sobre luz e cor, se poderá chegar a conhecimentos cientificamente adequados?”. Para estruturar melhor este estudo, foram definidos, com rigor, os seis objetivos seguintes: diagnosticar as ideias das crianças sobre luz e cor; promover atividades práticas sobre fenómenos luminosos; promover atividades práticas sobre as cores primárias e secundárias; avaliar a alteração das ideias das crianças relativamente à cor e aos fenómenos luminosos e identificar as atividades práticas que se revelaram mais adequadas. Este estudo efetivou-se num jardim-de-infância do Concelho de Viana do Castelo inserido no Agrupamento de Escolas Monte da Ola, onde participaram 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa onde foram utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, diário de investigador, vídeo gravações, entrevista semi-diretiva e desenhos das crianças. Os resultados obtidos evidenciam que as crianças mais velhas conseguiram compreender os fenómenos luminosos e a cor associada aos mesmos, porém as suas respostas/explicações verbais demonstram pouco o caráter científico. Já as crianças mais novas adquiriram alguns conhecimentos, embora simples, no âmbito da luz.It is not by chance that pre-school education is considered essential in the coaching of children. If the main objective is to make the child's school career useful, in that he learns and wants to learn more and better, preschool education provides all these tools. Attending the curiosity (almost innate) of the child through the surrounding environment, it appears that wants to figure all the phenomena implicit in it. The fact that children can see each other, see different colors on the various objects they come in contact with, it becomes pertinent to approach the theme of light phenomena and color, to satisfy curiosity and to answer the most varied doubts of the child. Assuming that the child has knowledge, because it carries with it a baggage equipped with abilities, even if elementary, it becomes relevant to assasy this knowledge in order to guarantee a source of knowledge that is even secure in scientific terms. In this way, the question arises: "How, from the ideas of children on light and color, can scientifically adequate knowledge be obtained? " In order to better structure this study, the following six objectives were rigorously defined: to diagnose children's ideas about light and color; to promote practical activities on luminous phenomena; to promote practical activities on primary and secondary colors; to evaluate the transformation of children's ideas regarding color and light phenomena and identify the practical activities that haveproved to be more suitable. This study was carried out in a kindergarten of the Municipality of Viana do Castelo included in the Grouping of Schools Monte da Ola, where 22 children aged between three and five years participated. It was used a qualitative methodology which were implemented the following data collection instruments: participant observation, investigator´s diary, video recordings, semi-directive interviews and drawings of children. The results show that older children have been able to understand the light phenomena and the color associated with them, however, their responses / verbal explanations show the little scientific character. The younger children, however, acquired some knowledge, although simple, on the light.2019-08-22T14:36:41Z2019-07-17T00:00:00Z2019-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2220TID:202277046porCruz, Rita Isabel Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:10Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:33.835291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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